Após o sucesso de seu primeiro volume, o site Mitografias retorna com Antologia Mitografia Vol. II: Mitos de Origem, reunindo 14 contos de diversos autores nacionais nesse e-book. A proposta desta coletânea é criar histórias que contem a origem das coisas: seja uma ideia, um fenômeno da natureza, a criação do mundo, de um povo, de uma criatura etc.
A Antologia foi organizada, revisada e publicada gratuitamente pelo Mitografias. O site há 10 anos se dedica a produzir conteúdo sobre as mais diversas mitologias e religiões, contando com centenas de textos e episódios de podcasts, sendo uma referência no assunto. Na abertura do edital, foram recebidos dezenas de contos e selecionados 14 para compor a atual Antologia.
No início de tudo
Os Mitos de Origem contidos neste livro são os mais variados. Tem histórias sobre a origem de músicas, sobre o início de cosmologias, sobre criaturas fantásticas, sobre povos novos e antigos. Os escritores fizeram releituras de antigos mitos, recriações de versões antigas, invenções totalmente originais e paródias bem elaboradas. São variadas origens, sendo temas bem diferentes entre si.
Variados também são os formatos e estilos dos contos. Temos uma história policial sobre misteriosos suicídios que ocorrem numa cidade contemporânea e envolve uma antiga lenda japonesa. Um renomado compositor faz uma viagem astral ao antigo reino nórdico em busca de inspiração para sua música. Duas crianças abandonadas na floresta são adotadas por uma criatura sobrenatural e futuramente serão as fundadoras de uma cidade. Um jovem com síndrome do pânico se vê repentinamente responsável por 12 planetas. Entre muitas outras histórias.
A versão e o fato
A maioria dos contos atende à proposta de contar mitos de origem, porém nem todas obtiveram exito, tornando-os um pouco deslocados na antologia. Isso não chega a prejudicar a leitura, mas causa uma certa estranheza.
Em comparação à primeira antologia, a qualidade caiu um pouco, mas ainda sim é melhor que a média da maioria das coletâneas de contos que se encontra por aí. A variedade de temas e de estilos é um ponto muito positivo, tornando a leitura diversificada e fresca. A organização do livro acertou muito na escolha da ordem dos contos, intercalando histórias leves e densas, o que tornou a leitura mais dinâmica.
Destaque para a escritora Isa Próspero, cujo conto finaliza esse livro. Ela participou também da primeira Antologia Mitografias, com o conto de abertura. Muito interessante ver como sua escrita evoluiu e na diversificação do seu estilo. Vale muito a pena a leitura.
NOTA

Garanta seu exemplar e boa leitura!

Autor: Coletânea
Editora: Independente
Ano: 2018
Páginas: 198
ISBN: Não possui
Sinopse: Se os aspectos do mundo podem ser vistos através dos mitos, as origens dos inumeros elementos de nossas vidas também não seriam diferentes.
Esta antologia de contos é a segunda produzida pelo projeto Mitografias, que há mais de 10 anos fomenta discussões sobre mitos, lendas e folclore de todos os povos.
Neste volume, 14 autores – alguns iniciantes, outros já consagrados – apoiam-se em diversos mitos de origem em diferentes culturas para criar seus contos carregados de personalidade passando por diversos generos, simbolismos e mensagens.

![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


