Recebi o livro O retrato, do autor Charlie Lovett, publicado pela Editora Novo Conceito e confesso que foi uma escolha às escuras. Não sabia ao certo o que iria encontrar na trama e até que achei uma leitura razoável… Mas… oras, o livro não é bom? É sim, mas não chego a classificá-lo como um dos melhores livros que li na vida, mas para leitores que buscam romance com uma pitada de mistério e idas e vindas em épocas diferentes, é um livro que vai satisfazer quem se adentrar em sua história… Vamos lá…
Peter Byerly é um amante de livros que perdeu sua esposa recentemente, Amanda. É um homem inseguro, que só conseguia se envolver e interagir socialmente quando a mulher estava por perto, ela era seu porto seguro, e depois de sua morte, ele resolveu se isolar completamente e apenas em seus livros conseguia anestesiar sua dor… Até que de repente, ele se depara com uma fotografia antiga, dentro de um livro raro, e a mulher da foto parecia Amanda. Em busca de respostas, Peter acaba se envolvendo numa trama que envolve até mesmo um assassinato, a fim de descobrir quem era a mulher no retrato, e o que ele descobre em suas investigações é algo que pode mudar completamente a história da literatura inglesa, envolvendo o nome do famoso autor William Shakespeare…
Séculos antes, um também livreiro chamado Barth Harbottle tramou para que um livro intitulado Pandosto se tornasse uma obra única e de valor incalculável. O livro vai transportar o leitor para centenas de anos atrás e mescla a ficção com a realidade da história da arte e da literatura…
A narrativa é em terceira pessoa, e os capítulos são alternados em três épocas diferentes: de quando Peter conheceu Amanda e eles se apaixonaram, quando Peter perde sua esposa e sua busca desenfreada para descobrir o que há de Amanda naquele retrato e em épocas mais antigas, numa espécie de cronologia sobre o Pandosto, e quem eram as pessoas que tinham sido donas dele até que ele chegasse às mãos de Peter.
Confesso que o início demorou um pouco para me fisgar, mas depois fui pegando o ritmo da leitura e cada capítulo deixava um ensejo para o que iria ocorrer nas páginas seguintes, me levando a uma leitura desenfreada para descobrir seu desfecho… Quanto ao final, achei satisfatório, pois preencheu as pontas soltas ao longo da história…
Em suma, é um livro para ser apreciado atentamente, e certamente vai envolver o leitor em sua trama…
NOTA:
Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:
Submarino
Amazon
Amazon (ebook)
Ficha Técnica:
Título: O Retrato
Autor: Charlie Lovett
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 416
Skoob



![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


