A arte em suas mais diversas manifestações – literatura, escultura, pintura, música, etc – nunca deteu-se em uma forma e contexto imóveis e inertes. Por isso mesmo, nem sempre exprime a mesma funcionalidade no decorrer do tempo-espaço. Em dado ponto, ela aparece para contar-nos uma história que entreterá as noites frias, em outro registra um fato decorrente e, ainda em outra ocasião serve como instrumento de protestos maiores e mais amplos. Ainda assim, sempre podemos elencar características comuns nas diferentes vertentes artísticas, a despeito de terem surgido sob diferentes aspectos e situações/condições. Há algo de permanente na essência artística, como uma verdade absoluta.
No geral, levando-se em conta o interesse e propósito de alguém para com o objeto artístico, pode-se distinguir três funções distintas da arte:
Função pragmática ou utilitária – nesse quesito, a arte é útil e serve para se alcançar uma finalidade desvinculada da arte em si. Essa utilidade pode variar desde um vaso que ornamenta uma sala qualquer até mecanismos desenvolvidos para servirem de aliados na educação, por exemplo. O poema A Boneca, de Olavo Bilac, ilustra bem esse caso. Nos versos, ainda que de forma menos categórica, vemos uma construção erigida em função de um ensinamento moral.
Deixando a bola e a peteca,Com que inda há pouco brincavam,Por causa de uma boneca,Duas meninas brigavam.Dizia a primeira: “É minha!”— “É minha!” a outra gritava;E nenhuma se continha,Nem a boneca largava.Quem mais sofria (coitada!)Era a boneca. Já tinhaToda a roupa estraçalhada,E amarrotada a carinha.Tanto puxaram por ela,Que a pobre rasgou-se ao meio,Perdendo a estopa amarelaQue lhe formava o recheio.E, ao fim de tanta fadiga,Voltando à bola e à peteca,Ambas, por causa da briga,Ficaram sem a boneca…
A Função Naturalista, por sua vez, adentra um pouco mais na obra de arte, volta o olhar para a representatividade de seu conteúdo. Essa corrente define a arte como um espelho da realidade. Dessa forma, a estátua de uma figura histórica, como Napoleão Bonaparte, por exemplo, tão somente existiria com o intento de remeter o observador à pessoa real de Napoleão.
Por fim, a Função Formalista, como já evidencia o nome, cuida da forma de apresentação da arte. Leia-se essa forma em diferentes níveis de significado. Isto é: suas significações simbólicas que contemplam a envoltura de códigos e sua concepção estética. O critério através do qual uma obra formalista será avaliada é basicamente fundamentado nesses quesitos supracitados. Grosso modo, a poesia concreta é um exemplo possível de uma obra julgada Formalista.
Apesar dessa separação funcional da arte, ela é um conjunto uno de diversas gamas, cores e sons que reproduzem coletivamente diversos aspectos no campo do intelecto e dos sentimentos. Para fins didáticos, até que podemos conceber certa separação. No entanto, a boa e verdadeira arte, aquela que toca nosso íntimo, é inseparável.
Poetize!
![[Coluna] A bomba debaixo da mesa: Carrie! Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte de um cena do filme "Carrie, A Estranha" de 1976, onde está a personagem Carrie, vista do busto pra cima, ela está coberta de sangue, e com olhar assustador, em um fundo azul escuro. No frame da direita está um recorte da capa do livro Carrie, edição da Suma das Letras, em tom rosa, a capa mostra o rosto de Carrie, no topo o nome do autor "Stephen King" em branco, e sangue vermelho escorre pela capa.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Carrie-Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)
![[COLUNA] Gekkan Shoujo Nozaki-kun (Anime) Fundo branco. Da esquerda para a direita: Rapaz de cabelo roxo, sueter e gravata verde calça azul encarando garota loira de agazalho cinza e saia preta. Garota Ruiva com laços vermelhos de bolinhas brancas, agazalho cinza, saia e meia fina pretas segurando um esfregão que parece um pincel sujo de tinta vermelha. Rapaz alto olhando para a esquerda com agazalho cinza, gravata vermelha e calça preta segurando um pincel. Rapaz de cabelo vermelho segurando uma rosa com uma camisa branca e calça preta. Rapaz de cabelo marrom, camisa azul, gravata e calça azul escuras segurando uma regura em cada mão. Garota de cabelo azul, casaco preto, saia azul segurando uma espada cenografica.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Coluna-Gekkan-Shoujo-Nozaki-kun-Site-696-390-218x150.jpg)

![[Coluna] Agente Carter – Primeira Temporada Vitrine da coluna. Em primeiro plano, no centro, o postêr da série Agente Carter, que mostra a personagem de vestido azul, chapéu vermelho escondendo o rosto e segurando uma arma, boa parte de sua imagem é coberta pelas sombras, e o fundo é escuro, à fentre dela está o título da série "Marvel - Agent Carter". No fundo da vitrine, um recorte da capa de uma história em quadrinhos que mostra Carter apontando uma arma segurando com as duas mãos, o desenho é em tons cinzas e com as cores vermelha e branca da bandeira americana no fundo.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/03/AgenteCarter-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Coluna] Diga o seu nome Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte do postêr do filme "Candyman" que mostra o personagem do título, um homem negro de costas com um casaco escuro e um ganho no lugar da mão e uma abelha pousada no gancho, e o título do filme em amarelo. No frame da direita está a capa do livro "Candyman" da Dark Side Books, onde mostra uma colméia de abelhas no fundo e em primeiro plano o nome do autor Clive Barker e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Candyman_Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)


