Seguindo a linha sombria da JBC, começou o Enigma!
Sumio Haiba tem uma habilidade incomum. Do nada ele sente uma vontade incontrolável de dormir e quando cai no sono, sua mão esquerda ganha vida e escreve coisas que ainda não aconteceram. Ele dá o nome de “Caderno dos Sonhos” para a própria habilidade e tenta sempre fazer com que as coisas escritas enquanto dorme, que normalmente são coisas ruins acontecendo com as pessoas ao seu redor não aconteçam.
Um dia o Caderno dos Sonhos revela que algo irá acontecer com a mãe de Sumio, ela irá desaparecer. Como sempre, ele tenta impedir, mas não consegue. O caderno ainda especifica que dessa vez, o acidente foi culpa do “Enigma”. Ele dorme no hospital aquela noite, já que não tem nenhum parente próximo. Seu pai sumiu há três anos sem dar nenhuma notícia até então. As coisas já estão bastante estranhas e pioram quando Sumio acorda na escola junto com outras seis pessoas, dentre elas sua amiga de infância Shigeru. Logo descobrem que estão ali por causa do Enigma e que tudo faz parte de um teste.
Além do mais Enigma diz que todos eles tem habilidades especiais, como a de Sumio. Cada um deles tem um desejo profundo e Enigma garante que podem consegui-lo se passarem no teste que é escapar da escola em até 72 horas. Para que todos os sete consigam escapar em segurança eles precisam encontrar sete senhas, uma para cada pessoa, que estão espalhadas pela escola, mas não é tão simples. Há Shadows patrulhando os corredores. O que isso significa vão descobrir da pior forma.
Para quem conhece os outros mangás dessa linha da JBC (Another, Jogo do Rei, Doubt, etc) viu que ele segue exatamente o mesmo tipo de história. Só que diferente de alguns, essa conseguiu me prender. A autora consegue criar um clima de suspense e o mangá conseguiu me fazer ler todas as páginas ansiosa pelo que estava por vir. Porém, infelizmente, ele peca no mesmo ponto que outros mangás do gênero: personagens. As personagens são muito superficiais e não são devidamente desenvolvidas. Sumio o personagem principal é como todos os outros: quer salvar a todos, diz que não irá deixar ninguém morrer e tenta fazer tudo sozinho. Nesse primeiro volume, ficamos sabendo da habilidade de mais duas personagens, mas sem nenhum desenvolvimento mais profundo em relação a eles.
Considerações Técnicas
Considerações Finais
Diferente de outros mangás da linha que não me agradaram, Enigma tem um bom clima de suspense, mas por vezes ele é quebrado pelas próprias personagens que seguem o clichê do gênero. É um bom mangá, recomendo para quem ainda não leu nada do gênero ou não se importa com os clichês citados. Com um total de sete volumes, não é um mangá muito longo e nem muito curto, assim tenho esperanças de um final satisfatório.
NOTA:
Nome: Enigma, ənígmə, Enigme, Eniguma, エニグマ
Publicado por: Editora JBC
Valor: R$ 12,90 (finalizado com 7 volumes)
Páginas: 195
Distribuição: Setorizada
Publicado (no Japão): 2010 ~ 2011 (Shounen Jump)
Autor: Kenji Sakaki
Gêneros: Aventura, Mistério, Drama, Escola, Shounen, Sobrenatural, Psicológico.
Myanimelist