[Resenha] Hamartia – Esperanza Prado

0
Capa do livro. Um fundo rosa claro, e em primeiro plano ilustração de um estatua semelhante à venus de milo, apenas branca e preta. Na metade superior da cabeça da estátua saem algumas rosas e flores vermelhas. O título
Capa do livro. Um fundo rosa claro, e em primeiro plano ilustração de um estatua semelhante à venus de milo, apenas branca e preta. Na metade superior da cabeça da estátua saem algumas rosas e flores vermelhas. O título "hamartia" ocupa toda a capa em vermelho, separado em cada sílaba em uma linha, e contornando a estátua, as vezes atrás outas a frente.

Quando Amanda recebe a notícia de que seu professor de História da Arte e orientador do mestrado foi sequestrado, ela logo percebe que o crime deve ter relação com a pesquisa que ele estava fazendo. Mas justamente pelo que ele descobriu, Amanda sabe que não deve confiar na polícia.

Impulsiva, a garota começa a investigar sozinha, porém é obrigada a contar com a ajuda não muito solicitada de Max, o filho do professor que também ajudava nos estudos do pai e a única pessoa, além dela, que tem dimensão do perigo que eles estão correndo.

Hamartia – a falha fatal

A primeira coisa que tenho a dizer é que eu gostei do livro, mas entrei nele com as expectativas erradas. Seja pela capa (que eu adoro, por sinal), seja pela sinopse, fui esperando um dark academia, mas é bem longe disso.

Hamartia é um livro leve e apesar de seus personagens estarem na faixa dos vinte e poucos anos, acredito que seja uma história voltada para um público mais jovem, ali pelo final da adolescência. Não que não possa agradar outras pessoas, óbvio que sim. Como já dito, eu gostei.

Mas essa é uma trama simples. Apesar da investigação do sequestro e do subplot da pesquisa que Amanda realizava com seu professor, o foco do livro está muito mais na protagonista metida em confusões e no romance. Esse, aliás, é um aspecto bem forte.

Eu adoro a dinâmica de gato e cachorro que Amanda e Max seguem. Os dois não se dão bem, mas são forçados a trabalharem juntos e é claro que toda essa tensão e brigas têm como fundo uma paixão reprimida. Adoro um clichê.

Amanda é uma protagonista divertida de acompanhar e apesar de ser “vendida” como sem noção, achei ela bastante razoável, inclusive ela própria faz piadas com as vezes em que se coloca em perigo.

Honestamente às vezes eu me questionava como ainda estava viva. Quero dizer, todo bom fã de filmes de terror sabe que a garota intrometida que vai atrás do perigo, ao invés de correr dele, acaba morta. 

Max é seu contrapondo, tentando ser mais razoável, mas quase sempre sede e ajuda a garota nos planos. O livro conta com alguns capítulos dele, mas que são um tanto frustrantes: a maioria dos pontos de vista do rapaz são para narrar acontecimentos já mostrados sob a sua visão, então acaba sendo algo repetitivo.

Nenhum dos coadjuvantes é muito aprofundado, mas ao mesmo tempo, eles funcionam e cumprem seus papeis. Acredito que isso sirva para a história como um todo: é um tanto superficial, porém funciona e entretém.

Agora, um aspecto que me incomodou um pouco é que muito é falado, mas nem sempre mostrado. Os personagens estão sempre comentando o quanto Amanda não tem noção do perigo e se mete em situações inusitadas, mas, tirando umas poucas atitudes dela nesse livro, não é dito nada sobre o passado da garota que a fez ganhar essa fama.

Mas é bom?

Sim. Recomendo para as pessoas que além de terem se interessado pela sinopse, curtem romance e querem uma história leve, para passar o tempo. É uma boa leitura para intercalar com outras mais densas ou tentar sair de uma ressaca literária.

Hamartia é o livro de estreia da Esperanza Prado e estou animada em acompanhar os trabalhos dela e ver sua evolução.

Nota

Três selos cabulosos. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.
Três selos cabulosos. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.

Garanta a sua cópia de “Hamartia”!

Ficha Técnica

Título: Hamartia
Autora: Esperanza Prado
Editora: Letramento
Ano: 2021
Páginas: 286
ISBN: B08CK4MY1H
Sinopse: Amanda Moretti é fã de séries e filmes policiais. Curiosa além da conta, ela ama todo e qualquer tipo de mistério. Após Seamus Murray, seu orientador do mestrado em História da Arte, ser sequestrado na madrugada de uma terça-feira comum, ela vê sua vida virar de cabeça para baixo.

Agora ela suspeita de que o crime esteja relacionado com a pesquisa que os dois realizam na Universidade. Para tentar descobrir o culpado e, com sorte, salvar a vida de Seamus, Amanda não vê outra alternativa a não ser aceitar a ajuda de Max Murray, o filho irritante, mas extremamente atraente, do professor.