[Resenha] Túnel de ossos – Victoria Schwab

0
Capa do livro. Ilustração que mostra um fundo preto formado por crânios cinza-escuros. No meio até a base do livro uma abertura entre esses crânios mostram um fundo vermelho com a Torre Eiffel também em vermelho e uma moça de roupa vermelha escuro se mostrar o rosto, virada para a frente. No centro da capa, o título
Capa do livro. Ilustração que mostra um fundo preto formado por crânios cinza-escuros. No meio até a base do livro uma abertura entre esses crânios mostram um fundo vermelho com a Torre Eiffel também em vermelho e uma moça de roupa vermelha escuro se mostrar o rosto, virada para a frente. No centro da capa, o título "Túnel de Ossos", no topo o nome da autora.

Túnel de Ossos é o segundo volume da trilogia infanto-juvenil sobre Cassidy Blake. A resenha sobre o primeiro livro, A Cidade dos Fantasmas, está disponível aqui.

Os pais de Cassidy estão gravando uma série sobre cidades assombradas. No livro anterior eles visitaram Edimburgo, onde Cass fez amizade com uma menina que também tem a habilidade de atravessar o véu entre a realidade e o mundo criado por fantasmas que não fizeram a passagem. Lá, a garota aprendeu que esse dom traz consigo a responsabilidade de ajudar os mortos a se libertarem.

Primeiro vem a travessura, depois vem o perigo, então o caos. Quanto mais problemas os poltergeists causam, mais poderosos eles se tornam.

As trevas da Cidade-Luz

Cass e seu melhor amigo, o fantasma Jacob, estão em Paris. Só que a Cidade-Luz esconde em seu subsolo o lugar mais assombrado já visitado pela garota: as catacumbas. São quilômetros de túneis onde os ossos de mais de seis milhões de pessoas estão empilhados, formando paredes e um labirinto sufocante.

Depois da visita às Catacumbas, Cass começa a perceber fenômenos estranhos e descobre que um espírito poderoso e assustador está à solta na cidade. Ciente de sua responsabilidade, Cassidy, com o auxílio de Jacob e sua amiga escocesa, vai tentar ajudar este espírito a fazer a passagem.

Ele parece mais feliz, mais leve, depois de compartilhar sua história. Eu me sinto um pouco mais pesada depois de ouvi-la, mas está tudo bem. É assim que amizades funcionam. Você aprende a dividir o peso.

Amizade

Eu gostei de como neste livro percebemos que a visão de Cassidy sobre seu dom mudou. Agora ela sabe que tem uma responsabilidade sobre os fantasmas que encontra, o que gera um conflito interno na garota devido ao seu relacionamento com Jacob. Aliás, adoro como a amizade dos dois é retratada nesta série, pois eles compartilham momentos engraçados e também muito tocantes.

Perigo

Outro ponto positivo do livro é como esta aventura de Cass trouxe um senso real de perigo não só para ela, como para seus pais e até mesmo para a cidade como um todo. Além disso, a cidade em si é bem aproveitada na trama e conhecemos lugares muito legais como o cemitério Père-Lachaise e o Palais Garnier.

Túnel de ossos proporciona uma leitura divertida, com direito a sustos e momentos emocionantes. É um livro com texto ágil, trama envolvente e personagens adoráveis, sendo um belo conto sobre amizade, família e amadurecimento.

Nota

Quatro selos cabulosos e meio. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.
Quatro selos cabulosos e meio. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.

Garanta a sua cópia de “Túnel de ossos”!

Ficha Técnica

Título: Túnel de ossos
Autora: Victoria Schwab
Tradutora: Carolina Simmer
Editora: Galera
Páginas: 252
Ano: 2021
ISBN: 978-6559810635
Sinopse: Viaje com Cass e Jacob para Paris e descubra o que ― ou quem ― reside, silenciosamente, na deslumbrante Cidade-Luz. Os fantasmas da Escócia podem até ter ficado para trás… Mas, para Cassidy Blake, eles a seguem aonde quer que ela vá. As gravações de Os Espectores, programa de TV dos pais de Cassidy sobre os lugares mais assombrados do mundo, estão a todo vapor. Agora, após deixarem Edimburgo, a família decola para a França, em direção à cidade da luz, do romance… e dos croissants.

Mas, na vida de Cass, nem tudo é o que parece ser. Com Jacob a seu lado, ela irá desbravar os segredos e mistérios escondidos, à espreita, nas esquinas, avenidas, ruelas… E nas catacumbas subterrâneas. Tudo vai ― na medida do possível ― muito bem, até Cass acidentalmente despertar um poltergeist, espírito cujo poder ultrapassa tudo o que ela já viu antes, causando caos e desordem por onde passa. Agora, sem deixar que seus pais descubram, ela precisará reunir determinação e coragem suficientes, além de suas ainda crescentes habilidades, se quiser escapar com vida da cidade. Mas seu tempo está acabando… rápido demais.