[Resenha] Foundryside – Às Margens da Fundição – Robert Jackson Bennett

0
Capa do livro. Um comôdo totalmente escuro, dando vista para a paisagem externa vista através de uma janela em modelo antigo e topo ovalado, no centro da capa. A paisagem é composta por uma lua crescente no céu, e diversas casa ao fundo, onde muitas estão pegando fogo. Na beirada da janela, uma pessoa em meio as sombras, sentado e com roupas escuras e capuz. Topo o título do livro, e o texto
Capa do livro. Um comôdo totalmente escuro, dando vista para a paisagem externa vista através de uma janela em modelo antigo e topo ovalado, no centro da capa. A paisagem é composta por uma lua crescente no céu, e diversas casa ao fundo, onde muitas estão pegando fogo. Na beirada da janela, uma pessoa em meio as sombras, sentado e com roupas escuras e capuz. Topo o título do livro, e o texto "Às margens da fundição", na lateral esquerda, na vertical o texto "Trilogia Os Fundadores". Na lateral direita, uma chave dourada, o texto "Volume 1", e abaixo uma mão amarela. Na base, o nome do autor.

As Casas Comerciais controlam as fundições e suas inscrições e assim, controlam tudo. Sância está bem ciente do mundo em que vive e sabe que para mudar de vida precisa de muito dinheiro, felizmente, ela é uma excelente ladra.

Assim, a garota é contratada para roubar um objeto de uma fundição na orla da cidade e o dinheiro promete ser o suficiente para que ela consiga alcançar seu maior objetivo. Mas o roubo é desastroso e mesmo tendo conseguido o tal objeto, Sância é perseguida e está em um perigo muito maior do que antes.

A premissa parece genérica? Pode ser, mas Foundryside ganha pontos na sua construção de mundo e carisma dos personagens, e eu ainda nem parei para te explicar o sistema de magia.

As Incrições

Sinceramente, é difícil detalhar a riqueza com que Robert Jackson Bennett criou a magia dessa série, mas a grosso modo acontece assim: os inscritores são pessoas que conseguem colocar inscrições nos objetos fazendo com que eles achem que são outra coisa. Por exemplo, eles podem pegar um pedaço de madeira e convencê-la de que na verdade, ela é uma rocha secular, assim, ela é capaz de sustentar uma casa ou o que for necessário, sem quebrar. Mas de novo, estou falando de um modo bem básico, porque essa arte é cheia de nuances e regras.

As Casas Comerciais possuem os inscritores e as fundições capazes de criar esses objetos, é por isso que elas são tão importantes e comandam esse mundo. Ao roubar uma caixa de uma das fundições, Sância começa a ser perseguida, mas por quem? Por uma das casas?

Mais uma história de equipe?

Ao abrir a caixa, Sância se depara com uma chave que é capaz de transmitir seus pensamentos, além de ter outras habilidades. Isso, mesmo, a chave fala, pelo menos com Sância e ele se chama Clave.

O grande problema de Foundryside está em seu início. São umas boas 150 páginas em que acompanhamos Sância e Clave fugindo pela cidade, uma ação que serve praticamente apenas como pano de fundo para nos explicar a sociedade e a magia desse mundo. A escrita é boa, os diálogos entre os dois são ótimos, mas é inegável que fica um pouco entediante. É então que acontece a primeira virada e personagens que vinham aparecendo apenas momentaneamente chegam para fazer parte dessa história.

Gregor Dandolo é capitão da guarda e não está nada feliz com o roubo (e as consequências dele); Orso é o inscritor de uma das Casas e ele e sua assistente, Berenice, têm seus próprios interesses no que fiz respeito às inscrições.

Não queria ser tão vaga, porém, o aparecimento desses personagens e o que descobrimos deles acontece de forma gradual e muito rica, fazendo com que qualquer coisa que eu fale, seja spoiler. Dito isso, apesar de em um primeiro momentos Sância parecer a protagonista, com o passar do tempo, tanto Gregor quando Orso vão tendo mais destaque e eu adorei, pois foram meus favoritos.

Sância é aquela personagem desconfiada de tudo e todos que bota seus interesses na frente; Gregor tenta fazer da cidade um lugar melhor, mas parece estar lutando sozinho; Orso é o gênio ranzinza que tem uma moralidade duvidosa e Berenice é a pessoa que coloca o caos em ordem e faz as coisas andarem. Ah, mas não esqueçamos de Clave – ele é o ponto de humor nisso tudo, extremamente leal e um mistério para todos.

Como já comentei, os personagens são extremamente carismáticos e terminei esse primeiro livro apegada a eles e ansiosa para descobrir aonde essa história vai, isso porque ela foi cheia de reviravoltas e descobertas e já expandimos bastante a mitologia apenas com esse início.

Mas é bom?

Demais! Apesar do início repetitivo para situar o leitor, o andar da história que cresceu muito com suas descobertas e reviravoltas, a escrita fluida e os personagens cativantes, me fizeram adorar Foundryside – Às Margens da Fundição. Indicado para todos que gostam de fantasia, especialmente com construção de mundo e um novo sistema de magia.

Nota

Quatro selos cabulosos e meio. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.
Quatro selos cabulosos e meio. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.

Garanta a sua cópia de “Foundryside”!

Ficha Técnica

Título: Foundryside – Às Margens da Fundição (Os Fundadores 01)
Autor:Robert Jackson Bennett
Editora: Morro Branco
Tradução: Aline Storto Pereira
Ano: 2021
Páginas: 640
ISBN: 9786586015232
Sinopse: Em uma cidade movida por magia industrializada, quais são as consequências de interferir na própria realidade?

Sancia Grado é uma ladra, e é excelente no que faz. Assim, seu alvo mais recente, um armazém superprotegido no cais de Tevanne, não é nada que suas habilidades únicas não possam resolver.

Porém, sem saber, Sancia foi enviada para roubar um artefato que tem um poder inimaginável, um objeto que poderia revolucionar a tecnologia mágica conhecida como “inscrição”. As casas comerciais que controlam tal magia – a arte de usar comandos codificados para dar vida a objetos cotidianos – já a utilizaram para transformar a cidade de Tevanne em uma enorme e impiedosa máquina capitalista, mas agora buscam liberar os segredos do artefato para atingir objetivos ainda maiores.

Com a sua cabeça à prêmio e uma revolução em curso, Sancia terá de dominar o poder do artefato e se unir aos mais improváveis aliados, se quiser sobreviver. Será ela capaz de arcar com a própria transformação para impedir uma guerra secreta que poderá reescrever a própria realidade?

“Um começo empolgante de uma série de fantasia épica promissora. Prepare-se para enfrentar mistérios ancestrais, magia inovadora e roubos emocionantes.” ― Brandon Sanderson, autor da série Mistborn

“Em Foundryside: às margens da Fundição, as inscrições mágicas são os códigos que modificam a realidade, e Bennett é o jogador máximo. Um revigorante olhar sobre a magia – apresentando uma heroína para a qual todo leitor vai torcer ― de um dos escritores mais sagazes que conheço.” ― Peter V. Brett, autor da série CICLO DAS TREVAS, best-seller do New York Times