O escritor Kazuo Ishiguro é o vencedor do Nobel de Literatura 2017. Ele é autor dos livros “Não me abandone jamais” e “Noturnos“.
“Não me abandone jamais” foi lançada no Brasil em 2005 pela editora Companhia das Letras e já foi resenhado aqui no Leitor Cabuloso. O livro conta a história de Kathy H, uma cuidadora que em breve se tornará uma doadora de órgãos, missão de sua vida.
Na obra, o autor nos convida a refletir sobre solidão, amizade, superação e perdas, características essas que nos tornam humanos. O diferencial da obra é que acompanhamos tudo isso enquanto aprendemos e nos encantamos por personagens que são clones. A maestria do autor é tamanha, que nos faz sair da terceira pessoa (leitor) e nos faz voltarmos o olhar sobre nós mesmos e sobre nossa condição humana.
O livro foi adaptado para o cinema em 2010 por Mark Romanek e é considerado pela crítica como um bom filme.
Apesar de ser um dos preferidos, Kazuo Ishiguro foi uma surpresa. A mídia apostava que o Nobel de Literatura 2017 seria entregue a outros nomes de peso como Margaret Atwood (“O Conto da Aia“, já adaptado em forma de série como “The Handmaid’s Tale“), Haruki Murakami (autor de “Minha Querida Sputnik“, entre outros) ou Mia Couto, por exemplo.
O escritor Kazuo Ishiguro tem 62 anos. Nascido em Nagasaki, no Japão, desde seus seis anos mora com sua família para a Inglaterra onde vive até hoje.