[Resenha] O Urso e o Rouxinol – Katherine Arden

Capa do livro. Um ambiente aberto, noturno e nevando, com o chão coberto de neve. Uma garota corre, ela usa um lenço branco, cabelo vermelho, um vestido verde que é composto por formas de folhas vazadas sendo possivel ver o ambiente. Em azul esverdeado, silhuetas de dois ursos, dois passaros e dois cavalos aparecem pela metade nas laterais da capa, no topo, no centro e na base, tais silhuetas também são vazadas com formas de folhas.
Capa do livro. Um ambiente aberto, noturno e nevando, com o chão coberto de neve. Uma garota corre, ela usa um lenço branco, cabelo vermelho, um vestido verde que é composto por formas de folhas vazadas sendo possivel ver o ambiente. Em azul esverdeado, silhuetas de dois ursos, dois passaros e dois cavalos aparecem pela metade nas laterais da capa, no topo, no centro e na base, tais silhuetas também são vazadas com formas de folhas.

Imagine um conto de fadas… Agora imagine esse mesmo conto de fadas sendo todinho baseado em uma mitologia milenar… Imaginou? Pronto, você acaba de imaginar a base do livro “O Urso e o Rouxinol”, da Katherine Arden.

“- o sono é primo da morte, vasya – ele murmurou sobre sua cabeça -, e os dois me pertencem”

O Urso e o Rouxinol

Tudo começa em uma pequena vila chamada Lesnaya Zemlya, localizada no principado de Rus’. Lá vive a família de Pyotr e Marina com seus quatro filhos e a ama de leite, a querida Dunya.

A vida dessa família é simples, mas repleta de amor e muito folclore eslavo, elemento este que se apresenta nos momentos em que Dunya conta às crianças histórias envolvendo personagens mitológicos e folclóricos tradicionais entre os eslavos. Tudo parece normal até que, em um determinado dia, Marina sente que está grávida e nos surpreende ao dizer que será uma menina, e que ela terá poderes mágicos e mediúnicos iguais aos que sua mãe tinha. Seu marido, Pyotr, é contra a gravidez, pois segundo ele a esposa não aguentaria mais um parto, mas a determinação de Marina é tanta que ela leva a gravidez adiante, mesmo sabendo que não sobreviverá ao parto.

Vasilisa nasce e, conforme fora previsto, Marina morre pouco depois do parto, deixando o marido, os quatro filhos e Dunya sozinhos para cuidar da recém-nascida.

Alguns anos depois, somos apresentados a uma Vasilisa já crescida, na faixa etária dos 5 anos, que age completamente fora do esperado para uma menina e, como imaginávamos, capaz de ver e sentir coisas que os outros não sentem… e é aí que a história começa a ficar repleta de elementos sensacionais do folclore eslavo.

A magia que a cidade esconde

Vasilisa, como a garota sapeca que é, se mete dentro da floresta um dia para poder comer alguns bolos de mel que pegou escondido enquanto Dunya cozinhava. Entretanto, nesse dia a garotinha vai muito longe na floresta e acaba parando em um ponto que não há caminhos de volta nem pessoas… apenas uma árvore, um homem caolho e um cavaleiro sob um cavalo branco e esbelto.

A menina tem, então, o primeiro contato com seres mágicos que apenas ela enxerga.

Conforme os anos vão passando, ela começa a ver os espíritos domésticos que vivem em sua casa, como o Domovoy, que vive no forno da cozinha, e o Vazila, que cuida dos rebanhos e cavalos, e os espíritos da floresta que vivem ali por perto, como a Rusalka que vive no lago perto de sua casa e se torna sua amiga. Tudo isso se torna rotina na vida da garotinha, sua vida parece perfeita. Ela acorda, come, ajuda Dunya nas tarefas, ou pelo menos finge ajudar, corre para a floresta para conversar com seus amigos que só ela vê… é uma vida incrível, mas que acaba ficando ameaçada com a chegada de dois moradores nada simpáticos.

Renda-se à Igreja Ortodoxa

Pyotr resolve se casar novamente, pois não consegue mais cuidar sozinho de seus filhos, principalmente de Vasilisa, ou Vasya, como ele mesmo a chama. Ele então viaja até a capital para encontrar uma nova esposa e volta com Anna, uma beata que consegue ver os mesmos seres que Vasya vê, mas que, diferente da menina, ela os teme e chama todos de “demônios”.

A moça logo de cara não simpatiza muito com Vasya e faz de sua vida um verdadeiro inferno, pois ela descobre que a menina também vê os “demônios” que até então ela acreditava ser a única que tinha a capacidade de ver, e entra em uma “batalha para salvar a alma de Vasya”, o que só se intensifica com a chegada do padre Konstantin Nikonovich na cidade.

O padre pintor é um personagem que se destaca pela beleza e habilidades para pintura incomuns em um padre, e justamente por essas características ele é enviado para o mais distante possível da capital, justamente para tomar o lugar do antigo padre falecido da vila de Lesnaya Zemlya. A vida da menina, que agora é chamada de bruxa e mal falada na cidade, acaba sendo afetada pelo fundamentalismo cristão que acaba avassalando a cidade devido às missas amedrontadoras pregadas pelo novo padre. Suas aventuras são cortadas pela raíz, seus dons são demonizados, e ela acaba sendo colocada em situações onde sua vida e sua honra ficam diretamente ameaçados.

O amor, o ódio e o começo de uma jornada

Vasya nos apresenta personagens únicos, como Morozco, o demônio do gelo do folclore eslavo, responsável pelo inverno e capaz de matar aqueles que invadirem o seu território, os Upyrs, vampiros que são uma espécie de zumbis sedentos pelo sangue e pela carne humana, os Vodianoys, as Rusalkas… Todos eles nos mostram um pouco de amor, ódio e o início de uma jornada intensa e difícil pela qual a garotinha percorrerá. Ao todo são três livros, sendo este, “O Urso e o Rouxinol”, o primeiro.

A leitura te garante muito suspense, drama, romance, mitologia e aventuras que com certeza te farão querer ler o livro cada vez mais rápido.

Biografia

Nascida em Austin, no Texas, KATHERINE ARDEN passou um ano do ensino médio em Rennes, França. Após ser aprovada para a Middlebury College em Vermont, ela adiou a inscrição por um ano para viver e estudar em Moscou. Na Middlebury, especializou-se em literatura francesa e russa. Depois de formada, mudou-se para Maui, Havaí, e atualmente vive em Vermont.

Nota

Cinco selos cabulosos. A maior nota do site.
Cinco selos cabulosos. A maior nota do site.

Garanta a sua cópia de “O Urso e o Rouxinol”!

Ficha Técnica

Nome: O Urso e o Rouxinol
Autor: Katherine Arden
Editora: Fábrica 231
Ano: 2017
Páginas: 320
ISBN-13: 9788595170230
ISBN-10: 8595170231
Sinopse: O urso e o rouxinol mistura aventura, fantasia e mitologia ao acompanhar a jornada da jovem Vasya, criada, junto aos irmãos, num vilarejo próximo de uma floresta, e que cresceu ouvindo de sua ama contos e lendas sobre criaturas que vivem nas matas e que precisam receber oferendas para manter o mal adormecido em seu interior. Mas a chegada de Anna, madrasta de Vasya vinda da capital, de hábitos católicos, e de um padre ortodoxo que resolve instituir as práticas cristãs no vilarejo, provoca uma mudança na rotina da menina e abre as portas para uma terrível catástrofe. Sensível e determinada, Vasya é a única que consegue enxergar e conversar com esses seres fantásticos e torna-se a última esperança para salvar o povoado onde nasceu da destruição.