PnE 213 – Livro Nada de Novo no Front

0
Imagem de fundo preto com textura de arranhado e pontos manchados. À esquerda no canto inferior tem a logo do Leitor Cabuloso formado por um livro aberto na cor azul e um punho levantado na cor amarela. À sua direita, o pôster do livro emoldurado em branco em fundo cinza e título centralizado em letras vermelhas. Há um soldado no centro, de costas, segurando uma arma de fogo. Ele está sobre um cenário devastado, em cinza. Em frente, há uma nuvem vermelha e a sombra de outros soldados. À direita está escrito
Imagem de fundo preto com textura de arranhado e pontos manchados. À esquerda no canto inferior tem a logo do Leitor Cabuloso formado por um livro aberto na cor azul e um punho levantado na cor amarela. À sua direita, o pôster do livro emoldurado em branco em fundo cinza e título centralizado em letras vermelhas. Há um soldado no centro, de costas, segurando uma arma de fogo. Ele está sobre um cenário devastado, em cinza. Em frente, há uma nuvem vermelha e a sombra de outros soldados. À direita está escrito "#213 Livro Nada Novo no Front" na cor branca. Em cima, à direita, tem a logo do podcast formado por livros em pé e que vão caindo com o título "Perdidos na Estante" em cima e o símbolo de play na letra "o", na cor branca.

O livro Nada de Novo no Front é considerado por muitas pessoas como a obra anti-guerra e pacifista mais importante da história da literatura.

Escrito por Erich M. Remarque, um escritor alemão que frequentou os campos de guerra durante a Primeira Guerra Mundial, ele traz as memórias de Paul, um soldado de apenas 17 anos que conta seu dia a dia e de seus amigos enquanto eles estão no front.

O livro é fluído, porém denso. Diferente de obras com discurso a favor da militarização ou que trazem memórias de heroísmo da guerra, grandes atos feitos por homens que eram mais do que homens, eram soldados, esse livro marcou gerações e é fundamental pois ele trata o tema com uma sinceridade e de maneira crua: na guerra não há nada de bonito.

Para falar sobre o livro Nada de Novo no Front, Domenica Mendes recebe mais uma vez Carvalho de Mendonça do podcast Veia Dramática e também Maicon Alves, do podcast o Prof é Pop, pela primeira vez aqui no programa.

Eles contam sobre o livro e fazem reflexões fundamentais para nossos dias. Especialmente porque temos um aumento de violência no mundo, avanço da extrema direita e também, além das inúmeras guerras cotidianas, também acompanhamos preocupados a guerra Rússia e Ucrânia.

Ouça esse episódio até o fim e depois envie o link para mais pessoas. Em breve voltamos para comentar sobre a nova adaptação dele que estreia na Netflix em 28 de outubro. Bom episódio!

Assista ao trailer do filme baseado no livro Nada de Novo no Front

Mais um beijo pra gente!

Quer receber um beijo nosso no próximo quadro “Momento do beijo”? É só nos deixar um salve em qualquer rede social ou um comentário no post. Estamos loucas para te beijar! 😉

Ficha técnica

Apresentação: Domenica Mendes, Carvalho de Mendonça e Maicon Alves
Pauta: Domenica Mendes
Produção: Domenica Mendes
Assistente: Leonardo Tremeschin
Edição: Ace Barros
Capa e descrição da imagem: Amanda Barreiro


Agradecimentos Especiais

Esse episódio foi produzido graças a Airechu, Aline Bergamo, Allan Felipe Fenelon, Amauri Silva, Caio Amaro, Camila Vieira, Carol Vidal, Carolina Soares Mendes, Clecius Alexandre Duran, Daiane Silva Souza, Guilherme De Biasi, Igor Bajo, Janaína Fontes Vieira, Lucas Domingos, Lu Bento, Luiz Henrique Soares, Marina Jardim, Marina Kondratovich, Moacir de Souza Filho, Nilda, Priscilla Rubia, Ricardo Brunoro e Rodrigo Leite.

Segue a gente, a gente é legal!