[Rapidinhas de português] A diferença entre artigos definidos e indefinidos

0

artigos-parte-3E chegamos a terceira e última aula mostrando os diferentes usos dos artigos, uma das classe de palavras, que como dissemos, é simples, mas esconde suas nuances e muitos esquecem de observar os diferentes usos que podemos fazer deles. Mas o fato de estarmos na terceira aula implica fim das dúvidas? Longe disso. Caso tenha encontrado alguma frase curiosa ou ainda não se sinta seguro quanto ao que foi falado pode deixar nos comentários deste post.

Mas, vamos ao tema de hoje. Você já parou para pensar no porquê das classe de palavras receberem seus nomes? Por que os artigos são chamados de definidos e indefinidos? Se não, saiba que está perdendo uma ótima oportunidade de conhecer mais sobre o próprio uso destas palavrinhas aparentemente inofensivas.

O artigo é definido quando usamos ligado a elementos que já conhecemos; temos uma definição do que são ou a quem pertencem. Imaginemos que o seu celular desapareceu em sua casa. Já procurou, revirou todos os cômodos e nada. De repente, sua mãe passa por você e imediatamente surge a pergunta:

– Mãe, viu o meu celular por ai?

Sim, você diria “o meu celular”, porque este objeto lhe é conhecido, afinal de contas ele é seu. O mesmo se aplica a qualquer outro objeto ou pessoa próxima a você. Caso a garota veja seu namorado abraçado com outra garota, ela diria:

– Quer largar o meu namorado?!

O artigo indefinido por obviedade é aplicado a tudo aquilo que não conhecemos ou é desconhecido pelo nosso interlocutor (a pessoa com quem falamos).

– Mãe, por acaso não viu um celular por ai?

– Você viu um garoto de boné azul?

Sempre que aquilo ao qual nos referimos for algo desconhecido ou nosso interlocutor não sabe do que estamos falando usamos artigos indefinidos, por causa do caráter impreciso; quando nos referimos a algo que conhecemos ou que o nosso interlocutor saiba o uso do artigo definido será inevitável.

É isso, até a próxima aula.

Um forte abraço.