Autor: Edney Silvestre
Editora: Record
ISBN: 9788501094995
Páginas: 224
Ano Lançamento: 2011
Sinopse:
Em “A Felicidade É Fácil”, o autor narra um dia na vida de Olavo e Mara Bettencourt, que têm suas vidas e a de todos à sua volta modificadas ao receberem a notícia de que seu filho, Olavinho, fora sequestrado. Silvestre reúne personagens complexos, cujos destinos e transformações pessoais são impactadas pela história recente do Brasil.
Análise:
A felicidade é fácil, vai levar você leitor a viajar no tempo, mais especificamente em 1990 e acompanhar diversos fatos que marcaram o Brasil na era Collor com o congelamento das contas da poupança que afetaram milhões de pessoas e a alta da inflação.
Segundo livro do jornalista e escritor Edney Silvestre, lançado em novembro de 2011, toda a trama é passada em um único dia. Os personagens do romance são bem construídos, tanto os principais como os secundários, muito bem destacados durante a leitura e ambos são importantes no desenrolar da trama.
A história acontece em São Paulo, cidade mais rica do Brasil e a mais badalada onde vive o publicitário Olavo Bettencourt, respeitado nos meios políticos e sociais, vive no luxo absoluto com sua esposa Mara, que antes de casar com Olavo era acompanhante de altos executivos e políticos. Os personagens secundários são: o motorista particular de Olavo, conhecido como Major, foi um policial militar e que agora trabalha como motorista e segurança, sua filha Bárbara é uma jovem sonhadora que tem como objetivo mudar de vida, poder estudar e até sair do Brasil e morar nos EUA.
Um sequestro dá um tom mais eletrizante na leitura, deixando curioso nas próximas páginas, como vai se sair os bandidos e se terão êxito na missão. O livro conta com flashback do comício das Diretas que aconteceu em 25 de janeiro de 1984.