[Resenha] O Último Desejo – Andrzej Sapkowski

Capa do livro. Geralt de Rívia, homem branco com cabelos brancos, está de perfil, utilizando uma armadura e capa no estilo de fantasia medieval, com a mão em uma espada em sua cintura, e outra pendurada nas costas, podendo perceber apenas o cabo desta. Em primeiro plano, o texto:
Capa do livro. Geralt de Rívia, homem branco com cabelos brancos, está de perfil, utilizando uma armadura e capa no estilo de fantasia medieval, com a mão em uma espada em sua cintura, e outra pendurada nas costas, podendo perceber apenas o cabo desta. Em primeiro plano, o texto: "Mais de 1 milhão e meio de exemplares vendidos". Logo abaixo, o título do livro, o nome do autor, e o texto: "A saga do bruxo Geralt de Rivia - Livro 1"

“Toss a coin to your witcher, oh valley of plenty…”. Com certeza essa é a primeira coisa que pensamos quando ouvimos o título “The Witcher“. A consagrada série da Netflix é, como poucos sabem, baseada em um livro do escritor Andrzej Sapkowski, cujo o primeiro volume da saga é “O Último Desejo“. O título foi lançado em 1993, na Polônia, e deu origem também ao famoso jogo de videogame de mesmo nome e também a uma adaptação para os cinemas poloneses.

Além disso, a história do livro é toda baseada em contos e personagens da mitologia eslava, e figuras como a Strzyga e a Kikimora são alguns desses personagens mitológicos que aparecem no decorrer da história.

– Um mal é um mal, stregobor – retrucou seriamente o bruxo, pondo-se de pé. – menor, maior, médio, tanto faz… as proporções convencionais e as fronteiras, imprecisas. não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha”

The Witcher – A Saga do Bruxo Geralt de Rívia

A história começa te colocando no meio de uma batalha entre a vida e morte, e então você se pergunta: mas já? Sim, é exatamente assim que Andrzej começa o livro, mas não pense que essa batalha inicial é inútil. Na verdade, ela é crucial para que você entenda a história.

A trajetória de Geralt se dá com capítulos que alternam entre passado e presente, sendo essas alternâncias sempre interligadas, nunca simplesmente jogadas ali. Você não vai ver um capítulo sobre o passado sem nenhuma ligação com o anterior que se passava no presente, pois um sempre virá para complementar o outro. Além disso, os personagens são extremamente carismáticos, inclusive o próprio Geralt é muito mais carismático e caloroso no livro do que na série, e essa diferença é muito gritante em algumas passagens, o que nos faz entender o porquê do bruxo ser o protagonista mesmo no meio de tantos outros personagens tão interessantes quanto ele.

Sua história de vida é contada, mas não por completo, visto que esse é o primeiro livro de uma saga de oito livros. Contudo, o pouco que nos é mostrado nos permite ter um pequeno panorama da grandiosidade do caráter do personagem, e se torna impossível não se apaixonar por ele.

A grandiosidade e profundidade dada aos personagens é uma característica muito forte do livro, pois mesmo que sejam dadas em pequenas doses, suas histórias são muito bem explicadas e descritas, e isso facilita muito a compreensão da história.

Os companheiro de Geralt em O Último Desejo

Yennefer, Jaskier, todos que viram a série devem lembrar desses nomes. Os tão famosos companheiros de Geralt aparecem nesse primeiro livro, e não apenas de forma coadjuvante. Na verdade eles desempenham papéis extremamente importantes e complementares na vida do bruxo, pois a trajetória dele só se torna o que é por causa deles.

Jaskier é o amigo bardo e galanteador de Geralt, que no livro é muito mais do que isso: ele é o braço direito do bruxo, presente nos momentos mais difíceis, o único, até que ele conheça Yennefer, que consegue despertar nele um sentimento mais humano. Sem Jaskier, a maioria das história de Geralt não teriam acontecido, ou pelo menos não da mesma maneira, e com certeza sem Jaskier ele não teria conhecido a feiticeira Yennefer. Sim, é por causa dele que o bruxo conhece a feiticeira.

Por falar dela, Yennefer é uma personagem que aparece com muito mais força perto do fim do livro, porém a parte em que ela aparece é crucial para que entendamos tudo o que veio antes. A história dos dois começa onde não deveria, do jeito que não deveria, e se torna o que ninguém jamais imaginaria. Além disso, a feiticeira acaba se mostrando ser mais parecida com Geralt do que imaginávamos, e, ao mesmo tempo, os dois possuem diferenças que gritam aos olhos quando lemos. É difícil explicar a grandiosidade desses personagens.

Em breve, vem a resenha do livro 2 – “A Espada do Destino”. Será que o segundo vai ser tão bom quanto o primeiro?

Biografia

Andrzej Sapkowski (em polonês: ˈandʐɛj sapˈkɔfskʲi) é um escritor polonês de fantasia nascido no dia 21 de junho de 1948 em Łódź, sendo mais conhecido pela sua série de contos e romances bem sucedidos intitulada Wiedźmin (em português: A Saga do Bruxo Geralt de Rívia).
Em 2012, o ministro da Cultura e do Patrimônio Nacional da Polônia Bogdan Zdrojewski concedeu-lhe a medalha de prata Gloria Artis.
Formando em economia, iniciou sua carreira literária no posto de tradutor, realizando para a revista mensal polonesa Fantastyka a tradução do conto The words of Guru, de Cyril Kornbluch, um renomado escritor americano de ficção científica. No entanto, a sua fama foi obtida com a série de contos e romances Wiedźmin, publicada originalmente em sete livros.
Sapkowski atualmente vive em Łódź, cidade da Polônia onde nasceu e da qual é cidadão honorário desde 9 de julho de 2008. Quando foi economista, trabalhou com o comércio exterior de peles, na empresa Skórimpex.
É casado e tem um filho.

Nota

Cinco selos cabulosos. A maior nota do site.
Cinco selos cabulosos. A maior nota do site.

Garanta a sua cópia de “O Último Desejo”!

Ficha Técnica

Nome: O Último Desejo – A saga do bruxo Geralt de Rívia – Livro 1
Autor: Andrzej Sapkowski
Editora: WMF Martins Fontes
Ano: 2011
Páginas: 322
ISBN-13: 9788578273743
ISBN-10: 8578273745
Sinopse: Geralt de Rívia é um bruxo. Um feiticeiro cheio de astúcia. Um matador impiedoso. Um assassino de sangue-frio treinado, desde a infância, para caçar e eliminar monstros. Seu único objetivo: destruir as criaturas do mal que assolam o mundo. Um mundo fantástico criado por Sapkowski com claras influências da mitologia eslava. Um mundo em que nem todos os que parecem monstros são maus nem todos os que parecem anjos são bons.