[Resenha] O Conto do Tsar Saltan – Aleksandr Pushkin

Ilustração mostrando duas mulheres, em um campo verde e florido olhando em direção ao fundo da imagem. Uma está de pé com chapéu e um casaco florido, outra está deitada, usando um longo vestido azul e pano escuro com detalhes dourados cobrindo a cabeça. Elas olham para uma cidadela murada em uma encosta verde bem distante. Toda a arte, arquitetura e roupas possui um aspecto russo do século XIX.
Ilustração mostrando duas mulheres, em um campo verde e florido olhando em direção ao fundo da imagem. Uma está de pé com chapéu e um casaco florido, outra está deitada, usando um longo vestido azul e pano escuro com detalhes dourados cobrindo a cabeça. Elas olham para uma cidadela murada em uma encosta verde bem distante. Toda a arte, arquitetura e roupas possui um aspecto russo do século XIX.

Publicado em 1831, na Rússia, “O Conto do Tsar Saltan” conta a história de três irmãs que possuem o sonho de serem czarinas, mas que, infelizmente, acabam entrando em uma tensa história repleta de intrigas e traições.

“O VENTO ALEGRE SIBILAVA,

O BARCO ALEGRE NAVEGAVA

PASSANDO A ILHA DO GRANDE SALTAN,

E O DESTINO DE SUA VIAGEM

SURGIU AO LONGE NA PAISAGEM.”

Sem nomes, as três irmãs aparecem logo no início da história. Enquanto tecem à luz de velas em um fim de tarde comum, elas contam seus sonhos de serem czarinas. A primeira diz que, se fosse czarina, cozinharia para o mundo cristão uma farta refeição. A segunda diz que, se fosse czarina, teceria para todo mundo uma manta de linha. Já a terceira, por sua vez, diz que, se fosse czarina geraria para o czar um herói indomável. O que elas não esperavam, no entanto, é que o czar estaria ali na porta da sala ouvindo a conversa. Ele, ao ouvir a terceira irmã falar, decide que aquela seria uma esposa.

A bela menina, após casar-se com o czar, é traída pelas irmãs. Seu amado vai para a guerra e ela é deixada grávida no palácio junto de suas irmãs invejosas e os criados. Dominadas pela inveja e ganância, as irmãs dão um jeito e traem a czarina, que por sua vez é jogada no mar junto de seu filho dentro de um barril, pois, segundo elas, a criança era uma besta indomável e tinha que ser dizimada junto de sua genitora.

A partir daí começa a grande história do príncipe Gvidon, que, isolado em uma ilha junto de sua mãe após o mar ter se apiedado deles, decide descobrir quem é seu pai.

Gvidon, então, conhece um cisne encantado, mais precisamente uma princesa-cisne, que o ajuda em sua busca e, posteriormente, em sua vingança.

Pushkin e seus Contos de Fadas

Pushkin é tido como o pai da literatura russa moderna e o maior poeta russo de todos os tempos, sendo grandemente equiparado a Shakespeare, e não é para menos! O poeta escreveu obras que entraram para o folclore russo, como é o caso do “O Conto do Tsar Saltan”, e contribuiu para a cultura russa com suas obras de maneira que nunca havia sido vista antes em seu país. Suas obras misturavam romance, drama e sátira, características que acabaram ficando enraizadas na literatura russa, pois foram levadas para obras escritas posteriormente por outros autores.

Pushkin gostava de escrever suas histórias, hoje consideradas contos de fadas, em versos, o que fez com que suas obras adquirissem uma beleza única. Seus versos, sempre rimados e muito bem escritos, nos apresentam, com riqueza de detalhes e sem deixar nenhuma emoção de lado, uma história repleta de elementos fantásticos e únicos da mitologia e folclore russos. No caso de “O Conto do Tsar Saltan”, somos apresentados a uma princesa-cisne que ajuda o nosso herói em sua vingança e torna-se o seu braço direito.

Adaptações

A beleza de sua obra não passou despercebida e foi adaptada para a ópera e para os cinemas! Em 1900, ” O Conto do Tsar Saltan” foi adaptado para a ópera por Nikolai Rimsky-Korsakov e pelo libretista Vladimir Belsky. A história foi dividida em 4 atos, tendo sua primeira apresentação em 03 de novembro de 1900 no Teatro Solodovnikov.

Posteriormente, a obra também foi adaptada para os cinemas, no ano de 1967, em um longa-metragem dirigido por Aleksandr Ptushko, diretor conhecido na época por sua grande habilidade com efeitos especiais.

Biografia

Aleksandr Sergeevich Pushkin (em russo: Алекса́ндр Серге́евич Пу́шкин; Moscou, 26 de maiojul./ 6 de junho de 1799greg. — São Petersburgo, 29 de janeirojul./ 10 de fevereiro de 1837greg.) é o maior poeta russo na época romântica, considerado por muitos como real fundador da moderna novela russa. Pushkin foi pioneiro no uso do discurso vernacular em seus poemas e peças teatrais, criando um estilo de narrativa que misturava drama, romance e sátira associada com a literatura russa, influenciando fortemente desde então os escritores russos seguintes. Ele também escreveu ficção histórica. Sua Marie: Uma História de Amor Russa fornece uma visão da Rússia durante o reinado da imperatriz Catarina II.

Entre as suas obras mais conhecidas encontram-se O prisioneiro do Cáucaso, A filha do capitão, Eugene Onegin, A história da revolta de Purgatief e O Cavaleiro de Bronze. Escreveu poemas, novelas e peças teatrais.

Nota

Cinco selos cabulosos. A maior nota do site.
Cinco selos cabulosos. A maior nota do site.

Garanta a sua cópia de “O Conto do Tsar Saltan”!

Ficha Técnica

Nome: O Conto do Tsar Saltan
Autor: Aleksandr Pushkin
Edição: 
Editora: Editora Saule
Ano: 2016
Páginas: 42
ASIN:B01IL8N8BA
Sinopse:
Aleksandr S. Púchkin, frequentemente considerado o pai da literatura russa moderna, relata neste célebre poema os percalços de tsar Saltan e seu filho, o príncipe Gvidon Saltanavitch. Mergulhado no folclore russo, o leitor se vê em meio a cenas oníricas rebrilhantes em ouro, armaduras e esplendor, sempre acompanhando os feitos prodigiosos de personagens ligados pelo amor e pelo ciúme.

A presente tradução é a primeira que, no Brasil, reconstrói os versos leves e ligeiros do original russo.