[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata

0
Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto
Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"

De Lukov, com amor é um daqueles livros para a gente ler em uma tarde chuvosa (ou várias, o livro é bem grande), uma história para nos deixar com um sorriso no rosto.

Jasmine é uma patinadora experiente e talentosa, mas os últimos anos têm sido apenas ok. Ela não ganha um primeiro lugar desde a adolescência e a separação com seu antigo parceiro de patinação artística podem apressar uma aposentadoria forçada.

É então que chega uma proposta que ela nunca esperava receber: Ivan Lukov, atual medalhista olímpico, irmão de sua melhor amiga e uma das pessoas que ela mais detesta no mundo a convida para ser sua parceira durante um ano. Apesar de desprezar Ivan, Jasmin é esperta e ambiciosa demais pra deixar a oportunidade passar, mas é claro que uma convivência forçada vai trazer muito mais do que a chance de uma medalha de ouro.

Patinação Artística

Esse não é aquele tipo de livro em que a premissa parte de algum esporte ou hobbie dos personagens, mas que não faz realmente parte da história. A patinação é a vida de Jasmine e de Ivan e está presente em todas as páginas e quase todos os pensamentos da protagonista. Nós aprendemos termos e entendemos mais desse mundo e a autora faz com que nos apaixonamos juntos por esse esporte. Eu mesma quis sair assistindo filmes sobre o tema e procurando vídeos das manobras mencionadas.

Mas para além de um livro sobre um esporte, ou até mesmo um romance, esse é um livro sobre amizade. Para mim, o grande diferencial e a melhor coisa dessa história foi acompanhar a proximidade que nasce entre Jasmine e Ivan que vai evoluindo de forma muito natural para uma amizade.

Eles são maravilhosos juntos, a química, os diálogos, as brincadeiras e brigas. Com certeza a evolução do relacionamento deles é maravilhosa de acompanhar.

Outro ponto muito positivo é a família de Jasmine. Ela tem vários irmãos e irmãs e demorei um pouco para aprender quem é quem. Mas os jantares em família são inúmeros, com todo mundo se metendo na vida uns dos outros e sempre demonstrando muito apoio e carinho. Para quem gosta de histórias com famílias grandes e amorosas, vai curtir essa daqui.

Alguns tombos no caminho

Dito todos esses elogios, tenho que ressaltar que apesar de ser um ótima leitura, esse livro está longe da perfeição.

O maior defeito é a, digamos, enrolação. Narrado em primeiro pessoa por Jasmine, estamos o tempo todo nós pensamentos dela e ela pensa e pensa e pensa. São parágrafos e parágrafos de pensamentos repetitivos, que não avançam na história. Esse livro não precisaria ser tão grande se não fosse por essa característica na escrita da autora.

Felizmente vai melhorando com o desenrolar do livro, mas o começo, foi um tanto truncado por conta disso.

Outra coisa que adoraria ver melhor desenvolvido é o background de Ivan. Nós temos vislumbres da vida dele em família, da carreira dele e tudo mais, mas todo o amadurecimento e crescimento ficam com Jasmine, com ela lidando com seus conflitos. Queria ver mais dos conflitos dele também.

Mas é bom?

Com certeza! Como disse lá em cima, é uma leitura para deixar um sorriso no rosto, trazer aquela sensação gostosa de sentar, relaxar e aproveitar. Mesmo com seus defeitos, De Lukov, com amor é um dos romances mais fofos e divertidos que li nos últimos tempos.

Nota

3 selos cabulosos e meio
3 selos cabulosos e meio

Garanta a sua cópia de “De Lukov, com amor”!

Ficha Técnica

Título: De Lukov, com amor
Autor: Mariana Zapata
Editora: Charme
Tradução: Bianca Carvalho
Ano: 2020
Páginas: 527
ISBN: 9786587150062
Sinopse: Se alguém perguntasse a Jasmine Santos como ela descreveria os últimos anos de sua vida em uma única palavra, ela, definitivamente, usaria uma com quatro letras.

Depois de dezessete anos e incontáveis promessas e ossos quebrados, ela sabe que as portas para competir na patinação artística estão começando a se fechar.

Mas a oferta mais incrível de sua vida surge por meio de um cara arrogante e idiota que ela passou a última década desejando poder lançar na direção de um ônibus em movimento. Então, Jasmine compreende que precisará reconsiderar tudo.