[Resenha] Os registros estelares de uma notável odisseia espacial – Becky Chambers

0
Capa do livro. Uma imagem do céu noturno extremamente estrelado, com nuvens espaciais azul e amarelas, tornando o céu muito colorido, ocupando quase toda a capa. Na base, a silhueta de uma pessoa sentada no chão olhando para o céu. Em primeiro plano o título do livro, escrito em branco e amarelo, compondo uma palavra por linha.
Capa do livro. Uma imagem do céu noturno extremamente estrelado, com nuvens espaciais azul e amarelas, tornando o céu muito colorido, ocupando quase toda a capa. Na base, a silhueta de uma pessoa sentada no chão olhando para o céu. Em primeiro plano o título do livro, escrito em branco e amarelo, compondo uma palavra por linha.

No terceiro livro da série Wayfarers, Becky Chambers utiliza o dia a dia de cinco personagens para nos mostrar a vida e a história da Frota do Êxodo, o grupo de humanos que deixaram a Terra e agora vivem espalhados pelo universo, convivendo com diversos alienígenas.

No prólogo de Os registros estelares de uma notável odisseia espacial ocorre um grave acidente que resulta na descompressão, e consequente explosão, de uma das gigantescas naves cidade da Frota, o que causou a morte de 43600 pessoas. Alguns anos depois, vemos como este acontecimento marcou a vida dos protagonistas.

Quem somos?

Tessa Santoso é mãe de duas crianças e irmã de Ashby, o protagonista do primeiro livro. Apesar de gostar de morar na nave cidade e adorar sua forma de viver, desde que sua filha testemunhou a explosão da nave cidade Oxomoco, ela se pergunta se não deveria levar a família para viver no chão.

Isabel é uma arquivista de 80 anos, uma das pessoas responsáveis por guardar todo o conhecimento da Frota. Ela recebe a visita de uma alienígena que quer conhecer a cultura humana, o que leva a várias situações inusitadas e debates interessantes sobre formas diferentes de ver a vida.

Eyas é uma cuidadora dos mortos que apesar de sempre ter desejado essa profissão, sente que algo está faltando em sua vida. Kip é o típico adolescente que não sabe o que quer da vida e só pensa em ir embora de casa para conhecer outros lugares e pessoas. Sawyer é um descendente dos primeiros humanos que deixaram a Frota que decide ir morar numa nave cidade só porque quer tentar algo diferente.

Do solo, nos erguemos.

De nossas naves, nós vivemos.

Nas estrelas, sonhamos.

O que fazemos?

Para mim, ler um livro da Becky Chambers é como ser abraçado por alguém que te diz que vai ficar tudo bem. Nos sentimos reconfortados. A humanidade da série Wayfarers aprendeu muito com seus erros e criou uma sociedade que, apesar de imperfeita (é claro), convive de forma muito mais harmônica entre si e com o meio. As pessoas da Frota aprenderam que todo mundo tem um papel a desempenhar na sociedade, todos importantes, e também o quão é importante a nossa história.

Para onde vamos?

Neste livro, a Frota do Êxodo chegou ao seu destino depois de muitas gerações. Então, para onde eles vão agora? Alguns querem ficar onde estão, mas muitos querem mudar. Alguns personagens nos mostram o quão importante é o senso de propósito, o que nos faz se sentir bem consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor, e também que não é preciso ter medo de mudar quando necessário. Às vezes é preciso ir embora para voltar e valorizar o que temos.

Os registros estelares de uma notável odisseia espacial é um livro aparentemente simples pois não é focado em uma trama. Seu foco nos personagens nos deixa refletindo sobre a vida após cada capítulo. É um livro muito bem escrito que deixa o coração quentinho, perfeito para trazer alento em tempos tão difíceis. Extremamente emocionante.

Nota

Cinco selos cabulosos. A maior nota do site.
Cinco selos cabulosos. A maior nota do site.

Garanta a sua cópia de “Os registros estelares de uma notável odisseia espacial”!

Ficha Técnica

Título: Os registros estelares de uma notável odisseia espacial
Autora: Becky Chambers
Tradutora: Flora Pinheiro
Editora: Darkside
Ano: 2020
Páginas: 352
ISBN: 978-8594542168
Sinopse: Séculos atrás, os últimos humanos deixaram a Terra em busca de um novo lar. Hoje, a Frota do Êxodo é uma relíquia viva, um lugar de onde muitos vieram, mas que poucos conheceram.
À medida que seus tripulantes decidem ir viver em cidades alienígenas ou colônias terrestres, os que optam por permanecer nessa comunidade extremamente frágil começam a se perguntar: qual o propósito de uma nave que chegou ao seu destino? Por que continuar no espaço quando há tantos mundos habitáveis para se viver? Qual o preço de manter esse estilo de vida? Vale a pena fazer isso?