Resenha| Senciente Nível 5 – Carol Chiovatto

0
Capa do livro. Uma cidade com aspectos futurista, com prédios altos, em tons roxos e azuis, nas laterais, em perspectiva ao horizonte. No fundo um céu estrelado em tom rosa, e com uma névoa azul e mfundo escuro no topo à direita. Alguns corpos celestes rosas e brancos, junto às estrelas, preenchem o céu. Em primeiro plano, no topo, o nome da autora, e o título do livro, com o
Capa do livro. Uma cidade com aspectos futurista, com prédios altos, em tons roxos e azuis, nas laterais, em perspectiva ao horizonte. No fundo um céu estrelado em tom rosa, e com uma névoa azul e mfundo escuro no topo à direita. Alguns corpos celestes rosas e brancos, junto às estrelas, preenchem o céu. Em primeiro plano, no topo, o nome da autora, e o título do livro, com o "5" do título ocupando boa parte da capa.

Senciente Nível 5 é o novo trabalho de Carol Chiovatto que deixou de lado a feitiçaria na cidade de São Paulo para embarcar uma ficção científica em outros planetas.

Lin é capitã e pesquisadora do Sistema Universitário de Bílgia, um aglomerado de planetas que forma a comunidade mais evoluída do universo tanto em tecnologia quanto socialmente.

Teo é um convidade forçado de Bílgia, sendo ele o emissário de Lena-Hátia e irmão da soberana, ele é mantido como refém para garantir que seu povo, conhecido pela cultura bélica, mantenha acordos de paz. Porém, um rumor sobre sua morte chega aos ouvidos de sua irmã que imediatamente ataca a Universidade de Bígia.

Procurando desfazer o mal entendido, Lin resgata Teo pra levá-lo ao seu povo, mas quando os próprios soldados de Lena-Hátia tentam matá-lo, os dois são forçados a fugir e buscar respostas.

Abaixa que é tiro

Assim como muitos leitores, conheci a Carol Chiovatto pelo seu primeiro livro Porém, Bruxa (resenha aqui no site) que me deixou com a certeza de querer continuar acompanhando seus trabalhos, mas confesso que quando ela saiu da fantasia urbana para a ficção científica, eu não fiquei tão empolgada assim para conferir Senciente Nível 5.

Ao começar a ler essa novela, no entanto, fui novamente fisgada por sua escrita. Somos jogados no meio de um tiroteio sem entender basicamente nada do que está acontecendo a não ser a necessidade de urgência de retirar Teo do local e levá-lo para os soldados de sua irmã. No momento em que esses soldados tentam matá-lo, eu estava definitivamente curiosa.

Se por um lado eu gostei desse ritmo acelerado, por outro, acredito que muitos acontecimentos não foram orgânicos, me deixando com a necessidade de um maior desenvolvimento para chegarmos lá. Mas tenho consciência que essa é uma questão pessoal, pois tenho preferência por tramas mais alongadas e descritivas. Quem já é acostumado com histórias curtas com certeza vai gostar dessa dinâmica.

Lin é uma boa protagonista, centrada no seu trabalho e em resolver a situação de modo a causar o menor número de danos possível, mas para mim quem roubou a cena foi Teo. O emissário do planeta tido como “bárbaro” começa a história tão perdido quanto nós, os leitores, mas ele vai tomando o controle e mostrando o porquê de ele ser um dos líderes da sua terra.

Teo é calmo e até mesmo pacifista, uma surpresa para as pessoas de Bílgia, mas somente até o momento em que ele deve tomar decisões difíceis e suas atitudes chegam a assustar Lin.

A tensão sexual entre os dois é forte desde o início e esse é o ponto que mais me incomodou na leitura. Ficou fora de tom a preocupação sobre sexo no meio de tanta trama de possíveis traições e iminência de guerra.

Mas existe um debate sobre a evolução da sexualidade nas diferentes culturas que foi bem interessante e ajudou a explicar melhor esse universo. Além disso, todas as orientações sexuais e identidades de gênero são tratadas com naturalidade, como deve ser.

A evolução em todos os níveis

Uma das discussões que mais gostei desse livro foi que o povo mais desenvolvido é justamente aquele que usa um modelo de Universidade, deixando claro a posição da autora de que estudo e ciência são vitais para uma sociedade melhor.

O e-book conta com um posfácio com a análise sobre Senciente Nível 5 em meio à ficção científica e fala um pouquinho sobre a Hopepunk, essa literatura que imagina um futuro esperançoso em contraponto com as distopias. Leitura muito interessante.

Mas é bom?

Mais uma vez a Carol Chiovatto me deixou com vontade de seguir acompanhando seus trabalhos. Mesmo que essa novela não seja meu estilo de leitura, a escrita e os personagens mostram o talento de sua autora. Fica aqui a forte indicação, especialmente para os fãs de ficção científica.

Nota

Três selos cabulosos. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.
Três selos cabulosos. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.

Garanta a sua cópia de “Senciente Nível 5”!

Ficha Técnica

Título: Senciente Nível 5
Autora: Carol Chiovatto
Editora: AVEC editora
Ano: 2020
Páginas: 152
ISBN:9786586099676
Sinopse: É necessário impedir a guerra.
LIN, capitã da Universidade da Bílgia, precisa salvar TEO, emissário e irmão gêmeo da Soberana Rea de Lena-Hátia, capturado pela Bílgia há dois anos. Eles contam com a ajuda de NYX, a enigmática inteligência artificial que controla todos os computadores da Bílgia.

Juntos, eles têm de descobrir quem quer uma guerra entre a Bílgia e Lena-Hátia. E sobreviver para contar a história.
A Universidade da Bílgia é um poderoso sistema planetário, responsável por avaliar os diversos povos conforme seus níveis de senciência. Longe de ser o lugar mais benevolente do mundo, tem como refém político o emissário Teo, irmão gêmeo da Soberana Rea de Lena-Hátia, obrigando-a a permitir a exploração de um de seus satélites. O equilíbrio frágil entre as duas potências dura até o dia em que Rea ataca o planeta onde fica a Reitoria da universidade. Ela acredita que seu irmão está morto. Para desfazer esse terrível mal-entendido, a capitã Lin precisa salvá-lo e colocá-lo em contato com a Soberana. Mas nada é tão simples quanto parece. Para sobreviver e descobrir a origem do problema, Lin e Teo precisarão aprender a confiar um no outro . E em Nyx, uma inteligência artificial com capacidades extraordinárias.