Fala galera,
nosso público aqui no Leitor Cabuloso é de leitores como o próprio nome indica. Vários de nós, leitores, sonhamos em diversos momentos, e com diferentes níveis de preparação, em passar para o outro lado e também começar a escrever. Muitos desses sonham com fama e glória. Mas isso é um possível fim, e não o começo, dessa jornada. Ao mesmo tempo, vários desses escritores só estão interessados em se expressar, encarando a atividade como um hobby, e não uma profissão: alguns só estão procurando alguma estrutura a fim de começar sua jornada rumo à uma carreira artística. Hoje todas essas vertentes, e diversas outras, vem se encontrando em um único lugar, um espaço virtual, o Wattpad.
O Wattpad começou em 2006 no Canadá como a colaboração de 2 amigos. Em 2007, eles anunciaram a incorporação de milhares de livros originados do Projeto Guttenberg que oferece conteúdo livre de direitos autorais gratuitamente. Esse movimento tornou todo esse catálogo disponível facilmente para leitores online em celulares / tablets.
Desde então seu crescimento é invejável com valores e metas claras. Allen Lau tem três definições para sua empreitada em parceria com Ivan Yuen:
“Uma nova experiência de leitura e escrita que permite a criação de relações pessoais e bilhões de novas histórias. Juntos com a multidão nós possibilitaremos o futuro do storytelling”.
A versão resumida fala simplesmente:
“Nos tornarmos uma comunidade de 1 bilhão de usuários focada na leitura e na escrita.”
Mas, se essa versão ainda está complicada ele pede que você se lembre de três coisas que vão tornar tudo mais claro para os envolvidos com a plataforma: “Comunidade, Leitura, Escrita”
Essa é uma comunidade que reúne escritores ligados a fanfics, entusiasmados escritores de material inédito e renomados escritores. São publicados artigos, crônicas, contos, livros, trilogias épicas, entre outras coisas. Em suma, se você está lendo ou escrevendo você é bem vindo a comunidade, incentivado a escrever, orientado se necessário (ajuda é frequentemente oferecida). Por falar nisso, me lembro de que logo que me juntei a uma das comunidades no Facebook para tentar entender o funcionamento disso tudo, o Peterson Rodrigues se ofereceu para me ajudar, explicar o funcionamento, me incentivou a ler e a escrever. Até onde entendi esse é um comportamento frequente na comunidade por parte desses embaixadores do Wattpad.
Seguindo essa onda, desengavetei um texto meu, selecionei uma das diversas capas padrão do Wattpad covers e descobri com alegria que elas permitem um alto grau de customização através de ferramentas e filtros. Publiquei meu primeiro conto (que você pode conferir) a fim de poder escrever essa coluna. A diagramação, produção, criação foi rápida assim como sua publicação. Mais material pode ser esperado no futuro próximo.
Mas por que Wattpad?
No meu caso posso dizer que eu não tenho interesse em vender o material que produzo. Tenho uma carreira como engenheiro e encaro a escrita como um hobby. Meu primeiro impulso foi de que eu gostaria de publicar na Amazon. O kindle é a plataforma que uso há muitos anos e queria muito fazer parte daquilo. Foi com tristeza que descobri que seria obrigado a cobrar para publicar na Amazon (podendo reduzir a zero o preço uma ou duas vezes por ano). Foi quando percebi que o Wattpad poderia ser a resposta: uma comunidade de leitura e escrita.
Junte-se a nós e conte sua história!
Conte aqui nos comentários, ou em uma crônica no Wattpad ou Medium (uma outra ferramenta com proposta semelhante, mas com a qual estou menos familiarizado) a sua história, publique e compartilhe conosco! E se você acha que não tem nada a dizer, ou não sabe como, saiba que Hugh Howey, que deve ser o maior autor ligado a auto publicação na atualidade, publicou um livro de dicas de escrita para você.
Onde? No Wattpad. Corre lá!
E hoje fico por aqui, torcendo para ver seus textos por aí.
Abraços,
Rodrigo Fernandes

![[Coluna] A bomba debaixo da mesa: Carrie! Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte de um cena do filme "Carrie, A Estranha" de 1976, onde está a personagem Carrie, vista do busto pra cima, ela está coberta de sangue, e com olhar assustador, em um fundo azul escuro. No frame da direita está um recorte da capa do livro Carrie, edição da Suma das Letras, em tom rosa, a capa mostra o rosto de Carrie, no topo o nome do autor "Stephen King" em branco, e sangue vermelho escorre pela capa.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Carrie-Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)
![[COLUNA] Gekkan Shoujo Nozaki-kun (Anime) Fundo branco. Da esquerda para a direita: Rapaz de cabelo roxo, sueter e gravata verde calça azul encarando garota loira de agazalho cinza e saia preta. Garota Ruiva com laços vermelhos de bolinhas brancas, agazalho cinza, saia e meia fina pretas segurando um esfregão que parece um pincel sujo de tinta vermelha. Rapaz alto olhando para a esquerda com agazalho cinza, gravata vermelha e calça preta segurando um pincel. Rapaz de cabelo vermelho segurando uma rosa com uma camisa branca e calça preta. Rapaz de cabelo marrom, camisa azul, gravata e calça azul escuras segurando uma regura em cada mão. Garota de cabelo azul, casaco preto, saia azul segurando uma espada cenografica.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Coluna-Gekkan-Shoujo-Nozaki-kun-Site-696-390-218x150.jpg)

![[Coluna] Agente Carter – Primeira Temporada Vitrine da coluna. Em primeiro plano, no centro, o postêr da série Agente Carter, que mostra a personagem de vestido azul, chapéu vermelho escondendo o rosto e segurando uma arma, boa parte de sua imagem é coberta pelas sombras, e o fundo é escuro, à fentre dela está o título da série "Marvel - Agent Carter". No fundo da vitrine, um recorte da capa de uma história em quadrinhos que mostra Carter apontando uma arma segurando com as duas mãos, o desenho é em tons cinzas e com as cores vermelha e branca da bandeira americana no fundo.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/03/AgenteCarter-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Coluna] Diga o seu nome Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte do postêr do filme "Candyman" que mostra o personagem do título, um homem negro de costas com um casaco escuro e um ganho no lugar da mão e uma abelha pousada no gancho, e o título do filme em amarelo. No frame da direita está a capa do livro "Candyman" da Dark Side Books, onde mostra uma colméia de abelhas no fundo e em primeiro plano o nome do autor Clive Barker e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Candyman_Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)


