Billy Summers – Stephen King

0
Capa do livro. Em visão aérea, aparece uma floresta de arvores altas, em tom vermelho, podendo notar apenas o topo delas. Um rasgo de página forma uma estrada no meio da floresta, onde uma caminhonete vermelha transita por sobre textos de um livro. Ao redor da caminhonete está o título do livro em amarelo, e no mesmo tom está o nome do autor, no topo.
Capa do livro. Em visão aérea, aparece uma floresta de arvores altas, em tom vermelho, podendo notar apenas o topo delas. Um rasgo de página forma uma estrada no meio da floresta, onde uma caminhonete vermelha transita por sobre textos de um livro. Ao redor da caminhonete está o título do livro em amarelo, e no mesmo tom está o nome do autor, no topo.

Billy Summers é um ex-fuzileiro naval que se destacou como franco-atirador durante missões no Iraque. Após deixar a vida militar, ele passou a trabalhar como matador de aluguel que só aceita acabar com a vida de pessoas comprovadamente ruins. Agora Billy está pensando em se aposentar desta nova carreira, só que antes disso ele aceita fazer um último trabalho.

O livro começa com Billy sendo contratado para matar o também assassino de aluguel Joel Allen, que atualmente está preso e esperando julgamento. Como ninguém sabe exatamente quando Allen estará no local ideal para o assassinato, Billy precisa passar muito tempo na cidade disfarçado de Dave Lockridge.

Pessoas ruins precisam pagar um preço. E o preço deve ser alto.

Billy/Dave

Um último trabalho que vai render muito dinheiro mas onde tudo dá errado. O próprio Billy sabe que isto é um clichê de filmes de ação, mas mesmo percebendo alguns sinais de alerta como o fato de não saber quem realmente é o mandante do crime, ele aceita o trabalho. Afinal, se tudo der certo, ele receberá 2 milhões de dólares e irá tirar mais um homem ruim da face da terra.

Embora seja um cara simpático que passa uma sensação de confiança imediata, Billy é uma pessoa que ninguém conhece de verdade. Como ele não tem mais família nem amigos, ele é bastante solitário. Quando se disfarça de Dave, ele se torna muito querido na vizinhança, mas embora seu carinho pelas pessoas seja genuíno ele se tortura ao saber que essas pessoas vão odiá-lo quando seu disfarce for revelado. É triste ver como isso tudo pesa na consciência de Billy.

A história dentro da história

Durante o tempo de espera pelo momento de agir, Billy começa a escrever sobre sua vida. Ele começa narrando a infância difícil ao lado da mãe e seus namorados abusivos, passando por sua entrada na carreira militar. Eu gostei muito dessas partes do livro mas muita coisa foi difícil de ler devido ao peso emocional colocado nelas, além da brutalidade de algumas cenas. Aliás, é necessário avisar que este livro tem muitos gatilhos, principalmente sobre violência contra mulheres.

Quando você causa dor, isto deixa uma cicatriz. Uma cicatriz na sua mente. Uma cicatriz na sua alma. E deveria, porque ferir alguém, matar alguém, não é pouca coisa. Acredite em alguém que sabe disso.

Rumos inesperados

Billy Summers é um ótimo personagem. Ele é um homem inteligente e de bom coração, mas que também sabe ser manipulador para conseguir conviver com os criminosos que o contratam. Ele é um homem traumatizado pelo que viveu, principalmente durante as operações no Iraque, onde seu trabalho era matar e onde viu seus amigos morrerem. Ele é um homem solitário com uma chance de finalmente ser conhecido. Ele é um homem que se acha uma pessoa ruim que mata outras pessoas ruins, mas será que é assim tão simples?

Este livro não é o que eu esperava e isso é muito bom. Eu achei que fosse ler sobre o caso de um trabalho que dá errado, um livro com trama de ritmo rápido, mas li uma história muitas vezes comovente de um homem que teve uma vida difícil e cheia de traumas, um livro de ritmo mais lento e cheio de momentos contemplativos.

Nota

Quatro selos cabulosos. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.
Quatro selos cabulosos. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.

Garanta a sua cópia de “Billy Summers”!

Ficha Técnica

Título: Billy Summers
Autor: Stephen King
Tradutora: Regiane Winarski
Editora: Suma
Ano: 2021
Páginas: 472
ISBN: 978-8556511249
Sinopse: Billy Summers é o homem com a arma; um assassino de aluguel e um dos melhores atiradores do mundo. Mas ele tem um critério: só aceita o serviço se o alvo for realmente uma pessoa ruim.
Agora, Billy quer se aposentar, mas antes precisa realizar um último trabalho. Veterano da guerra no Iraque e um mágico quando se trata de desaparecer depois do crime, o hábil assassino tinha tudo planejado. Então, o que poderia dar errado?
Basicamente tudo.
Quando Billy se acomoda em uma cidadezinha do interior, disfarçado como um escritor tentando superar um bloqueio criativo enquanto espera seu alvo ser transferido para julgamento, ele não imagina a trama de traições, perseguições e vingança que o aguarda.