[Resenha] Gótico Mexicano – Silvia Moreno-Garcia

0
Capa do livro. Fundo verde florido, na frente, uma moça sem mostrar todo o rosto, usa um vestido vermelho e segura algumas flores amarelas. Em primeiro plano, o título do livro, abaixo o nome da autora.
Capa do livro. Fundo verde florido, na frente, uma moça sem mostrar todo o rosto, usa um vestido vermelho e segura algumas flores amarelas. Em primeiro plano, o título do livro, abaixo o nome da autora.

Gótico Mexicano, escrito por Silvia Moreno-Garcia, é uma história de horror e suspense que se passa no México na década de 1950. A protagonista do livro é Noemí Taboada, uma jovem inteligente e sofisticada.

A prima de Noemí, Catalina, casou-se recentemente com um inglês chamado Virgil Doyle. O casal foi morar na mansão da família Doyle, a qual se situa nos arredores da pequena cidade de El Triunfo, mais precisamente numa montanha de acesso precário. Noemí resolve visitar a prima após receber uma carta com frases desconexas, insinuações de que algo bizarro está acontecendo na casa e um pedido de ajuda. Sua preocupação é que Catalina esteja precisando de um psiquiatra, mas que o marido dela não esteja lhe proporcionando o tratamento adequado.

O pai de noemí disse que ela se importava demais com a aparência e com festas para levar os estudos à sério, como se uma mulher não pudesse fazer duas coisas ao mesmo tempo.

Uma protagonista imperfeita e maravilhosa

Eu amei a protagonista de Gótico Mexicano. Noemí Taboada é inteligente, corajosa e não baixa a cabeça diante dos absurdos racistas que escuta dos Doyles. Ela é linda e não se importa de usar seu charme para conseguir o que quer. Apesar de se mostrar incerta nos rumos que quer dar a sua vida, como qual carreira seguir, ela é extremamente firme na decisão de cuidar de sua família, custe o que custar.

Nas montanhas da loucura

O livro começa com Noemí numa festa e somos apresentados a uma protagonista que gosta de estar rodeada de pessoas e admiradores. Ao se dirigir para High Place, primeiro na viagem de trem e depois na subida da montanha, acompanhamos o isolamento progressivo de Noemí, algo que vai totalmente de encontro a sua personalidade.

Eu gostei muito de como a autora usou o contraste entre a personalidade de Noemí e o ambiente da mansão, assim como seus moradores. Noemí adora música e festas, mas High Place é um local onde o silêncio deve ser mantido. Não há música nem divertimento, inclusive é proibido conversar durante as raras refeições que são feitas em conjunto.

A autora cria uma atmosfera cada vez mais sufocante para a protagonista. A casa é enorme, mas é escura e com vários ambientes fora de uso, passando uma sensação de apodrecimento lento. Percebe-se que um dia tudo foi muito glamoroso, mas agora está tudo velho e desgastado, como os objetos de prata fabricados com o material da mina que um dia trouxe fortuna para a família Doyle.

Uma experiência de leitura incrível

Eu gostei de tudo neste livro. Os personagens são bem construídos, assim como a relação entre eles. Destaco principalmente o desenvolvimento de Francis e sua relação com Noemí. A autora incorporou muito bem os cenários dentro da narrativa, desde a sensação de isolamento da mansão cercada por névoa até o medo que a protagonista sente no cemitério bizarro que fica próximo da casa.

A trama é bastante envolvente e quando os mistérios que envolvem High Place e a família Doyle se revelaram, eu fiquei de queixo caído. Além disso, a autora ainda trabalha temas importantes como racismo e relacionamentos abusivos. Enfim, Gótico Mexicano é um livro maravilhoso que recomendo para todos os fãs de suspense e horror.

Nota

Cinco selos cabulosos. A maior nota do site.
Cinco selos cabulosos. A maior nota do site.

Garanta a sua cópia de “Gótico Mexicano”!

Ficha Técnica

Título: Gótico Mexicano
Autora: Silvia Moreno-Garcia
Tradutoras: Marcia Heloisa e Nilsen Silva
Editora: Darkside Books
Ano: 2021
Páginas: 288
ISBN: 978-6555980837
Sinopse: Noemí Taboada é uma jovem independente e chique que mora na fervilhante Cidade do México. Entre as manhãs de estudo na faculdade e as noites glamourosas de festas e bailes, ela gosta de passear em seu carro conversível, ouvir música e sonhar com um futuro onde as mulheres possam fazer suas próprias escolhas ― e viver grandes aventuras. A rotina de Noemí muda drasticamente quando seu pai recebe uma carta de sua prima Catalina, recém-casada com um inglês.
A carta é, na verdade, um pedido desesperado de socorro, pois Catalina acredita que corre perigo em High Place, a mansão isolada onde vive confinada com o marido e a família dele. Convocada a investigar o mistério na cidadezinha de El Triunfo, Noemí parte com seu batom vermelho, seus melhores looks e uma dose extra de coragem. Mas nem mesmo nossa intrépida heroína estava preparada para os horrores que a esperavam em uma mansão assombrada por um mal abominável.