Publicada originalmente em formato anônimo em 1837 e, posteriormente, na coleção “Twice-Told Tales” de Nathaniel Hawthorne, “O Experimento do Doutor Heidegger” é um conto intrigante que trata de um assunto um pouco polêmico: não aceitar envelhecer.
“A ÁGUA DA FONTE DA JUVENTUDE TINHA UMA VIRTUDE QUE DURAVA MENOS QUE O EFEITO DO VINHO. O DELÍRIO QUE CRIARA TINHA POR FIM ACABADO.”
O Experimento do Doutor Heidegger
O Doutor Heidegger é o famoso “cientista maluco”. Após fazer algumas pesquisas com ciências ocultas, ele finalmente descobre a saída para o envelhecimento: a tal fonte da juventude. Com a descoberta ele decide, então, chamar seus velhos amigos da alta sociedade para experimentar um pouco do líquido rejuvenescedor. Neste momento, somos apresentados a personagens que sentem-se fracos devido à velhice e que claramente estão descontentes com os infortúnios da idade avançada, pois se sentem limitados e impossibilidade de realizarem alguns de seus sonhos restantes.
Ao apresentar a tal água milagrosa, todos aceitam tomá-la de pronto, mas isso não surpreende o Doutor, muito pelo contrário: isso o alegra, pois finalmente colocará a sua descoberta em xeque.
A partir de então, mergulhamos em cenas que nos fazem questionar até que ponto a juventude eterna é algo positivo. Os personagens da história, após rejuvenescerem, tomam atitudes impensadas que por muito pouco não os colocam em problemas. Suas ações, reprimidas por causa de suas ideias limitantes sobre a velhice, os fazem perder o controle de suas emoções quando se deparam com uma nova possibilidade de colocarem seus desejos e sonhos em ação. Contudo, é apenas durante a juventude que podemos namorar, viajar e beber, ou é a nossa ideia limitante sobre como é envelhecer que nos leva a crer nisso?
A juventude, como o Doutor Heidegger tenta nos mostrar neste conto, tem prazo de validade, assim como tudo na vida, e por mais que isso pareça doloroso para muitos, envelhecer é necessário e não tem volta justamente porque tudo, um dia, precisa chegar ao fim, até nós.
Biografia
Nathaniel Hawthorne foi um escritor norte-americano, considerado o primeiro grande escritor dos Estados Unidos e o maior contista de seu país, sendo o responsável por tornar decisivamente o puritanismo americano um dos temas centrais da tradição gótica.
Nota
Garanta a sua cópia de “O Experimento do Doutor Heidegger”!
Ficha Técnica
Nome: O Experimento do Doutor Heidegger
Autor: Nathaniel Hawthorne
Edição: 1ª
Editora: Editora Wish
Ano: 2021
Páginas: 51
ISBN: B08QGM9L6V
Sinopse: Começamos o ano com uma história de rejuvenescimento (ou não?). Você teria coragem de beber da fonte da juventude?
Em O experimento do Doutor Heidegger, o convidamos a participar de um experimento misterioso e sombrio. Nathaniel Hawthorne, notável novelista americano, nos guia através dos milagres providos pela água da Fonte da Juventude através de quatro personagens. O que eles irão fazer com a juventude restaurada, resta à história nos dizer.