Memento Mori
Abertura
Depois de dois animes que não me agradaram, comecei a ver Death Parade com grande expectativa. Tinha visto somente o primeiro episódio, que me agradou como um todo.
Nesse primeiro episódio, um casal chega de elevador em um bar e lá encontram um homem chamado Decim, o barman, que diz que para saírem, devem jogar um jogo colocando em risco a própria vida. Claro que ninguém topa jogar um jogo assim do nada e eles tentam encontrar a saída e também reaver as memórias, já que não se lembram de como vieram parar ali.
Como não conseguem nenhum dos dois, e depois da ameaça implícita de que se não jogarem, podem acabar mortos eles apertam o botão para escolher um jogo aleatoriamente e o jogo selecionado é: dardos. Pode parecer uma coisa simples, jogar um jogo de dardos, só que ali o jogo é um pouquinho diferente. Cada parte do alvo corresponde a uma parte do corpo, então quando o marido acerta o alvo ele acaba acertando e machucando alguma parte do corpo de sua esposa e vice-versa.
Durante o jogo as memórias vão surgindo aos poucos e eles acabam descobrindo que estão mortos. O jogo em si faz parte de um julgamento que os levará ao céu (reencarnação) ou ao inferno (vazio). Decim é o arbitro e seu trabalho é levar o jogo ao extremo para que as “trevas” dentro de cada um apareçam e assim decidir qual caminho cada um deve tomar. Mas Death Parade não se resume a isso. Não espere ver cada episódio com um jogo diferente focando na vida dos jogadores. Você acaba vendo outros jogos, mas o foco do anime é do outro lado: os árbitros. Decim ganha uma assistente, uma humana que não pôde ser julgada e ela muda completamente a forma com que ele vê o julgamento. Um árbitro não é humano, não possui sentimentos, nunca viveu e nunca morreu, então pode ser complicado para ele entender as ações humanas, o que a assistente (que só vamos descobrir seu nome no fim do anime) passa a explicar para Decim. Será que colocar os participantes do julgamento em situações extremas é realmente o melhor jeito para se julgar? Será que todo ser humano a ser colocado em uma situação extrema, não irá “despertar” as trevas dentro de si?
Particularmente gostei muito da ideia do anime e da mensagem que ele traz. Memento mori, do latim: “Lembre-se de que você é mortal” nos leva a pensar no modo pelo qual levamos a nossa vida, as coisas que nunca dizemos ou deixamos para depois. Só que senti que faltou alguma coisa com relação aos árbitros… focando nesse tema, parece que o anime acaba sem uma conclusão e que deixa algumas pontas soltas. De qualquer forma, recomendo para quem quer ver um anime diferente do habitual.
NOTA:
Encerramento
Nomes: Death Parade, デス・パレード
Número de episódios: 12
Foi ao ar em: 10 de janeiro de 2015 ~ 28 de março de 2015
Gêneros: Mistério, Jogo, Psicológico
Myanimelist