[Resenha] Contos Populares Eslavos – organizado por Juliana Garcia

Capa do livro. Fundo vermelho com uma moldura azul. No topo, em amarelo, o título
Capa do livro. Fundo vermelho com uma moldura azul. No topo, em amarelo, o título "Eslavos" e logo abaixo o texto "Os melhores contos e lendas". No centro uma silhueta preenchida em azul de um dragão com asas, sem membros e três cabeças longas.

De Leshy à Baba Yaga, a mitologia eslava abarca diversos personagens únicos que montam todo o imaginário cultural dos povos eslavos, sejam eles meridionais ou do leste europeu. Entretanto, o mais magnífico, e mais desconhecido, é, de fato, os contos de fada populares.

“Vassilíssa correu para a floresta escura, e somente então o cavaleiro negro galopou, e ficou escuro como breu por toda parte. como ela conseguiria voltar para casa sem luz? O que ela faria? Por que sua madrasta a queria morta?

Para os eslavos, os contos de fadas possuem uma importância que vai além de simplesmente prender a atenção das crianças. Para eles, elas servem de aparato para contar sobre os costumes e tradições do povo, pois essas histórias os ajudam a introduzi-los em questões morais, éticas, vitais, familiares e até mesmo de estado, além de ajudar a transmitir a percepção de nação.

“OS CONTOS DE FADAS SÃO CONSTRUÍDOS NORMALMENTE POR ARQUÉTIPOS, OU SEJA, ESTRUTURAS PROFUNDAS DO INCONSCIENTE COLETIVO, A FIM DE PASSAR UMA LIÇÃO MORAL OU EXPRESSAR OS IMPERECÍVEIS VALORES DA SOCIEDADE.”

Percepções

Em “Contos Populares Eslavos”, livro que é um dos integrantes do “Box Eslavos – Melhores Contos e Lendas”, é possível encontrar um apanhado dos principais contos populares de todos os povos eslavos, 17 ao todo, em seus conteúdos integrais. Os detalhes mantidos e preservados de nomes e tradições eslavas dão um toque completamente único a essa obra, pois transmite ainda mais todo o poder e veracidade que elas passam para os nativos que as consomem durante toda a vida. É possível mergulhar em um pedaços de uma tradição tão distante através desse livro, afundar em um universo completamente novo e único de paixões e percepções completamente únicas e diferente, de um povo tão mal conhecido e que tem tanto a nos ensinar.

Contos como “Vassilíssa, a bela”, “O pássaro de fogo”, “A princesa com cachos dourados” e “Lágrimas de pérolas” fazem parte do repertório do livro com, inclusive, ilustrações belíssimas que antecedem cada capítulo, trazendo-nos ainda mais uma visão melhorada de como é a visão de mundo dos eslavos.

Paralelos

É sabido que os povos eslavos mantinham relações belicosas constantes com Roma e o Império Mongol, mas o que pouco se sabe é que eles sofreram influências fortíssimas da cultura celta e nórdica, sendo essa última a responsável pelos eslavos serem, por muitas vezes, tratados erroneamente como parte dos povos nórdicos, e até mesmo da cultura dos povos iranianos, influência que pode ser notada em Simargl, deus eslavo do fogo físico, que foi inspirado em Simurgh, pássaro mitológico iraniano associado à medicina e às ervas medicinais.

Essas influências externas ficam visíveis em contos como “O pássaro de fogo”, que trata de um conto onde é apresentada a zhar-ptitsa, criatura eslava equivalente à Fênix, e também em outros onde é possível notar a relação tensa já cunhada nos contos folclóricos populares entre madrasta e afilhada, como em “Vassilíssa, a bela”.

“no meio da noite, ele pensou ter visto uma luz no pomar. a luz tornou-se mais e mais brilhante, até que todas as árvores foram iluminadas. então ele viu que a luz vinha de um pássaro de fogo que estava sentado na macieira, bicando as maçãs douradas.”

Considerações finais

Em todo o seu simplismo e leveza, “Contos Populares Eslavos” é, de fato, uma leitura necessária, principalmente para os amantes de mitologias e apaixonados pela cultura eslavas. O convite para conhecer ainda mais esse universo é certo. A vontade de conhecer mais ainda os contos populares eslavos? Mais ainda.

Nota

Cinco selos cabulosos. A maior nota do site.
Cinco selos cabulosos. A maior nota do site.

Garanta a sua cópia de “Contos Populares Eslavos”!

Ficha Técnica

Nome: Eslavos – Os Melhores Contos e Lendas
Autor: Vários
Organização: Juliana Garcia
Edição:
Editora: Pandorga
Ano: 2021
Páginas: 480
ISBN-13: 9786555790528
ISBN-10: 6555790520
Sinopse: Quando os antigos eslavos ouviam o trovão, sabiam que era Perun falando com eles; quando andavam pelas montanhas, sabiam que tinham de fazê-lo com muito cuidado, pois estavam no reino das vily, as ninfas da floresta. Quando olhavam para o fogo, ali estava Svarog, a divindade desse elemento. Sabiam também que os moinhos de água eram locais de encontros de lobisomens. Essa sabedoria foi passada de geração em geração, pela tradição oral, e aqui reúnem-se seus principais elementos: os melhores mitos, contos e lendas do folclore e cultura eslava. São histórias altamente simbólicas, de forte tradição, costumes e culto à natureza. Não há maneira mais interessante de se conhecer sobre um povo, do que se aprofundar em suas crenças, seus costumes e sua tradição. Essa experiência o leitor vivenciará ao embarcar nos contos populares cuidadosamente selecionados neste volume.