O príncipe Kiem sabe que não é o neto favorito da governante de Iskat, mas ele entende seus deveres como príncipe do Império, então quando lhe é imposto um casamento com Jainan, representante do planeta Thea e viúvo de seu primo, Kiem está decidido a fazer tudo dar certo.
Jainan também tem orgulho em ser um embaixador do seu povo e mesmo que seu primeiro casamento esteja longe de ser a perfeição que todos imaginavam, ele precisa manter a imagem para assegurar as boas relações, afinal, é a época em que tratados estão sendo reformulados.
É em meio a esse clima político já tenso que os dois vão descobrir que a morte do primeiro marido de Jainan pode não ter sido um acidente e que se tudo não for esclarecido rápido, não apenas seus planetas, mas todo o sistema estará vulnerável e em risco de guerra.
Em Uma Galáxia Muito Muito Distante
Desculpa gente, não consegui evitar a piadinha, mas é até fácil relacionar Órbita de Inverno com Star Wars. O livro é uma ficção científica que traz a construção de um Império e suas relações com os planetas que ele domina e seus aliados, mas também fica o aviso: essa obra está longe de ser uma história de aventura e luta.
Nossos protagonistas são um príncipe e um embaixador, ambos diplomatas, então a ação do livro está centrada em jogos políticos, intriga e mistério. Confesso que a exposição do mundo foi um pouco confusa, a autora demorou a mostrar a dimensão de todo o universo que ela criou e o modo como todos esses tratados e conversas realmente importavam.
Eu gostei bastante do universo, mas em muitos momentos no início eu apenas seguia o fluxo da história sem ter entendido muito bem. Alguns fatos são jogados, sem terem sido inseridos de forma mais sutil anteriormente e isso me incomodou um pouco.
Mas se o fluxo da mitologia não foi tão bom, o mesmo não pode ser dito sobre os personagens. Kiem e Jainan são espetaculares, tanto individualmente quanto como casal.
Dois mundos
Kiem é mal visto por sua família por ter se envolvido em muitos escândalos e por não ter seguido uma carreira militar, mas se ele não vê o quanto é incrível, nós percebemos. Ele é cativante, seus diálogos são ágeis e inteligentes e é responsável pelo humor do livro, tornando seus capítulos os mais divertidos de ler.
Jainan é do tipo que queremos pôr em um potinho para proteger. Ele teve um relacionamento horrível com Taam, seu primeiro marido, e os traumas estão ali em todas as suas atitudes, mesmo que de forma sutil. A autora trabalhou muito bem a questão do relacionamento abusivo, especialmente da perspectiva da pessoa que sofre a violência, a forma como se fecha e passa a monitorar o humor do parceiro, como é isolado da família e amigos, como sente vergonha e se culpa. Tudo foi tratado com sensibilidade.
É prazeroso ver o desabrochar do Jainan ao recuperar sua vida e como o relacionamento entre ele e Kiem acontece de forma lenta e verdadeira. Os dois personagens têm muita química e companheirismo e esse desenvolvimento lento torna ainda mais instigante de acompanhar.
E esse foi um livro que me deixou bastante investida, não apenas pelo romance, mas pelo mistério. Everina Maxwell conseguiu criar um ótimo clima em que desconfiamos de todo mundo e vamos juntando aos poucos as peças do que está acontecendo e quem está envolvido afinal.
Mas é bom?
É maravilhoso! Tem seus problemas do desenvolvimento do mundo, ou melhor, na forma como ele é apresentado, mas tanto a história quando os personagens compensam os defeitos.
Aviso de conteúdo: relacionamento abusivo (não entre o casal principal). Cenas de violência doméstica, psicológica e física.
Nota
Garanta a sua cópia de “Órbita de Inverno”!
Ficha Técnica
Título: Órbita de Inverno
Autor: Everina Maxwell
Editora: SUMA
Tradução: Vítor Martins
Ano: 2022
Páginas: 360
ISBN: 9788556511355
Sinopse: Épico espacial repleto de intrigas políticas interplanetárias, de romance e de personagens inesquecíveis, o brilhante e envolvente livro de estreia de Everina Maxwell é best-seller do Sunday Times e tem tradução de Vitor Martins (autor de Quinze dias e Um milhão de finais felizes).
Príncipe Kiem, neto da Imperadora de Iskat, é um jovem que nunca precisou provar seu valor. Agora, no entanto, ele é intimado a fazer algo de útil: casar-se com conde Jainan, representante de Thea, para impedir que o planeta vassalo inicie uma rebelião contra o Império. A situação, porém, não é tão simples quanto parece. Jainan já havia se casado antes, com o primo de Kiem, o que garantiu por um tempo o elo entre Thea e Iskat, mas algo deu errado: seu marido morreu em um trágico acidente.
Kiem não quer se casar. Jainan não quer um novo marido. Mas, uma vez juntos, eles terão de enfrentar as intrigas da corte, as maquinações da guerra e os ecos do passado, em uma conspiração que pode acabar com tudo o que acreditam. O par improvável entrará em uma jornada épica para salvar o império – e a si mesmos.
“Romântico e cheio de suspense… vai ser difícil largar este livro.” – Popsugar
“Uma história de amor cativante com personagens envolventes, cercada por um misterioso assassinato e políticas multi-planetárias de alto risco. Mal posso esperar para ver o que Maxwell fará a seguir!” – Martha Wells, autora best-seller do New York Times e ganhadora dos prêmios Hugo, Nebula, Alex e Locus
“Uma aventura espacial divertida e sexy com protagonistas que me fizeram rir alto. Devorei o livro.” – S. A. Chakraborty, autora do best-seller A cidade de bronze
“Maxwell construiu um universo fascinante e repleto de tecnologia alienígena, políticas imperiais complexas e diplomacia intergaláctica perigosa. Fiquei acordada a noite toda lendo, torcendo desesperada para que Kiem e Jainan finalmente dessem as mãos e salvassem o dia.” – Lina Rather