Se você é fã de terror e gosta de estórias de Natal, a obra “Noites Negras de Natal e outras histórias” foi feita para você!
O livro possui quatro contos nacionais escritos por Karen Alvares e Melissa de Sá que proporcionam uma leitura rápida e agradável, ideal para quem quer se divertir nesta época de fim de ano, mas não dispensa aquela boa dose de medo que só o bom terror pode proporcionar. Dos quatro contos, dois têm temática natalina e farão você repensar sobre o que vai ou não vai comer na ceia e quais decorações de natal você vai por na sala da sua casa. Preparado?
As nossas noites negras de natal (tomara que não) e aquelas outras histórias que gostamos de ouvir
O primeiro conto do livro é “O Último Panetone de Natal“. Neste conto, Karen Alvares narra a estória de Rafaela e Pablo, um casal que está em uma viagem e que por um problema acabam procurando estadia em uma pousada que fica no meio do nada. Lá eles encontram uma cama para dormir e uma refeição. O problema é que a gente sabe muito bem o que acontece quando algo dá errado em uma viagem e se encontra uma pousada com comida quentinha e cama agradável… Este conto recria o ambiente clássico que os fãs de terror tanto gostam. Os elementos estão todos lá e é divertido acompanhar a estória de Rafaela e Pablo. O final…. é de arrepiar. Quem ler vai querer comer o panetone de Natal, isso é tudo o que eu posso dizer! Além disso, senti falta de um maior desenvolvimento da narrativa e algumas dúvidas surgiram na minha mente, mas boas estórias de terror são assim mesmo, não são?
Melissa de Sá traz o terror no Natal com “Lembranças Vermelhas“, que conta a desventura na véspera de Natal enfrentada por Julian. O protagonista foi para a casa de sua família, no interior de Minas Gerais, onde vai passar a ceia junto de seu irmão André e sua esposa estrangeira, bem como o casal de filhos dela e sua irmã. Apesar do desconforto de Julian, as coisas estavam sob controle até que por causa de uma tempestade, André e sua esposa vão resgatar a sua irmã na rodoviária e ele fica responsável por cuidar das crianças. O clima de tensão e suspense vai crescendo conforme as horas passam, até chegar a um ponto que…. Bom, melhor pensar muito bem nas tradicionais decorações de Natal que você vai por na sua sala. Fui clara? Acredite em mim, você vai levar isso a sério depois de ler esse conto, ele é muito bem desenvolvido e amarrado. É um dos melhores do livro!
Se Karen Alvares foi com calma no conto natalino, ela realmente não dispensou a vontade de gerar medo com uma boa estória de terror em “Setor B12“. O conto não é sobre o Natal, mas é de arrepiar e, para mim, é também um dos melhores. Em Setor B12, acompanhamos Beto, um jovem negro que está desempregado e após meses vivendo com insegurança e medos, finalmente consegue uma vaga de emprego em uma construção civil. Só tem um detalhe: segundo a lenda da cidade, essa construção é amaldiçoada. Sem pensar duas vezes, Beto aceita o emprego e começa a repensar em suas escolhas enquanto coisas muito estranhas e acidentes macabros vão acontecendo com muita frequência. Será que Beto e seus amigos vão conseguir sair dessa?
Fechando o livro, Melissa de Sá reconta a estória clássica do Cisne Negro sob uma ótica de terror própria para gerar angústia. Em “A Morte do Cisne“, Odette enfrenta seus piores medos esculpidos na figura maligna de Rothbart enquanto tenta lutar por amor estampado na imagem de Siegfried, o príncipe. Aqui temos um terror bastante diferente dos outros contos, trata-se de algo na esfera psicológica da personagem e apenas ali. O texto é bem escrito, mas senti falta de mais elementos para me conectar com a estória e os personagens. A pergunta que é trabalhada é: até onde Odette é capaz de ir para resgatar a sua humanidade?
“Noites Negras de Natal e outras histórias” é um livro de contos de terror nacional com estórias bem escritas e divertidas. Dos quatro contos, dois são de temática natalina, muito bem recomendadas para quem adora o gênero e curte festividades de fim de ano. Que tal conhecer o lado sinistro do Natal? Mais do que isso, o livro é escrito por duas autoras brasileiras que vale a pena conhecer. Por fim, o livro pode ser lido rapidamente, então dá tempo de se divertir até a ceia de natal (ou ter medo do que pode rolar por lá….) Divirta-se! #LeiaNovosBR
Nota

Ficou interessado(a)? Você encontra o livro nas lojas abaixo:
Não esqueça de adicionar o livro no Skoob
Nome: Noites Negras de Natal e outras histórias Autoras: Karen Alvarez e Melissa de Sá
Edição: 1ª
Editora: Independente
Ano: 2012
Páginas: 64
ISBN:
Sinopse: Um casal numa jornada sombria, um jovem isolado com os sobrinhos em um sítio macabro no interior de Minas, operários numa obra suspeita e uma mulher amaldiçoada. São esses os personagens que você vai encontrar em Noites Negras de Natal e outras histórias.
Nessa coleção de 4 contos, as escritoras Karen Alvares e Melissa de Sá se lançam em histórias sobre o que tem no escuro da noite e atrás da porta. 4 contos de terror, dos quais 2 são especiais natalinos.
Do que você tem medo no Natal?

![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


