[Resenha] O oitavo mago – Terry Pratchett

0
Capa do livro. Ilustração cartunesca com um fundo com um céu amarelo. Em primeiro plano, um mago de roupa vermelha e espalhafatosa. uma mulher loira segurando uma faca e um pequeno homem com aspecto de bárbaro segurando uma espada, todos voam em cima de um tapete voador em direção a um baú. No topo o nome da série
Capa do livro. Ilustração cartunesca com um fundo com um céu amarelo. Em primeiro plano, um mago de roupa vermelha e espalhafatosa. uma mulher loira segurando uma faca e um pequeno homem com aspecto de bárbaro segurando uma espada, todos voam em cima de um tapete voador em direção a um baú. No topo o nome da série "Discworld", o titulo do livro em vermelho e o nome do autor em um quadro bege.

Rincewind, o mago mais covarde e inepto do Disco, só quer viver em paz. Na verdade, ele sonha em elevar o tédio ao status de arte, mas é claro que ele não vai conseguir escapar de mais uma grande aventura. Em O oitavo mago, quinto livro da série Discworld, a própria existência do mundo está ameaçada com o surgimento de um Fonticeiro.

O que é um Fonticeiro?

O oitavo filho de um oitavo filho se torna um mago. Se contra todas as convenções um mago procriar, seu oitavo filho será um mago ao quadrado, uma fonte de magia, um Fonticeiro.

O tipo de magia que os fonticeiros praticam é temida no Disco pois é muito poderosa para ser controlada e pode acabar com o próprio mundo. Para evitar o surgimento de Fonticeiros, os magos são “incentivados” a ficar longe de mulheres.

Coin é o oitavo filho de Ipslore, um mago que foi expulso da Universidade Invisível e acabou se casando. No momento em que Morte veio buscá-lo, Ipslore deu um jeitinho de evitar seu destino e permanecer (de certa forma) perto de seu filho para traçar o destino do garoto.

— Eu quero saber — gritou Ipslore, irritado — o que existe neste mundo que faça a vida valer a pena.
Morte pensou no assunto.
— GATOS — respondeu, afinal. — GATOS SÃO LEGAIS.

Fonticeria

O garoto Coin, agora com 10 anos, chega na Universidade Invisível demandando ser tornar o arqui-reitor. Ele quer que os magos dominem o mundo e começa a transformar tudo a seu redor, a Universidade, a cidade de Ankh-Morpork e seus habitantes, no que ele acha que eles devem ser.

O símbolo do arqui-reitor e recipiente da sabedoria de todos os magos que já o usaram é O chapéu, que misteriosamente foi roubado pouco antes da chegada de Coin. Este evento lança Rincewind em mais uma aventura da qual ele não queria participar.

— Rápido, você tem de vir comigo — disse. — Está correndo grande perigo!
— Por quê?
— Porque, se não vier, vou matá-lo.

Dessa vez, Rincewind vai contar com a ajuda do Nijel, O Destruidor (bárbaro com uma semana de experiência no serviço) e Conina (ladra, assassina, filha do maior bárbaro do Disco mas que quer ser cabeleireira). Além deles, Bagagem (um baú feito de madeira senciente com perninhas na base e um apetite voraz) vai seguir seu dono, não importa quem ele precise atropelar ou devorar.

Um livro muito divertido

O livro traz um aprofundamento sobre as regras de funcionamento da magia no Disco e das regras da Universidade Invisível. Além disso, também conhecemos mais lugares do Disco, como a cidade Al Khali, famosa por seu café (tão forte que dá para impermeabilizar telhados com ele). Os personagens secundários, principalmente Conina e Nijel, são muito cativantes.

Eu achei O oitavo mago extremamente engraçado e cheguei a gargalhar em várias passagens. Aliás, é impossível não passar boa parte da leitura com aquele sorrisinho no canto da boca. O livro é cheio de ironias e trocadilhos inteligentes, além de trazer reflexões em meio ao enredo, principalmente sobre como podemos fazer nosso próprio destino independentemente do que esperam da gente. Enfim, mais um ótimo livro desta série que já é clássica.

Nota

Quatro selos cabulosos e meio. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.
Quatro selos cabulosos e meio. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.

Garanta a sua cópia de “O oitavo mago”!

Ficha Técnica

Título: O oitavo mago
Autor: Terry Pratchett
Tradutor: Roberto DeNice
Editora: Conrad
Ano: 2003
Páginas: 264
ISBN: 978-8587193971
Sinopse: Segundo uma lei natural do Discworld – o universo fantástico criado por Terry Pratchett-, o oitavo filho de um mago seria fonticeiro, um homem com poderes mágicos infinitos, fatais para o mundo. Por isso os magos eram proibidos de se casar e procriar. Mas Ipslore se apaixona, é expulso da Universidade invisível e tem oito filhos. Como vingança, o mago guia os passos de seu filho para juntos dominarem o mundo. E assim começa a grande guerra da Magia…