[Resenha] Nona Casa – Leigh Bardugo

0
Capa do livro em tons cinzas. Fundo cinza escuro, no topo, o texto em cinza claro: Autora #1 do The New Yotk Times
Capa do livro em tons cinzas. Fundo cinza escuro, no topo, o texto em cinza claro: Autora #1 do The New Yotk Times "Impossivel de largar." - Stephen King. Ocupando toda a capa, o título e o nome da autora em letras grandes, e uma cobra indo em direção para baixo, enrolada entre as letras.

Alex Stern enxerga fantasmas desde que consegue se lembrar e na maior parte do tempo, eles são inofensivos. Mas nem sempre. Após um evento traumático aos 12 anos, a garota passou por muitas coisas ruins na vida, mas agora ela tem a chance de recomeçar. Ela recebeu uma proposta para estudar na Universidade de Yale, desde que sirva em uma das suas Casas.

As Casas de Yale são uma espécie de fraternidades/sociedades secretas em que seus membros utilizam diferentes tipos de magia para alcançar um fim. Se você quer escrever um livro de sucesso, existe um ritual para lhe dar inspiração. Se deseja um contrato, existem maneiras de tornar o acordo perfeito para você e assim por diante. Temos então oito casas, cada uma especializada em um tipo de Magia.

Mas Alex não vai para uma das oito casas, ela deve ir para a Lethe, a Casa responsável por fiscalizar e garantir que as outras não ultrapassem os limites em seus rituais.

Porém as coisas deram errado no último outono: Darlington, seu mentor e o garoto de ouro da Lethe desapareceu após um ritual e além de buscar entender o que aconteceu com ele, Alex se sente obrigada a investigar a morte de uma garota que aconteceu nas proximidades, pois sente que esse assassinato tem relação com as atividades ocultas da Universidade.

Nona Casa é uma história que une magia, sociedades secretas e dark academy ao mesmo tempo em que aborda feminicídio, uso de drogas e outros temas pesados com uma narrativa viciante e personagens pelos quais você vai se apaixonar.

“Vocês são como crianças brincando com fogo que ficam surpresas quando a casa queima”

A narração do livro intercala os pontos de vista de Darlington no passado com os de Alex, alguns meses depois do desaparecimento do rapaz. Durante o primeiro capítulo, fiquei um pouco perdida sobre o que estava acontecendo, mas não demora para nos situarmos na história e irmos aprendendo pouco a pouco sobre cada uma das Casas e o tipo de Magia com que elas trabalham.

Eu amei muita coisa nesse livro, mas a mitologia das Casas foi algo que me deu vontade de reler imediatamente, para aprender melhor sobre cada uma delas. Sinto que a autora criou um bom background para elas, especialmente para a Lethe, mas que nós ainda não conhecemos tudo e estou bem curiosa.

Agora se tem uma coisa que Leigh Bardugo sabe fazer é criar personagens. Darlington é o garoto nerd que ama magia desde criança e finalmente consegue acesso a ela. Ele é do tipo que tenta fazer tudo dentro das regras, então receber Alex como sua pupila acaba sendo uma provação para ele.

Enquanto isso, Alex quase nunca fez nada dentro das regras, mas receber a chance de recomeçar a faz ficar determinada a fazer tudo direito dessa vez. Porém ao se ver cuidando da Lethe praticamente sozinha após o desaparecimento de seu mentor, faz com que ela se volte para métodos mais questionáveis para resolver os problemas. Alex já se tornou uma das minhas protagonistas favoritas. Como eu amei essa garota!

Temos muitos coadjuvantes, mas quero destacar dois: a faz tudo da Lethe, Dawes que só quer terminar de escrever sua monografia em paz (perfeita) e o detetive Turner, o contato da Lethe dentro da polícia que não tem um pingo de paciência para esses garotos ricos fazendo magia.

Acima de tudo, um livro de investigação

Apesar de ser uma história com elementos de fantasia, Nona Casa é um livro de mistério. Como já dito antes, uma garota foi encontrada morta e Alex sente lá no fundo que isso tem a ver com alguma das Casas, ou talvez mais de uma, então a maior parte da trama se dedica a investigar esse crime. Além disso, temos alguns subplots que também envolvem outros mistérios e vão se entrelaçando.

Aviso de Conteúdo: esse é um livro adulto e trata de temas como assassinato, abuso sexual, tentativa de estupro (existe uma cena um pouco mais gráfica, mas não descreve em muitos detalhes), uso de drogas etc. Entretanto as cenas aqui são típicas de livros policiais ou dramas que falem sobre esses assuntos. Durante certo tempo, Nona Casa levou a fama de ser algo pesadíssimo e isso me afastou, mas ao dar uma chance para a leitura, vi que não é nada que já não tenha lido em outros livros.

Mas é bom?

Acho que deu para notar o quanto eu amei essa história e fiquei apaixonada por essa mitologia e seus personagens. Estou desesperada pela sequência, mas que infelizmente ainda não lançou. Só não dei nota máxima, porque o final foi um pouco exagerado demais. Nada ruim, só mais que o necessário.

Nota

Quatro selos cabulosos e meio. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.
Quatro selos cabulosos e meio. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.

Garanta a sua cópia de “Nona Casa”!

Ficha Técnica

Título: Nona Casa
Autora: Leigh Bardugo
Editora: Planeta
Tradução: Marina Della Valle
Ano: 2020
Páginas: 442
ISBN: 9788542219111
Sinopse: Criada nos arredores de Los Angeles por sua mãe hippie, Galaxy “Alex” Stern abandonou a escola cedo e se envolveu no perigoso submundo das drogas, entre namorados traficantes e empregos fracassados. Além de tudo isso, aos vinte anos, ela é a única sobrevivente de um massacre terrível, para o qual a polícia ainda não encontrou qualquer explicação. Alguns podem dizer que Alex jogou sua vida fora. No entanto, a garota acaba recebendo uma proposta inusitada: frequentar Yale, uma das universidades de maior prestígio do mundo… e com uma bolsa integral. Alex é a caloura mais improvável de uma instituição como essa. Por que logo ela?
Ainda em busca de respostas, Alex chega a New Haven encarregada por seus misteriosos benfeitores de monitorar as atividades das sociedades secretas de Yale. Suas oito tumbas sem janelas são os locais mais frequentados pelos ricos e poderosos, desde políticos de alto escalão até os maiores magnatas de Wall Street. Alex descobrirá que as suas atividades ocultas nesses lugares são mais sinistras e extraordinárias do que qualquer imaginação paranoica poderia imaginar. Eles mexem com magia negra. Eles ressuscitam os mortos. E, às vezes, eles atormentam os vivos.
“Nona Casa é o melhor romance de fantasia que li em anos, porque é sobre pessoas reais. O alcance imaginativo
de Bardugo é brilhante , e essa história, cheia de choques e reviravoltas, é impossível de largar.” – STEPHEN KING