[Resenha] A cidade dos fantasmas – Victoria Schwab

0
Capa do livro. A silhueta de uma cidade, no topo o céu noturno e estrelado, os prédios são todos vermelhos com janelas acessas e outras apagadas. A cor vermelha se estende até a base do livro. Silhuetas de pessoas, em vermelho um tom mais escuro compõem toda a capa. Em primeiro plano, uma moça de vestido e cabelos pretos, sem face, ao lado dela um gato preto. No meio o titulo do livro.
Capa do livro. A silhueta de uma cidade, no topo o céu noturno e estrelado, os prédios são todos vermelhos com janelas acessas e outras apagadas. A cor vermelha se estende até a base do livro. Silhuetas de pessoas, em vermelho um tom mais escuro compõem toda a capa. Em primeiro plano, uma moça de vestido e cabelos pretos, sem face, ao lado dela um gato preto. No meio o titulo do livro.

Cassidy Blake é uma garota de 12 anos que tem os pés em mundos diferentes: um no dos vivos, o outro no dos mortos. Após um acontecimento traumático, Cass ganhou a habilidade de ultrapassar a barreira entre o mundo físico e aquele onde ficam os que já morreram. Ela também ganhou um melhor amigo: o fantasma Jacob. Juntos, eles exploram o que há do outro lado do Véu.

A cidade dos fantasma é o primeiro livro da trilogia jovem adulto sobre Cassidy Blake, onde conhecemos a origem do seu dom, a descoberta de seu propósito e tomamos vários sustos numa cidade cheia de histórias e, é claro, fantasmas.

As assombrações de Edimburgo

Os pais de Cass são escritores de livros sobre fantasmas e assombrações em geral que agora vão apresentar uma série de TV documental. A garota acha que é uma grande ironia que ela pode ver fantasmas e seus pais, que vivem disso, não. Na verdade, o pai de Cassidy é bastante cético. Quando o trabalho de seus pais leva toda a família para uma temporada em Edimburgo, na Escócia, o dom de Cass vai levá-la para uma aventura que vai mudar um pouco mais sua vida que já é bem diferente das outras crianças.

A autora incorpora muito bem os locais e lendas de Edimburgo dentro da trama. Junto com Cass e Jacob conhecemos lugares sinistros como o Cemitério Greyfriars e o Beco de Mary King, e ficamos sabendo que algumas das lendas podem ser, na verdade, bem reais. Adoro histórias de assombração, então fiquei com muita vontade de fazer um tour assombrado pela cidade.

Amigos imaginários

“Abrace seu lado estranho, filha querida. Qual a graça de ser normal?”

Cass é uma personagem adorável. Ela é uma criança que sabe que é diferente mas isso não é um problema para ela. Logo no começo do livro, ela diz que nunca quis ser popular pois deve ser exaustivo estar sempre se comportando como os outros esperam. Cass também é bastante corajosa e leal, fazendo de tudo por seus amigos.

“Regra da amizade número dezesseis,” eu digo. “Não vá para onde eu não possa acompanhá-lo.”

Gostei muito da relação de amizade entre Cass e Jacob. Eles têm uma série de regras para se ajudarem, principalmente quando estão do outro lado do Véu que separa os mundos. As conversas entre eles são bem humoradas, apesar da situação inusitada. Eu ri muito com Jacob tentando fazer referências a Harry Potter (Cass é fã) e errando tudo.

A cidade dos fantasmas é uma boa leitura

A trama é bastante simples e curta, mas bem escrita e bem amarrada. O livro é focado em Cass e no seu aprendizado sobre o dom que recebeu, então os outros personagens aparecem pouco e não são aprofundados.

Este primeiro livro não explica o passado de Jacob e estou muito curiosa para saber sobre isso e porque ele e Cass conseguem ter essa relação especial. Agora é só aguardar a próxima aventura de Cass e Jacob que será em Paris em O túnel dos Ossos!

Nota

Quatro selos cabulosos. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.
Quatro selos cabulosos. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.

Garanta a sua cópia de “A cidade dos fantasmas”!

Ficha Técnica

Título: A cidade dos fantasmas
Autora: Victoria Schwab
Tradutora: Marcela Filizola
Editora: Galera
Páginas: 225
Ano: 2021
ISBN: 978-6555872057
Sinopse: Cassidy Blake vive uma rotina simples e tranquila com seus pais no subúrbio. Sua vida é perfeitamente normal – exceto pelo fato de ela conseguir se mover, através do Véu, entre o mundo dos vivos e o do mortos e por ter como melhor amigo Jacob, um fantasma. Quando seus pais são convidados por uma emissora de televisão para apresentar um programa sobre os lugares mais assustadores do mundo, seu cotidiano vira de cabeça para baixo. Em pouco tempo, estão todos – Cassidy, seus pais, seu melhor amigo fantasma e Ceifador, seu gato – em direção à superassombrada Edimburgo, na Escócia, a primeira parada do roteiro do programa… e situações fora do comum começam a acontecer.

Na Escócia, Cass se vê cercada, para onde quer que olhe, por fantasmas de todos os tipos, e, é claro, nem todos são gentis e amigáveis. Em meio às incertezas sobre como deve usar seu dom, Cassidy e Jacob se deparam com a Rapina Rubra, um espírito maligno e lendário que surge a cada inverno para assombrar a população local – principalmente as crianças.

Cruzando a cidade e passando pelos pontos turísticos mais célebres da região – do cemitério Greyfriars ao bar The White Hart Inn, do Beco de Mary King ao castelo de Edimburgo –, Cassidy e Jacob conhecem a fundo as fábulas, mitos e segredos da cidade, e precisam confrontar a história sangrenta e sobrenatural da capital escocesa.

Ainda que em meio a uma empreitada de muitas reviravoltas, os poderes de Cassidy – além de sua bravura e coragem – a levarão a uma batalha épica e, para salvar a si mesma e aos que ama, ela precisará de um impulso e determinação finais, que se estendam tanto pelo enérgico mundo dos vivos quanto pelo sombrio mundo dos mortos.