[Notícia] Morre Içami Tiba

0

Como educadora, senti muito ao saber da morte de Içami Tiba, um grande nome na área da educação.

O psiquiatra, educador e escritor publicou mais de 40 livros que exerceram grande influência (positiva!) e serviram de referência para pais, filhos, professores, psicólogos, psiquiatras e psicopedagogos. Entre eles, podemos destacar: Sexo e Adolescência (Editora Ática); Puberdade e Adolescência (Editora Ágora); Saiba Mais sobre Maconha e Jovens (Editora Ágora); 123 Respostas sobre Drogas (Editora Scipione); Adolescência, o Despertar do Sexo (Editora Gente); Seja Feliz, Meu Filho (Editora Gente); Abaixo a Irritação (Editora Gente); Anjos Caídos – Como Prevenir e Eliminar as Drogas na Vida do Adolescente (Editora Gente); Homem-Cobra, Mulher-Polvo (Editora Gente) e, acredito que o mais conhecido, Quem ama, educa! (Editora Gente).

Içami Tiba morreu em São Paulo às 19h neste domingo (2). Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês para tratamento de um câncer desde janeiro deste ano, mas a causa da morte ainda não foi divulgada.

Particularmente, posso dizer que ele era um grande educador e sabia passar muito bem o seu recado com uma linguagem simples e direta. Eu concordo com os posicionamentos adotados e aprendi muito com sua ideia de como colocar limites para as crianças. Infelizmente, ele se foi, mas sua obra continua aí. Obra que eu recomendo para pais e professores que querem saber uma forma boa e efetiva de ajudar as crianças a se desenvolverem de um jeito saudável.

Assista a uma de suas participações no Provocações:

Via G1