Em 1974, o cineasta chileno Alejandro Jodorofsky iniciou o ambicioso projeto de transpor o romance de ficção científica Duna para o cinema. A adaptação da história de Duna por Jodorofsky eventualmente se desfez porque nenhum estúdio de Hollywood financiaria um filme tão caro. O romance do escritor norte-americano Frank Herbert, com a 1.965 páginas, mais tarde inspirou uma saga de livros, um filme de 1984 , uma mini-série de três partes em 2000, e até mesmo uma série de quadrinhos.
A cativante história contada em Duna leva os leitores a uma viagem ao planeta desértico de Arrakis, que produz especiarias valorizadas do universo, é uma saga épica sobre o amor, a traição, o poder e a salvação. Um dos livros mais vendidos de ficção científica do mundo, Duna ganhou distinções literárias de prestígio (tanto os prêmios Hugo e Nebula Awards) e consistente encabeça listas como um dos melhores livros de ficção científica de todos os tempos. Para comemorar o Duna de Jodorofsky – tema de um novo documentário a ser lançado 21 de março – aqui está uma lista de clássicos da ficção científica para se ler.
Um estranho numa terra estranha
Por Robert Heinlen (1961)
Quando criança, você já desejou ter nascido em outro lugar? Imagine se você tivesse – e imagine se aquele lugar fosse Marte. Neste romance você segue o americano, Valentine Michael Smith, que retorna à Terra depois de ser nascido e criado em Marte. Listado como um dos Biblioteca de picaretas do Congresso dos EUA sobre ” 88 Livros que moldaram a América”, esta história investiga a exploração de um homem não tão comum, cujos poderes extraterrestre dar-lhe uma perspectiva única sobre política, religião, sociedade, guerra, amor, educação e seu impacto social sobre a raça humana.
O livro está esgotado nas livrarias.
O Guia do Mochileiro das Galáxias
Por Douglas Adams (1979)
Assim como o título sugere, esta história intemporal escrita pelo britânico Douglas Adams segue um par de amigos em uma jornada épica no espaço. Computadores, viagens, amizade e ideias filosóficas. Tudo isso está reunido neste romance que, eventualmente, inspirou um pequeno império de adaptações, incluindo uma série de televisão (1981), filmes, programas de rádio e games.
Compre o livro clicando nos links abaixo:
O Jogo do Exterminador
Por Orson Scott Card (1985)
Jovem Andrew ” Ender ” Wiggin é arrancado dos pais para se juntar às fileiras de jovens e talentosos combatentes em uma escola militar, cujo objetivo é criar um exército que possa derrotar os invasores alienígenas de uma vez por todas. Uma vez lá, Ender se esforça para conciliar sua genialidade com o seu caráter, suas tendências emocionais com o seu ser físico. Vencedor dos prêmios Hugo e Nebula, O jogo do Exterminador (como ficou conhecido no Brasil) – é muito parecido com Duna – e inspirou uma adaptação recente, além de games e milhões de fãs no mundo inteiro ao contar a história de um jovem que tem o futuro da humanidade em suas mãos.
Compre o livro clicando nos links abaixo:
Fahrenheit 451
Por Ray Bradbury (1986)
Leitura obrigatória nas escolas de todo o país (menos no Brasil), Farenheit 451 tem insistentemente aparecido nas listas dos mais vendidos por sua narrativa poética sobre a sociedade americana futurista onde os livros são queimados pelos bombeiros sob ordens diretas por um governo vigilante. No entanto, tudo muda quando um bombeiro chamado Guy Montag começa a entender o valor da palavra escrita e inicia um movimento subterrâneo na esperança de reconstruir a sociedade.
Compre o livro clicando nos links abaixo:
- Livraria Cultura (em espanhol)
- Submarino
Neuromancer
Por William Gibson (1986)
Envolto numa aura nervosa de centros em torno de um talentoso, embora viciado em drogas, hacker que procura desesperado uma cura para poder voltar a matrix. Cheio de referências futuristas tecnologia com elegantes nuances quase poéticas, este romance é creditado como lançamento do gênero Cyberpunk na literatura.
Compre o livro clicando nos links abaixo:
- Livraria Cultura
- Submarino (em inglês)
Via EW