Nas duas primeiras edições da coluna venho falando de como a literatura se insere em outras artes. Porém, hoje resolvi inverter a situação e mostrar que a literatura também é diretamente influenciada por criações de outras áreas.
“Eu não pinto a natureza como ela é, mas como eu a vejo”
Com essa frase Pablo Picasso define bem uma das principais características do movimento artístico do qual foi um dos grandes representantes: o cubismo.
O cubismo é uma das Vanguardas Europeias do início do século XX e critica o desenho acadêmico ao sugerir uma nova forma de representação visual. O estilo trabalha com a construção de imagens por meio de formas geométricas, fazendo assim jogos visuais com o espectador.
Além do espanhol autor da frase título do tópico, ainda se destacam entre os cubistas Paul Cézzane, Diego Rivera, entre outros.
Poesia em formas
É claro que um movimento tão forte quanto esse estenderia sua influência para além dos ateliês e museus. A Poesia Concreta é uma das grandes heranças da vanguarda de Picasso.
Nos anos do século XX se destaca no Brasil o Movimento Concretista, impulsionado por Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos que aplicam os contextos dos cubistas em sua literatura.
A base da poesia concreta é a organização visual do texto e sua disposição gráfica, logo a geometria que remete diretamente ao Cubismo. Como as imagens demonstram, o verso é eliminado como elemento necessário para a poesia, jogos sonoros são explorados, além da decomposição das palavras. Uma nova maneira de ver a poesia surgiu.
Enfim
O Cubismo e a Poesia Concreta chocaram a sociedade em suas respectivas épocas. As duas manifestações representaram a quebra de um padrão na produção artística e descartam o academicismo. Ao permitirem diversas interpretações ambas cumprem, afinal, a real função da arte.








![[Coluna] A bomba debaixo da mesa: Carrie! Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte de um cena do filme "Carrie, A Estranha" de 1976, onde está a personagem Carrie, vista do busto pra cima, ela está coberta de sangue, e com olhar assustador, em um fundo azul escuro. No frame da direita está um recorte da capa do livro Carrie, edição da Suma das Letras, em tom rosa, a capa mostra o rosto de Carrie, no topo o nome do autor "Stephen King" em branco, e sangue vermelho escorre pela capa.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Carrie-Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)
![[COLUNA] Gekkan Shoujo Nozaki-kun (Anime) Fundo branco. Da esquerda para a direita: Rapaz de cabelo roxo, sueter e gravata verde calça azul encarando garota loira de agazalho cinza e saia preta. Garota Ruiva com laços vermelhos de bolinhas brancas, agazalho cinza, saia e meia fina pretas segurando um esfregão que parece um pincel sujo de tinta vermelha. Rapaz alto olhando para a esquerda com agazalho cinza, gravata vermelha e calça preta segurando um pincel. Rapaz de cabelo vermelho segurando uma rosa com uma camisa branca e calça preta. Rapaz de cabelo marrom, camisa azul, gravata e calça azul escuras segurando uma regura em cada mão. Garota de cabelo azul, casaco preto, saia azul segurando uma espada cenografica.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Coluna-Gekkan-Shoujo-Nozaki-kun-Site-696-390-218x150.jpg)

![[Coluna] Agente Carter – Primeira Temporada Vitrine da coluna. Em primeiro plano, no centro, o postêr da série Agente Carter, que mostra a personagem de vestido azul, chapéu vermelho escondendo o rosto e segurando uma arma, boa parte de sua imagem é coberta pelas sombras, e o fundo é escuro, à fentre dela está o título da série "Marvel - Agent Carter". No fundo da vitrine, um recorte da capa de uma história em quadrinhos que mostra Carter apontando uma arma segurando com as duas mãos, o desenho é em tons cinzas e com as cores vermelha e branca da bandeira americana no fundo.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/03/AgenteCarter-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Coluna] Diga o seu nome Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte do postêr do filme "Candyman" que mostra o personagem do título, um homem negro de costas com um casaco escuro e um ganho no lugar da mão e uma abelha pousada no gancho, e o título do filme em amarelo. No frame da direita está a capa do livro "Candyman" da Dark Side Books, onde mostra uma colméia de abelhas no fundo e em primeiro plano o nome do autor Clive Barker e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Candyman_Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)


