Estação 21 #042 – Clichês: Personagens com Deficiência

0
Fundo azul chapado. Em destaque, peça de plástico amarelo (aquelas das quais se destaca soldadinhos de brinquedo ou peças para montagem de aeromodelos). Compondo o objeto, também em plástico amarelo, há um cérebro, um óculos, um aparelho auditivo e uma cadeira de rodas. A imagem possui margem linear amarela. Na parte superior, na mesma cor, há o letreiro “Episódio #042 - Clichês: Personagens com Deficiência”, e, na inferior, os logos do podcast “Estação 21” e do site “Leitor Cabuloso”.
Fundo azul chapado. Em destaque, peça de plástico amarelo (aquelas das quais se destaca soldadinhos de brinquedo ou peças para montagem de aeromodelos). Compondo o objeto, também em plástico amarelo, há um cérebro, um óculos, um aparelho auditivo e uma cadeira de rodas.A imagem possui margem linear amarela. Na parte superior, na mesma cor, há o letreiro “Episódio #042 - Clichês: Personagens com Deficiência”, e, na inferior, os logos do podcast “Estação 21” e do site “Leitor Cabuloso”.

Está no ar mais uma transmissão da Estação 21, o podcast colaborativo sobre histórias atemporais para o público deste século. Hoje falamos sobre clichês: personagens com deficiência.

Neste episódio, Sidney Andrade, Pablo de Assis, Mila Mesmo e May Reis conversam sobre clichês: personagens com deficiência e os tropos capacitistas, mostrando como a ficção ainda peca pelo capacitismo em sua representação desse tipo de personagens e de situações.

Transcrição do Episódio:

Episódio relacionado:

Esse episódio é a continuação do episódio Capacitismo e Ficção Especulativa, que foi ao ar no dia 03/12/2021, caso você ainda não tenha escutado, segue o link:

Onde você nos encontra?

Seja membro do Estação também:

Nós temos um sistema colaborativo organizado para dividir as tarefas que estão envolvidas na produção do nosso podcast, para que o ouvinte que quiser participar possa aprender fazendo.

Cada grupo tem suas funções, seu coordenador e seus voluntários. Entenda o que faz e como funciona cada um deles, e escolha de qual, ou quais, você quer participar: https://forms.gle/937fdqCCv8RKNnbS8

Colaboraram com esse episódio

Identidade Visual: Édipo Barreto;
Identidade Sonora: Pablo de Assis;
Arte da capa: Édipo Barreto;
Edição de Áudio: Fernanda Cortez;
Pauta: Sidney Andrade e Pablo de Assis;
Transcrição: Fernanda Cortez;
Diagramação: Aline Bergamo.