[Coluna] Agente Carter – Primeira Temporada

0
Vitrine da coluna. Em primeiro plano, no centro, o postêr da série Agente Carter, que mostra a personagem de vestido azul, chapéu vermelho escondendo o rosto e segurando uma arma, boa parte de sua imagem é coberta pelas sombras, e o fundo é escuro, à fentre dela está o título da série
Vitrine da coluna. Em primeiro plano, no centro, o postêr da série Agente Carter, que mostra a personagem de vestido azul, chapéu vermelho escondendo o rosto e segurando uma arma, boa parte de sua imagem é coberta pelas sombras, e o fundo é escuro, à fentre dela está o título da série "Marvel - Agent Carter". No fundo da vitrine, um recorte da capa de uma história em quadrinhos que mostra Carter apontando uma arma segurando com as duas mãos, o desenho é em tons cinzas e com as cores vermelha e branca da bandeira americana no fundo.

Margareth Elizabeth Carter (mais conhecida como Peggy Carter) é uma personagem de quadrinhos da Marvel Comics criada por Stan Lee e Jack Kirby na HQ Tale Of Suspense #75 de 1966. No início, era o interesse amoroso do Capitão América, tendo seu nome revelado duas edições depois. Nos cinemas a personagem apareceu pela primeira vez no filme Capitão América: o Primeiro Vingador, de 2011, sendo interpretada pela atriz Hayley Atwell. Carter é uma agente da inteligência britânica lutando ao lado do herói para derrotar a organização Hidra e seu líder, o Caveira Vermelha (Hugo Weaving). 

Com o fim da guerra e a aparente morte de Steve Rogers, Pegg Carter se dedica à criação da Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuasão, ou S.H.I.E.L.D. Com isso em mente, a Marvel lançou em 2013 um curta-metragem focado na personagem e tem uma versão resumida do que viria a ser a série. Apesar de escondido nos extras do DVD de Homem de Ferro 3 , teve uma boa recepção e abriu espaço para um futuro novo projeto.

Recordar é viver

Agora vamos tirar um momento para relembrar algo chamado Marvel Television, cuja proposta era produzir séries de televisão que se passam no mesmo universo e se relacionam com os filmes da Marvel. O projeto escolhido para iniciar os trabalhos foi a série Agents Of S.H.I.E.L.D (outra injustiçada, mas tudo a seu tempo), focada no agente Coulson e sua nova equipe lidando com um mundo pós invasão alienígena.  

Com as portas para a televisão abertas, logo surgiram conversas sobre o que mais poderia ser trabalhado e, por fim, foi anunciada a série da Agente Carter, a primeira temporada lançada em 2015. A série começa em 1946, um ano após o fim da guerra e a aparente morte do Capitão América. Peggy trabalha na RCE (Reserva Científica e Estratégica), cercada por homens que a veem como uma secretária, além de fazerem piada sobre o seu relacionamento com o finado Capitão Rogers. Nesse contexto, Howard Stark (Dominic Cooper) a recruta para missões secretas ao lado de seu fiel mordomo Edwin Jarvis (James D’Arcy) (Sim, o mordomo. Soa estranho, mas a série faz parecer coerente).

Antes de tudo…

Antes de entrarmos na área de spoilers, cabe apontar o primor que é a produção da série. É evidente que retratar a Nova York dos anos 40 não é barato, o que aqui é feito com maestria a cada figurino e cada carro passando na rua. Toda a coloração se encaixa perfeitamente na proposta, porém é a trilha sonora é o que faz a mágica e transporta o espectador para o iluminado mundo pós  segunda guerra (o que é irônico pois o pós guerra costuma ser sombrio mas os Estados Unidos continental estavam festejando por não terem sido invadidos nem bombardeados). Um destaque especial para a radionovela do segundo episódio que adapta as aventuras Capitão América salvando a frágil enfermeira Betty Carver e é responsável pelos melhores efeitos sonoros da temporada.

Dito tudo isso, SPOILERS abaixo

Fonte: Canal ABC
Carro verde dos anos 40 estacionado em um beco escuro. Encostado no carro esta Howard Stark, homem branco de cabelos pretos e bigode, casaco marrom xadrez e calça marrom claro, ao lado Peggy Carter,mulher cabelos castanhos, camisa branca e saia roxa. Ao lado dela esta Sr. Jarvis, homem alto branco de terno cinza.

Para variar, é tudo culpa de um Stark. Howard tem seu cofre pessoal invadido (alguém tão inteligente não foi capaz de projetar um cofre mais seguro) e suas invenções mais perigosas aparecem no mercado negro. Ao perceber que vai levar a culpa de vender armamentos perigosos aos inimigos dos Estado Unidos, Stark recorre à Peggy para provar sua inocência. Carter é perfeita para o trabalho: sendo funcionária da RCE tem acesso a investigação, ao mesmo tempo em que é invisível, pois “ninguém olha para ela”.

A série Agente Carter sabe navegar entre comédia, ação e investigação, além de uma interessante trama de espionagem. O primeiro muito presente na interação entre Peggy e o Sr. Jarvis. D’Arcy em especial alterna com maestria seu personagem entre “eu não faço ideia do que estou fazendo aqui” e “eu não queria estar em nenhum outro lugar”.

Onde a Agente Carter se encaixa?

Peggy e Howard não são os únicos conectados aos Vingadores originais do MCU, há também uma ligação com a personagem de Scarlett Johansson. Dorothy Underwood (Bridget Regan), uma simpática jovem do interior tentando a vida em NY rapidamente se revela uma espiã russa treinada na Red Room Academy que trabalha para o Leviathan, uma agência soviética equivalente a RCE. E aqui fica uma pequena crítica pelo que a Marvel deixou de fazer: nos quadrinhos, a Viúva Negra recebe uma versão do soro do supersoldado, algo que foi ignorado nos filmes. Essa série seria o local perfeito para firmar essa conexão, uma vez que um dos objetos roubados de Howard Stark é um recipiente projetado para proteger e preservar a última amostra de sangue do Capitão America. Dorothy roubar o frasco teria feito esse link.

Fim do começo?

A primeira temporada se fecha dando a Peggy uma chance de redenção em uma cena que espelha os momentos finais de suas aventuras com Steven. A diferença é que aqui ela consegue salvar um amigo. Mesmo não sendo responsável pelo destino do Capitão América, Peggy passou muito tempo afastando as pessoas, se sentindo culpada pelos males que afligiam aqueles ao seu redor. Salvar Howard acaba sendo o ponto final em seu processo de luto.

Quer ler mais sobre Agente Carter?

MARVEL’S AGENT CARTER: SEASON ONE DECLASSIFIED
Guidebook to the Marvel Cinematic Universe – Marvel’s Agent Carter Season One #1
Captain America: Peggy Carter, Agent of S.H.I.E.L.D.
Agent Carter: S.H.I.E.L.D. 50th Anniversary #1 (English Edition)

Ficha Técnica

Fonte: Canal ABC

Título: Agente Carter
Produtora: Sara E. White
Estudios: Marvel Television, ABC Studios,F&B Fazekas & Butters
Elenco: Hayley Atwell, James D’Arcy, Chad Michael Murray, Enver Gjokaj, Shea Whigham
Ano: 2015
Numero de Episódios: 8
Sinopse: Após retornar para América com o fim da Guerra, em 1946, Peggy Carter (Hayley Atwell) encontra-se trabalhando secretamente na Reserva Científica Estratégica (SSR, no original em inglês), enquanto seus colegas de trabalho a tratam como uma simples secretária. Quando Howard Stark (Dominic Cooper) é acusado de traição ao país por vender armas ilegalmente, ele secretamente pede ajuda a Peggy para provar sua inocência e limpar o seu nome.

Com a ajuda do mordomo de Stark, Edwin Jarvis, Agente Carter precisa balancear o trabalho administrativo e as missões secretas para o amigo, ao mesmo tempo em que leva uma vida solteira após perder o seu amor, Steve Rogers (Chris Evans).