Homens de Armas é o décimo quinto livro da série Discworld e o segundo protagonizado pelos membros da Vigilância Noturna da Guarda Municipal da cidade de Ankh-Morpork.
A Guarda Municipal está passando por muitas mudanças. Lorde Vetinari, o Patrício de Ankh-Morpork, decidiu que a Vigilância deve refletir a composição étnica da cidade. Dessa forma, os novos recrutas são: o anão Porrete, o troll Detritus e Angua, uma mulher. Além disso, Cenoura Mineraferro foi promovido a Cabo e Capitão Samuel Vimes está prestes a deixar a Vigilância pois vai casar e entrar na alta sociedade.
Enquanto o Capitão Vimes sente dificuldades em lidar com sua nova posição social e com sua saída da Guarda, e o Cabo Cenoura treina seus novos recrutas, os problemas aumentam na cidade. Primeiro, um artefato muito perigoso é roubado do Grêmio dos Assassinos e, logo depois, várias pessoas são mortas de uma forma que ninguém consegue explicar.
A Vigilância Noturna
Um policial prestes a deixar o cargo recebe a ordem de não investigar os crimes que estão ocorrendo. É claro que Capitão Vimes não vai seguir as ordens de Lorde Vetinari e vai se investigar os assassinatos.
O Capitão Samuel Vimes se mostrou um ótimo investigador neste livro. Além disso, suas interações com a alta sociedade Anhk-Morpork são ótimas, explicitando de forma hilária a hipocrisia da elite.
Possuir uma centena de propriedades nos guetos não era um crime, mas viver em um era, ou quase.
Quem tinha dinheiro o bastante dificilmente conseguia cometer crimes. Apenas perpetrava pequenos pecadilhos divertidos.
Enquanto os guardas investigam os assassinatos, ocorrem revoltas pela cidade pois os anões culpam os trolls pelas mortes. Nestas situações, Cabo Cenoura se mostra um líder nato e consegue resolver quase tudo dialogando. Sua interpretação literal de qualquer conversa gera momentos hilários em muitas passagens.
Dupla explosiva
Destaco a interação entre os novos policiais-lanceiros Porrete e Detritus. Anões e trolls se odeiam e brigam constantemente, logo esses dois não conseguem se entender à princípio, mas a medida que vão trabalhando juntos desenvolvem uma forte amizade.
A investigação dos crimes nos permite conhecer mais detalhes sobre os Grêmios de Ankh-Morpork, associações onde os membros aprendem os segredos de sua profissão. Temos, por exemplo, o Grêmio dos Assassinos (para os filhos da elite), o Grêmio dos Ladrões (é melhor que o crime seja organizado) e o Grêmio dos Bobos (não é nada fácil fazer palhaçada).
Às vezes é melhor acender um lança-chamas do que amaldiçoar a escuridão.
Caso encerrado!
Homens de armas traz uma história muito ágil e extremamente divertida, cheias das ironias, críticas sociais e os trocadilhos típicos dos livros de Terry Pratchett. A trama é basicamente um mistério policial envolto em situações bizarras que incluem cachorros falantes e pessoas querendo a volta da monarquia.
Os livros da série Discworld sobre a Guarda Municipal se tornaram os meus favoritos. Guardas! Guardas! é excelente, mas Homens de Armas é ainda melhor, trazendo uma evolução dos personagens principais e da Guarda em si, que está sendo cada vez mais respeitada em Ankh-Morpork.
Nota

Garanta a sua cópia de “Homens de Armas”!
Ficha Técnica
Título: Homens de Armas
Autor: Terry Pratchett
Tradução: Alexandre Mandarino
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2017
Páginas: 336
ISBN: 978-8528616989
Sinopse: Uma aventura do universo Discworld. A Vigilância só tem 24 horas para fazer a limpa na cidade, e é de Ankh-Morpork que estamos falando… Todos a postos! A Vigilância Noturna da Guarda Municipal de Ankh-Morpork é formada pelo Cabo Cenoura (tecnicamente um anão), o Policial-Lanceiro Porrete (de fato um anão), o Policial-Lanceiro Detritus (um troll), a Policial-Lanceira Angua (uma mulher… na maior parte do tempo) e o Cabo Nobbs (desqualificado da raça humana por agressão física). Eles precisarão de toda a ajuda possível, pois uma nova ameaça está à solta: tão letal quanto um dragão, porém mecânica e totalmente desalmada. Algo que mata sem qualquer escrúpulo. A primeira arma de fogo de Discworld. Todos a postos!”
![[Resenha] Homens de armas - Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)

![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Ponte das Almas – V. E. Schwab Capa do livro, ilustração mostrando um cemitério. Na parte superior, mostra um céu noturno de cor vermelha com algumas estrelas e uma lua cheia branca. A silhueta do portão do cemitério, em preto. Mais abaixo, compondo todo o restante da capa, diversas silhuetas de lápides e de pessoas translúcidas, em tons de cinza. No meio, uma pessoa de cabelo preto e longo, pele da cor branca, vestido vermelho e sem definição do rosto. Uma das lapides cobre a parte debaixo do corpo. No centro, em destaque o título do livro, em branco. No topo, o nome da autora.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/PonteDasAlmas-Site-696-390.jpg)


