[Resenha] Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

0
Capa do livro. Ilustração mostrando uma paisagem com um céu azul escuro, iluminado no horizonte. Um gramado com uma caminhonete vermelha voltada para a paisagem. Diversas ilustrações azul claro cobrem as laterais do céu, e no centro o título do livro em letra estilizada.
Capa do livro. Ilustração mostrando uma paisagem com um céu azul escuro, iluminado no horizonte. Um gramado com uma caminhonete vermelha voltada para a paisagem. Diversas ilustrações azul claro cobrem as laterais do céu, e no centro o título do livro em letra estilizada.

É o primeiro dia das férias de verão de 1987 e Ari já está entediado. Ele decide ir até à piscina comunitária, mesmo sem saber nadar e é lá que ele conhece Dante, um garoto sorridente a amigável, exatamente o contrário do próprio Ari.

Embora tão diferentes, os rapazes estabelecem uma conexão instantânea e essa amizade se fortalece com o passar dos dias naquele verão. Mas dois adolescentes descobrindo sobre si mesmos e sobre a vida nunca é algo fácil.

Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo é uma leitura extremamente prazerosa e tocante, coroada por uma escrita fantástica. É muito difícil não se envolver na vida desses dois garotos.

Descobrindo sobre si mesmo

É difícil definir um plot para esse livro,  Benjamin Alire Sáenz não construiu uma história com um único fio condutor; ou melhor, até o fez, mas esse fio são as descobertas que Aristóteles, nosso narrador, faz sobre si mesmo, sua família e sua vida ao longo desse verão e dos meses seguintes.

Falando assim, pode parecer algo chato, até mesmo pedante talvez, mas a verdade é que acompanhar essa trajetória, através da escrita de  Benjamin  se torna algo leve, com um frescor. É muito bom ler sobre dois adolescentes que amam suas famílias, apesar de elas não serem perfeitas, e que têm seus conflitos, mas amadurecem sem a necessidade de machucar outras pessoas.

Como falei, os pais dos protagonistas, são personagens importantes e presentes, algo nem sempre bem desenvolvido em livros jovem adulto.

Mas o grande destaque aqui é o relacionamento entre Ari e Dante. A amizade deles é algo natural e acompanhar o dia a dia deles é muito gostoso. Além disso, o autor constrói a evolução dessa amizade para algo além de uma forma muito sutil e perceber as nuances dessa mudança de sentimentos trás algo a mais para a leitura.

“Não ligava para o que queriam dizer. Não ligava era que a voz de Dante dava a sensação de ser real.E eu tinha a sensação de ser real. Antes de Dante, estar com alguém era a coisa mais difícil do mundo para mim. Mas, com ele, conversar e viver e sentir pareciam coisas perfeitamente naturais. No meu mundo não eram.”

Mas Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo é bom?

É um dos meus livros favoritos da vida, então é claro que o recomendo sem ressalvas. Deem uma chance assim como eu. Ao ver sobre esse livro pela primeira vez duvidei que fosse gostar, porém, depois de uma indicação, resolvi ler e duas releituras depois, sigo aqui panfletando.

Nota

Cinco selos cabulosos. A maior nota do site.
Cinco selos cabulosos. A maior nota do site.

Garanta a sua cópia de “Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo”!

Ficha Técnica

Título: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo
Autora: Benjamin Alire Sáenz
Editora: Seguinte
Tradução: Clemente Pereira
Ano: 2014
Páginas: 392
ISBN: 9788565765350
Sinopse: Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.

Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas – e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.