Minha avó sempre me pergunta se eu não canso de assistir Harry Potter ou Dez Coisas que Eu Odeio Em Você ou qualquer outro filme que eu já tenha assistido mais de 30 vezes.
Mesmo quando a gente já sabe o que vai acontecer, quando já sabemos as falas de cor, assistimos sem cansar. Há filmes que não importa quantas vezes a gente já tenha visto, a surpresa, emoção, raiva, risadas (e a paixonite pelo filme), são as mesmas de quando você viu pela primeira vez.
Muitas vezes, temos até uma percepção diferente de cena quando assistimos mais de uma vez ou entendemos alguma coisa que perdemos (aquela cena que você olhou pro saco de pipoca todas as vezes e agora conseguiu olhar pra telinha). Conforme amadurecemos (talvez até prestamos mais atenção), acabamos percebendo de outra forma uma frase ou uma cena e revendo os filmes, acabamos nos identificando ou associando o tema com nossas vidas, e por que não, querer ter a vida do protagonista. Quem nunca quis ser Homem de Ferro após rever o filme mil vezes?
“Esse é meu filme!”
Rever os filmes também tem a ver com a familiaridade. Quem nunca gostou de rever um filme que tenha visto na infância ou adolescência e não canse de assistir devido às boas lembranças que o filme traz? Ou uma época boa da sua vida. Conectamos os filmes à nossa realidade, à saudade de algo, alguém ou anos.
E como não falar dos queridinhos? Aqueles que você assiste por ter um ator favorito, diretor e por que não, uma bela fotografia ou história que você ama?
A sensação de conforto e de saber que no fim vai terminar tudo bem (nem sempre, né?), nos faz assistir de novo e de novo. Não só isso, quando sabemos o que acontece, aproveitamos mais, afinal, estamos relaxados.
Dos filmes antigos aos mais recentes, não há como não gostar de rever, ao menos um. Sendo pela Internet (amém pelos sites online de graça ou pagos que podemos ver tudo a hora que dá! Imagina a conta da locadora??) ou seja por DVD que você compra mais barato nas lojas (culpada!!!), ou aquele que você demorou a baixar ou baixou logo após saiu…
O porquê, depende de cada um. Às vezes estamos a fim de ver algo novo, nos encantamos por algo que vem, por que não acrescentar mais um aos filmes que podemos rever no futuro?
A minha lista tem filmes como: Os Vingadores (os da Marvel, melhor, teorias para formular né!?!?), Sexta Feira Muito Louca, Star Wars, Indiana Jones, Louco Por Você, Labirinto – A Magia do Tempo, Os Goonies, O Jardim Secreto, A Princesinha, Blade Runner, O Rei Leão, Procurando Nemo, Detona Ralph, Gigantes de Aço, Seven – Os Sete Pecados Capitais e por aí vai…
Agora, me escreva, qual filme você sempre curte rever?
Trilha do texto de hoje: A praia – Cícero /Car Radio – twenty one pilots