Andar pelas seções de uma livraria e encontrar autores em destaques nas gôndolas? Consultar a lista da Veja dos dez livros mais vendidos? Tudo isso é passado, a apresentação do autor ao seu público mudou muito nos últimos anos e não é à toa que cada vez mais é possível encontrar novas vozes no mercado literário.
O processo convencional de publicação de um autor nacional por muito tempo foi um caminho sofrido e isolado: envio de originais à várias editoras seguido de várias recusas (e na maioria das vezes nem mesmo algum retorno). Poucos eram os que conseguiam algum destaque em meio aos já populares autores de literatura estrangeira que vendiam muito no país.
Inclusive, se você, leitor, quiser saber mais sobre o mercado literário/editorial brasileiro, há vários podcasts do Leitor Cabuloso que tratam sobre o assunto: aqui, aqui também, esse outro, não podemos esquecer desse (você também pode encontrar mais pela tag Mercado Editorial).
Ocorre que a existência de cada vez mais plataformas digitais para promoção e divulgação de artistas cria uma nova dinâmica e fez o jogo virar. É cada vez mais comum que autores construam sua carreira, não mais sozinhos, mas com o apoio de um público cativo que conquista através dos anos, publicando, inclusive, de forma independente, ou seja, sem participação de uma editora no processo.
Como exemplo de autor que trilha esse novo caminho temos Johnatan Marques. Entrevistado no episódio 02 do LeiaNovosBR, ele investe na sua imagem no twitter (@mejohncito) e no instagram (@meusolhossaocastanhos) onde divulga seus trabalhos, que não são poucos: contos, quadrinhos, fanarts, ilustrações originais, comissions, etc.
Tal esforço encontra resultados em projetos como Oséias, um gibi interativo que é lançado semanalmente na plataforma Tapas e o rumo da história é decidido por enquetes no twitter do autor. Oséias também teve uma campanha no catarse bem sucedida em 2019, a versão impressa da primeira edição da história atingiu 150% da meta!
Para agregar à esse tema, pedimos ao próprio Johnatan sua opinião sobre as novas formas do autor chegar ao público leitor hoje em dia e como é a experiência de trilhar esse caminho:
“É necessário criar uma comunidade, uma rede de apoio para que o projeto não perca a potência, e nem digo só de apoio financeiro, mas de engajamento on-line para que as obras alcancem mais pessoas. Eu uso de algumas estratégias da minha experiência como comunicador para ajudar a divulgação dos meus projetos e com isso mantenho o meu público, afinal, sem eles não teria nada.”
Enfim, e felizmente, o leitor que quer encontrar boas histórias (e dos mais diversos nichos) não precisa mais se empenhar tanto: autores nacionais estão em todos os cantos da internet, trabalhando para que suas obras cheguem até o público de forma mais direta e fácil possível, apenas esperando uma chance para serem lidos.
Não deixe de conferir a entrevista com o autor Johanatan Marques no podcast LeiaNovosBR!
Créditos
Nem só de duendes e sacis é feita a equipe da LeiaNovosBR! Esse capítulo da nossa livraria só foi possível pela ajuda dos nossos colaboradores incríveis.
Texto: Caio Amaro
Arte da Vitrine: Daielyn Cris Bertelli
Edição: Senhor Basso
E pela ajuda das pessoas que nos apoiam:
Rodrigo Leite
Airechu
Melisa de Sá
Cláudia Rodrigues
Nilda
Lucas Domingos
Carolina Mendes
Abner De Souza
Marina Jardim
Janaína Vieira
David Figueiredo
Thiago Augusto
Carol Vidal
Dayse Cristhina
Caetano Jacques
Leandro Gomes
Francisco Faria
Thiago Ruediger
Marina Kondratovich
Allan Felipe
Lu Bento
Clecius Duran
Laine Lilica
Lara Prado
Alessandra Rocha
Ricardo Brunoro
Contribua para o LeiaNovosBR
O LeiaNovosBR é um podcast quinzenal no qual dois funcionários de uma livraria mágica bagunçada entrevistam autores nacionais e ele faz parte do site Leitor Cabuloso. Contribua para o projeto, conheça as recompensas em catarse.me/leitor_cabuloso ou no Picpay em https://picpay.me/leitorcabuloso.