[Resenha] O Último Adeus de Sherlock Holmes – Conan Doyle

0
Capa do livro. Na base a silhueta escura de um homem sufocando outro de surpresa, frente a mesa com um abajur. Ocupando todo o lado direito a silhueta de perfil de Sherlock Holmes, do seu cachimbo sai em forma de fumaça o nome do autor. Sua silhueta e prenchida com parte de uma paisagem aberta, com uma ponte e árvores, em tons de cinza. Na esquerda e centro da cada, o título do livro.
Capa do livro. Na base a silhueta escura de um homem sufocando outro de surpresa, frente a mesa com um abajur. Ocupando todo o lado direito a silhueta de perfil de Sherlock Holmes, do seu cachimbo sai em forma de fumaça o nome do autor. Sua silhueta e prenchida com parte de uma paisagem aberta, com uma ponte e árvores, em tons de cinza. Na esquerda e centro da cada, o título do livro.

O Último Adeus de Sherlock Holmes reúne as histórias publicadas entre 1908 e 1917 e foi o penúltimo livro lançado sobre o detetive, então depois de dezenas de contos e vários romances era de se esperar certa repetição.

Porém, não é isso que encontramos. Os contos aqui reunidos trazem um sopro de inovação nas histórias Sherlockianas.

Um vento leste se aproxima

Essa é uma coletânea mais curta do que as anterores com apenas sete contos em vez dos doze ou treze que costumam vir nos outros volumes. Talvez pela quantidade menor, as histórias desse livro são diferentes entre si, mas não apenas isso, muitas têm estruturas ou temas que não apareceram com frequência anteriormente.

Vamos ter contos com cara de mistério sobrenatural, um outro que se passa quase inteiramente no quarto do detetive com Sherlock tendo de resolver um caso acamado, outro em que Watson parte sozinho para a investigação e claro, muito mais.

Além da inovação na estrutura das histórias, um ponto em comum dessa coletânea é que o relacionamento entre Holmes e Watson está muito mais forte e maduro. Eles já são amigos há décadas e já não têm aquela polidez um com o outro das primeiras histórias. Ao mesmo tempo em que brigam também declaram abertamente o quanto se importam.

“Meu bom e velho watson, você é o único ponto fixo em uma era de transformação”

Um bônus é que nesse livro temos “o desfecho” da história desses dois personagens. O conto é tido como um epílogo e nele vemos como estão os amigos na aposentadoria, por assim dizer. Acredito que Conan Doyle esperava finalizar as histórias do detetive aqui, porém mais um vez ele não conseguiu se livrar e publicou posteriormente outro livro de contos intitulado As Memórias de Sherlock Holmes.

Mas é O Último Adeus de Sherlock Holmes é bom?

Muito! Eu me diverti bastante com essas histórias e como já mencionei, adorei como a maior parte delas foi diferente de outras que já li. Definitivamente recomendo, especialmente para aqueles que já são fãs, realmente acredito que esse livro é um presente para nós.

Nota

Quatro selos cabulosos e meio. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.
Quatro selos cabulosos e meio. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.

Garanta a sua cópia de “O Último Adeus de Sherlock Holmes”!

Ficha Técnica

Título: O Último Adeus de Sherlock Holmes
Autora: Arthur Conan Doyle
Editora: Zahar
Tradução: Maria Luíza Borges
Ano: 2016
Páginas: 256
ISBN: 9788537815762
Sinopse: Publicados entre 1908 e 1917 pela Strand Magazine, periódico britânico que levou os casos e a figura de Holmes ao conhecimento do grande público, estão aqui: Sete casos do mestre de Baker Street, o detetive mais amado da literatura.

Publicados entre 1908 e 1917 pela Strand Magazine, periódico britânico que levou os casos e a figura de Holmes ao coSete casos do mestre de Baker Street – o detetive mais amado da literatura.

Publicados entre 1908 e 1917 pela Strand Magazine, periódico britânico que levou os casos e a figura de Holmes ao conhecimento do grande público, estão aqui: “Vila Glicínia”, “O círculo vermelho”, “Os planos do Bruce-Partington”, “O detetive moribundo”, “O desaparecimento de Lady Frances Carfax”, “O pé do diabo” e “Seu último adeus”.

Essa edição bolso de luxo inclui texto integral, breve apresentação e 30 ilustrações originais de diversos ilustradores de Sherlock Holmes. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo.47;Vila Glicínia”, “O círculo vermelho”, “Os planos do Bruce-Partington”, “O detetive moribundo”, “O desaparecimento de Lady Frances Carfax”, “O pé do diabo” e “Seu último adeus”.

Essa edição bolso de luxo inclui texto integral, breve apresentação e 30 ilustrações originais de diversos ilustradores de Sherlock Holmes. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo.