[Mangá] Japão News: notícias da semana de 20 a 26/02/2016

11

Panini anuncia Naruto Gaiden

Naruto Gaiden foi publicado logo após o término de Naruto e conta as aventuras da próxima geração dos ninjas da Vila da Folha. Ele tem volume único e era muito pedido pelos fãs da série. O anúncio foi feito pelo site Chuva de Nanquim como uma comemoração dos 5 anos do mesmo. Assim que tivermos mais informações como formato e valores voltamos a falar dele.

2664

Nenhuma surpresa. Um ótimo anuncio para os fãs da série. Confesso que já li por scan e são bem bacanas os capítulos, vale a pena!

NewPOP deixará de trabalhar com bancas

editora mandou um email essa semana alertando seus leitores sobre a mudança na distribuição e vendas de seus títulos. Apontou diversos motivos para agora trabalhar somente com livrarias e lojas especializadas entre eles a falta de espaço para os títulos, custo para a editora e facilidade para trocas. Você pode ler o email abaixo:

2016 está provando ser um ano de muitos desafios e obstáculos que nos impulsionam a mudar. Resistir a fazer mudanças seria pura teimosia, está na hora de reinventar a NewPOP, de mudar, de ousar!

Como toda a mudança, há aqueles que não gostarão, há aqueles que criticarão, mas mudanças são necessárias. Já faz um tempo que a NewPOP tem se preparado para este momento, mas nunca imaginamos que chegaria tão cedo: o dia que pararíamos de distribuir a maioria dos nossos títulos em bancas.

Mas, calma, não é o fim do mundo, de fato todo mês metade dos nossos lançamentos nem vão às bancas. Nossos livros e light novels, como No Game No Life, Fate/Zero e NO.6, e alguns mangás, como Drug-On e Don Drácula, nunca foram às bancas. Agora, esse será o padrão da editora e bancas a exceção.

Mas por quê? Existem vários motivos que nos forçaram a essa decisão, poderíamos citar como distribuição em bancas está ficando cada vez mais caro, como há muita perda de volumes que são estragados no transporte e exposição, como não temos controle sobre essa distribuição (e já descobrimos que muitas vezes os mangás nem são expostos, voltando em pacotes fechados), como ela é falha e não alcança vários de vocês, como não há espaço na maioria das bancas para tanto mangá. Motivos para mudar, temos muitos!

E sabe o que mais? Tem muitos benefícios também! As lojas especializadas e livrarias permitem compras parceladas, pré-venda, assinaturas. Elas possuem catálogos maiores, com volumes antigos e novos, fica fácil comprar coleções e acompanhar séries em andamento. Lojas trabalham com descontos e promoções que são impossíveis em bancas! Facilidade na troca de volumes com defeitos, possibilidade de encomendas dos volumes que você precisa e uma assistência competente e que sabe do que você está falando e que tem acesso à editora! E muito mais!

As bancas são uma enorme limitação em vários aspectos, é um sistema caro, falho e desvinculado da editora. Pode parecer um choque agora, mas na verdade nenhum dos grandes mercados de mangá no exterior vende suas obras em bancas pelos exatos mesmos motivos! O Brasil começou a lançar em bancas para atrair os leitores de outras revistinhas e gibis na época. Mas mangá não precisa mais disso, isso precisa mudar, isso vai mudar!

A NewPOP convida todos os seus leitores a participar da nossa busca pela inovação, não apenas de gêneros, temas e acabamento de nossas edições, mas da forma de se consumir mangá!

Junto com esta mudança, iniciaremos o NewPOP Club, nossos planos de assinatura para ajudar todos os leitores que não tenham acesso a tais lojas e livrarias. Lembrando que qualquer livraria pode receber nossos materiais, e vocês podem nos ajudar com isso! Aqui um guia de como proceder: http://www.newpop.com.br/?p=669. Além disso, lançaremos um sistema para que vocês possam adquirir os mangás que não irão mais para as bancas sem pagar nada a mais por isso.

Este mês traremos mais informações sobre tudo isto, qual vai ou não sair das bancas, ajustes necessários, etc, e já começaremos a trabalhar no nosso próximo checklist. Pedimos a todos que aguardem pacientemente um pouco mais. 2016 mal começou, mas com certeza vai deixar sua marca!

unnamed

É uma grande mudança com certeza, mas achei muito válida. É muito difícil na minha cidade encontrar uma banca de jornal que venda todos os títulos de mangá e a livraria tem mais porte para isso.

JBC anuncia Knights of Sidonia

Essa semana também teve anúncio da JBC. Knights of Sidonia de autoria de Tsutomo Nihei tem um total de 15 volumes e foi adaptado para duas temporadas de anime que estão disponíveis na Netflix. Confira a sinopse:

Estamos em 3394. Há mil anos a Terra foi atacada e destruída por uma raça alienígena conhecida como Gauna. Aqueles que conseguiram sobreviver ao extermínio partiram espaço afora em supernaves desenvolvidas para “semear” a humanidade em algum novo planeta.

Porém, uma nova batalha contra os Gaunas está prestes a começar. A bordo da nave-colônia Sidonia, destemidos jovens pilotam seus super-robôs de combate para garantir a sobrevivência daqueles que podem ser os últimos humanos existentes.

Mais detalhes sobre o título ainda não foram informados pela editora.

12783754_1229850600377715_6648500547113587125_o

Não conheço o título, mas ele foi recebido com alegria por muitas pessoas. Vou ler para conferir 😀

Indicados ao 20º Prêmio Osamu Tezuka

Nessa semana foi divulgada a lista de indicados do Prêmio Osamu Tezuka. O prêmio escolhe o melhor título publicado no último ano.

Orange de Ichigo Takano – Shoujo (Ed. Futabasha/Publicado no Brasil pela JBC)

b434a58a78ff403e21ef3f00a2fdac7a1430428697_full

No dia em que faz 16 anos, Takamiya Naho recebe uma carta estranha, mas com o remetente vindo de si mesma, de dez anos no futuro. No início, ela acha que a carta é uma brincadeira, mas depois as coisas escritas na carta realmente passam a acontecer, incluindo o novo aluno transferido que se senta ao lado dela em sala de aula, Naruse Kakeru. A carta diz é como seu diário, e narra tudo com perfeição, até os mesmos personagens – que são seus amigos. Naho então decide ler a carta até o fim. Na carta, ela de 27 anos de idade, diz a ela de 16 anos de idade, que seu maior arrependimento é que Kakeru já não está com eles no futuro, e pede a ela para vigiá-lo de perto.

Golden Kamui de Noda Satoru – Seinen (Ed. Shueisha)

golden-kamui-6944503

Em Hokkaido, o soldado Sugimoto sobreviveu à guerra russo-japonesa da era Meiji. Durante a guerra ele ganhou o apelido de “Invencível Sugimoto”, mas agora ele procura as riquezas prometidas pela corrida do ouro na esperança de salvar a esposa viúva de seu companheiro falecido da guerra. Durante sua busca ele encontra indícios de um esconderijo com ouro de criminosos corruptos. A parceria com uma menina do povo Ainu, que salvou sua vida no duro clima do norte, leva-os à uma aventura de sobrevivência contra os criminosos em busca das riquezas.

Kodoku no Gourmet de Masayuki Kusumi (história) e Jiro Taniguchi (arte) – Seinen (Ed. Fusosha)

gourmet

Goro Inogashira come em restaurantes ou lojas de rámen encontrados em todos os cantos de rua. Ele tornou-se um foodie liberal removido de obrigações sociais pelo momento fugaz de satisfazer sua fome, um gourmet solitário. Essa é a história do processo solitário de comer sem interrupções ou preocupações para um maior conforto das pessoas de forma igual.

Chihayafuru de Suetsugu Yuki –  Josei (Ed. Kodansha)

Volume_1

Chihaya Ayase é uma estudante alegre, sem quaisquer ambições para sua vida. Um dia ela conhece um garoto chamado Arata Wataya, que é reservado e pensativo. Os dois acabam se tornando amigos e Chihaya descobre a aptidão de Arata em karuta, um jogo de cartas baseado na poesia japonesa, e eles começam a jogar com o grupo de Taichi Mashima, porém eles acabam separados no ginásio. No início do colegial eles se reúnem mais uma vez.

Chou no Michiyuki de Kan Takahama – Seinen (Ed. Leed)

154703

No distrito de Maruyama, em Nagasaki, um conto de amor e morte se desdobra entre uma cortesã inigualável e um homem doente.

Hanagami Sharaku de Kei Ichinoseki – Seinen (Ed. Shogakukan)

hanagami-sharaku

Na Era Edo, o segundo filho de um oficial da cidade trabalha como tocador de flauta com o mestre kabuki Ichikawa Danjuro V no teatro Nakamura-za. No entanto, quando seu irmão mais velho é morto ele deve voltar à sua terra natal e a aprender a se tornar um guerreiro. Ao mesmo tempo em Edo, um assassino em série tem como alvo as mulheres.

Yotsubato! de Kiyohiko Azuma – Shounen (Ed. MediaWorks)

Yotsuba&!_Manga_Volume_01_jp

Yotsuba é uma menina estranha com uma grande personalidade. Mesmo as coisas mais triviais e encontros banais fazem com que Yotsuba fique com uma grande curiosidade e muito entusiasmo rapidamente, transformando o cotidiano em algo extraordinário! Essas são as aventuras de Yotsuba explorando as maravilhas do mundo ao seu redor.

No ano de 2014 o mangá que levou o Grande Prêmio foi Aisawa Riku (逢沢りく) de Yoiko Hoshi. Os vencedores serão divulgados em abril e a cerimônia de premiação acontece no dia 29 de maio.

174-300x300

Bem que as nossas editoras poderiam ficar de olho nesses títulos…

Essa semana é só pessoal. Comentem dizendo o que acharam das notícias!