Depois de “Sejamos Todos Feministas“, Chimamanda nos presenteia com Para Educar Crianças Feministas que é, na verdade, uma carta enviada para sua amiga que acabou de ter uma filha e questionou Chimamanda sobre como criá-la como feminista.
O livro é dividido em quinze dicas tanto para a criança quanto para a mãe. Chimamanda pede à sua amiga para abandonar alguns costumes de sua cultura, costumes esses que são bem parecidos com os da nossa própria cultura.
“Ensine a ela que ‘papéis de gênero’ são totalmente absurdos. Nunca lhe diga para fazer ou deixar de fazer alguma coisa ‘porque você é menina’. ‘Porque você é menina’ nunca é razão para nada. Jamais.”
Você pode estar pensando: “Mas sou mãe/pai de um menino, então esse livro não serve” e está enganado(a)! O título do livro já revela que é uma obra para criar CRIANÇAS feministas, não necessariamente uma menina. Você deve criar seu filho para que ele pense que papéis de gênero são absurdo, para fazer as tarefas domésticas juntos, independente do gênero e todas as demais dicas do pequeno manifesto. Assim como em “Sejamos Todos Feministas”, Chimamanda não restringe a luta pela equidade de direitos a um gênero somente.
Em Para Educar Crianças Feministas, Chimamanda nos lembra que uma das formas de termos um mundo melhor, começa na educação das nossas crianças. Em não propagar os nossos erros e mudar gradualmente o nosso modo de tratar não só as mulheres, mas o que é considerado diferente.
“Ensine-lhe sobre a diferença. Torne a diferença algo comum. Torne a diferença normal. Ensine-a a não atribuir valor a diferença. E isso não para ser boazinha, mas simplesmente para ser humana e prática. E, ao ensinar-lhe sobre a diferença, você a prepara para sobreviver num mundo diversificado.
Para Educar Crianças Feministas tem o total de 96 páginas e dá pra ler em uma sentada. Por isso, ele é perfeito para presentear mamães e papais que desejam uma formação igualitária dos futuros adultos.
Nota:

Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:
Amazon (livro físico)
Amazon (ebook)
Submarino
Não esqueça de adicionar o livro no Skoob
Nome: Para Educar Crianças Feministas
Autor: Chimamanda Ngozi Adiche
Edição: 1ª
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2017
Páginas: 96
Sinopse: Após o enorme sucesso de Sejamos todos feministas, Chimamanda Ngozi Adichie retoma o tema da igualdade de gêneros neste manifesto com quinze sugestões de como criar filhos dentro de uma perspectiva feminista. Escrito no formato de uma carta da autora a uma amiga que acaba de se tornar mãe de uma menina, Para educar crianças feministas traz conselhos simples e precisos de como oferecer uma formação igualitária a todas as crianças, o que se inicia pela justa distribuição de tarefas entre pais e mães. E é por isso que este breve manifesto pode ser lido igualmente por homens e mulheres, pais de meninas e meninos. Partindo de sua experiência pessoal para mostrar o longo caminho que ainda temos a percorrer, Adichie oferece uma leitura essencial para quem deseja preparar seus filhos para o mundo contemporâneo e contribuir para uma sociedade mais justa.

![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


