Tive um certo receio em iniciar esse livro. A palavra “romance” sempre me lembrava os típicos romances famosos de agora: uma garota comum e sem graça, um cara bonito e gostoso que acaba gostando dessa garota e todos ao redor sentem inveja do quão perfeito o casal é. A leitura de Um Hotel na Esquina do Tempo foi muito boa para me lembrar que romances não se resumem a isso. Alguns romances podem fazer você sorrir enquanto lê, o que foi o caso.
Ele se passa na Segunda Guerra Mundial nos EUA. Outro ponto positivo é que é um livro da segunda guerra que não fala de judeus ou alemães. Ele se foca nos japoneses, ou melhor, nos descendentes dos japoneses, americanos de olhos puxados que vivem nos Estados Unidos e como eles foram tratados.
O protagonista do livro é um garoto chinês, Henry Lee que sofre perseguições por ninguém saber a diferença entre um chinês e japonês e considerar “tudo a mesma coisa” naquela época (espero que tenha mudado). Na escola, durante o recreio ele ajuda na cozinha e depois da aula limpa as salas e as organiza. Ele até acha melhor, já que escapa das surras no recreio e pode sair quando todos já foram. Estuda em uma escola de brancos por escolha do pai, que exige que ele fale somente inglês para ser aceito, mas os pais não entendem o inglês, então a comunicação deles é zero.
Esses acontecimentos deprimentes tem uma guinada quando aparece outra ajudante na cozinha da escola: uma japonesa, Keiko Okabe. Eles se ajudam e compartilham o preconceito por causa da cor da pele e etnia. Como o próprio Henry diz “eles são iguais”. Ele acaba se apaixonando por Keiko e tem que enfrentar muita coisa para manter a amizade e poder transformá-la em algo mais, enfrentar principalmente os pais que odeiam japoneses e qualquer coisa relacionada a eles.
O livro é excelente e em muitos momentos você critica o destino por ter de acontecer daquela forma. É o tipo de leitura que quando acaba você fica triste porque gostaria que existisse mais algumas centenas de páginas para ler. Como disse no início, eu não sou muito fã de romances, mas gostaria de ler mais livros como esse.
NOTA:
Editora: Agir
Autor: Jamie Ford
Origem: Estrangeira
Título original: Hotel on the Corner of Bitter and Sweet
Ano: 2012
Número de páginas: 362
Skoob


![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


