[Notícia] História de Scott Fitzgerald será publicada depois de 76 anos

0

Alguns manuscritos antigos foram encontrados e publicados atualmente: uma nova história de Dr Seuss e Go Set a Watchman da Harper Lee.

Agora é a vez de F. Scott Fitzgerald, autor de O Grande Gatsby, publicado no Brasil pela editora Tordesilhas, ter uma nova história publicada 75 anos após a sua morte.

Seu conto Temperature, escrito em julho de 1939, está sendo publicado na revista The Strand e começa alertando: “E quanto a esse plano atual ‘Não há referência a qualquer personagem vivo’ – não adianta nem tentar isso”.

A narrativa foi escrita um ano antes de Fitzgerald morrer de ataque cardíaco quando estava com dificuldade em encontrar emprego na área de cinema e resolveu reviver sua carreira de escritor. Seu contrato de roteirista com a MGM tinha expirado e duas vezes em 1939 teve de ser hospitalizado por causa do alcoolismo.

O conto se passa em Los Angeles e traz uma história de falha, doença e declínio. O protagonista, Emmet Monsen, é um escritor de 31 anos, alcoólatra e com problema cardíaco. Ao redor desse personagem auto-destrutivo há autoridades médicas, assistentes pessoais e uma atriz de Hollywood e amante distante que fica cada vez mais distante.

Andrew F. Gulli, editor da revista The Strand, encontrou o manuscrito no começo desse ano enquanto olhava através dos livros raros e arquivos manuscritos de Fitzgerald, na Universidade de Princeton. Sobre a história, ele disse:

Fitzgerald não podia deixar de usar suas habilidades satíricas para zombar com todo mundo, de médicos e ídolos hollywoodianos às normas da sociedade. Quando pensamos em Fitzgerald tendemos a pensar em romances trágicos que ele escreveu como ‘Gatsby’ e ‘Suave é a Noite’, mas ‘Temperature’ mostra que ele é igualmente hábil e altamente qualificado como contista capaz de escrever contos de alta comédia.

Via AP