O Jogo dos Tronos
O trono vazio é o oitavo livro das Crônicas Saxônicas. A primeira edição em português foi lançada em outubro de 2014.
Este livro começa com uma novidade: o narrador do prólogo é o filho de Uhtred, também chamado de Uhtred, agora com 21 anos e se tornando um guerreiro tão formidável quanto o pai.
A estória se passa quase inteiramente na Mércia, região até então governada por Æthelred, marido de Æthelflæd e cunhado do rei Eduardo de Wessex. Æthelred está morrendo sem deixar filhos do sexo masculino, o que gera uma disputa pelo governo da Mércia. O povo dessa região ama Æthelflæd mas, apesar dela se mostrar uma guerreira capaz de defender o território, não é comum uma mulher ser governante. Além disso, ela deveria ir para um convento após a morte do marido.
O rei Eduardo também deseja governar a Mércia e, junto com seu sogro Æthelhelm, planeja tomar o poder para si. Æthelhelm é um homem muito rico e poderoso tendo como maior desejo garantir que seu neto seja o próximo rei, inclusive atentando contra vida de Æthelstan, o filho de Eduardo que muitos consideram ilegítimo.
Uhtred está muito debilitado devido ao ferimento sofrido na luta contra Cnut. A ferida causada pela espada Cuspe de Gelo está infeccionada fazendo Uhtred sentir dores horríveis. Isso torna difícil para ele demonstrar sua força física e até atrapalha seu raciocínio estratégico em alguns momentos.
Ou você vence ou você morre
Na primeira parte do livro vemos o desenrolar da disputa pelo poder na Mércia. Mais uma vez Uhtred demonstra ser um grande estrategista, conseguindo manipular os acontecimentos, inclusive utilizando a hipocrisia dos membros da igreja contra eles mesmos. O foco da segunda parte é a busca pela espada Cuspe de Gelo. De acordo com o padre Cuthbert, somente a arma que causou o ferimento será capaz de curar Uhtred.
Este livro traz poucas batalhas, mas que são sangrentas e bem descritas como sempre. Dessa vez os inimigos são noruegueses que estão deixando a Irlanda e tentam se estabelecer na Mércia. A maior participação dos filhos de Uhtred é um destaque positivo deste livro. Sua filha Stiorra se revela pagã e muito corajosa, capaz de matar seus inimigos com frieza.
O Trono Vazio é um livro com mais intrigas políticas do que batalhas. Neste capítulo das Crônicas Saxônicas conhecemos um Uhtred mais velho e fragilizado pela doença, dependendo da ajuda de seus filhos para a concretização de seus planos. Testemunhamos nosso herói mais uma vez influenciando a formação da Inglaterra.
O Norte se lembra
As Crônicas Saxônicas foram meu primeiro contato com o trabalho de Bernard Cornwell. Li toda a saga publicada até agora e acho que a mesma manteve a qualidade ao longo dos livros, sempre trazendo novos desafios para Uhtred e sem cansar o leitor. Cornwell é um mestre em nos fazer sentir dentro das batalhas praticamente sentindo o cheiro do sangue e o bafo dos inimigos. Neste livro eu praticamente sentia o cheiro da ferida do Uhtred em várias cenas.
Sempre me divirto quando o pagão Uhtred fala ou pensa algo sobre as crenças dos cristãos. Achei hilário quando ele se perguntou porque espantar gansos de uma plantação foi considerado um milagre da Santa Werburga já que um cachorro de três pernas poderia ter feito isso.
Também gostei muito de ver Æthelflæd, Stiorra e Eadith tendo participações importantes no desenrolar da estória. Enfim, mais um ótimo capítulo da saga pela formação da Inglaterra e, é claro, pela reconquista de Bebbanburg.
Nota
Garanta o seu exemplar e boa leitura!
Amazon – Capa comum
Amazon – Ebook Kindle
Não esqueça de adicionar o livro no Skoob
Nome: O Trono Vazio (Crônicas Saxônicas #8)
Autor: Bernard Cornwell
Tradução: Ivanir Alves Calado
Edição: 1ª
Editora: Record
Ano: 2015
Páginas: 336
ISBN: 9788501105295
Sinopse: As forças de Wessex e da Mércia se juntaram para combater os dinamarqueses, mas a instabilidade da união e a ameaça dos ataques dos reinos pagãos vizinhos são um perigo para a Britânia, pois Æthelred, o senhor da Mércia, está à beira da morte e não tem herdeiros, o que abre caminho para disputas pelo trono. Uhtred de Bebbanburg, o maior guerreiro da Mércia, sempre apoiou a senhora Æthelflaed para que se tornasse a sucessora do trono, mas será que a nobreza aceitará uma mulher como líder? Mesmo ela sendo a viúva de Æthelred e irmã do rei de Wessex? Enquanto os mércios travam brigas internas e os saxões ocidentais tentam anexar o reino aliado, novos inimigos surgem na fronteira norte. Os saxões precisam desesperadamente de uma liderança forte, mas, em vez disso, lutam por um trono vazio, ameaçando arruinar todos os esforços para unir e fortalecer seu reino.
Resenha de Camila Vieira