Conheci Ponte para Terabítia a partir do filme, que sempre pegava no final. Nunca tive realmente curiosidade de ver o filme todo. Até que no podcast do Jogo das Perguntas o Igor citou o livro o que me deu uma pontada de curiosidade e que bom que finalmente pude lê-lo.
Jess Aarons é o único homem de sua família. Existe o pai, mas ele trabalha o dia todo então Jess é praticamente o único homem em uma casa cheia de mulheres. Com duas irmãs mais velhas e duas mais novas além da mãe ele acaba sendo o responsável por todo o serviço, como tirar o leite de Miss Bessie a vaca da família. Ele se sente um tanto sozinho e entediado. Quando seu pai chega em casa à noite, não lhe dá muita atenção e vendo como ele abraça as suas irmãs sente um pouco de inveja, já que ele é o homem e “não precisa dessas coisas”. Até que uma garota se muda para a casa ao lado. Ela é diferente de qualquer garota que Jess conhece e ele não fica bravo por ter outra mulher na sua vida. Leslie e Jess acabam se tornando melhores amigos.
Leslie tem uma vida melhor, com os pais sem dificuldades financeiras e a casa recheada de livros. Ela tem uma imaginação fértil e acaba criando o mundo mágico que dá nome ao livro, um lugar onde Jess pode ser um rei: Terabítia. Mas não é só em Terabítia onde eles vão se aventurar e Leslie acaba mudando a vida de Jess na escola também. Na verdade, Leslie muda a vida de Jess completamente e para sempre.
Li o livro em uma noite. É impossível não querer ler o próximo capítulo, além de que são poucas páginas com uma edição com letra e espaçamento grandes contribuindo para que os capítulos sejam fáceis e rápidos.
Vendo pelo filme pode ter gente que entenda que o livro é focado em Terabítia, mas não é. É um drama gostoso e emocionante. Terabítia tem um papel importante na história, mas só por causa de outros acontecimentos e a amizade entre Jess e Leslie. É o lugar de encontro e lá eles criam histórias de batalhas e conquistas.
Além de tudo isso, uma característica que achei ótima no livro é que ele é totalmente sincero com relação aos sentimentos dos protagonistas, eles pensando coisas boas ou ruins. Isso traz os dois para mais perto do leitor, fazendo com que você seja mais um personagem, outro rei em Terabítia. É aquele livro infanto juvenil para todas as idades. Recomendo que você leia e se emocione com Ponte para Terabítia.
NOTA:
Ficou interessado(a)? Então compre o livro:
Ficha Técnica:
Editora: Salamandra
Autora: Katherine Paterson
Origem: Estrangeira
Título original: Bridge to Terabithia
Ano: 2006
Número de páginas: 160
Skoob