[Resenha] Enraizados – Naomi Novik

Capa do livro, ilustração em tom azul-esverdeado e as sombras em tom roxo. Uma pespectiva do alto mostra algumas casas em um campo, a do meio está coberta pela sombra de uma torre que fica no alto de uma pequena colina ao fundo. No topo o nome da autora, e na base o título do livro.
Capa do livro, ilustração em tom azul-esverdeado e as sombras em tom roxo. Uma pespectiva do alto mostra algumas casas em um campo, a do meio está coberta pela sombra de uma torre que fica no alto de uma pequena colina ao fundo. No topo o nome da autora, e na base o título do livro.

Começar a resenhar “Enraizados” é particularmente difícil, e não por ser ruim, não mesmo, e sim por ser um livro tão rico em detalhes que a gente não sabe por onde começar.

Mentira, eu sei por onde você deve começar: comece ouvindo essa playlist maravilhosa que eu fiz para acompanhar a leitura do livro!

“Nosso Dragão não come as meninas que captura, não importam as histórias que contem fora do vale. Nós às vezes as ouvimos por conta dos viajantes que passam por aqui. Eles falam como se estivéssemos sacrificando um ser humano e ele fosse um dragão de verdade. Claro que não é assim: ele pode ser um mago imortal, mas continua sendo um homem, e nossos pais se uniriam e o matariam se a cada dez anos ele quisesse usar uma de nós como comida. Ele nos protege contra a Floresta, e somos gratos mas não tanto assim.”

Enraizados

Em uma vila chamada Dvernik, vive um povoado que tem que conviver diariamente com dois medos, a princípio, distintos: o medo de suas filhas serem capturadas pelo poderoso mago Dragão, e o medo de seus entes queridos e vizinhos serem capturados para sempre pela tão temida floresta.

“Enraizados” conta a história de Agniezka, uma menina travessa que vive em Dvernik, uma pacata vila que fica nas proximidades da tão temida Floresta, e quase em frente à torre onde o Dragão mora.

Agniezka cresce à sombra de sua amiga e praticamente irmã Kasia, que desde criança foi preparada para ser a próxima que o Dragão escolheria para passar 10 anos com ele em sua torre. Ninguém sabe por qual motivo o Dragão captura meninas a cada 10 anos, mas ninguém tem coragem de questioná-lo, apenas aceitam o fato e todos os aldeões preparam suas filhas para isso. Todos, menos os pais de Agniezka, que preferem deixar a filha ser quem ela é.

Kasia se torna uma das moças mais belas e cobiçadas da vila, com talentos incríveis e uma beleza estonteante, ao passo de que Agniezka cresce com toda a liberdade de ser quem ela é: uma menina travessa e aventureira.

Ambas, apesar de todas as diferenças, controem uma amizade inabalável, mas ambas sabem que ao completarem 17 anos, o Dragão virá na vila escolher sua próxima capturada, e ambas sabem que a escolhida será Kasia. A vila inteira sabe disso.

Mas como em qualquer história baseada na mitologia eslava, nada é tão óbvio quanto parece. O futuro delas e do Dragão acaba se cruzando para sempre, envolto em muita magia, amor e em uma intensa luta contra a Floresta e a corrupção que ela espalha das formas mais perversas possíveis, que vai desde capturar pessoas e trancá-las dentro de uma árvore para toda a eternidade, corrompendo pessoas e soltando-as para que corrompam toda a sua vila, até enviando animais corrompidos, como enormes lobos brancos, para que destruam tudo e todos que virem pela frente. A partir de então, eles enfrentarão desafios que terão um impacto inalterável em suas vidas e personalidades.

A Mitologia Eslava em “Enraizados”

No livro, Naomi Novik nos apresenta alguns elementos da mitologia eslava, como Baba Jaga, que aqui é apresentada como uma poderosa bruxa da floresta.
Na história, Baba Jaga é uma antiga e desconhecida bruxa que escrevera um livro de feitiços indecifrável e desprezado por todos os magos do reino. Ninguém nunca fora capaz de reproduzir um feitiço escrito por ela, e por isso o livro é considerado inútil, e apenas uma pessoa em todo o livro consegue de fato reproduzir o que Baba Jaga escrevera.

Outro personagem é a própria Agnieszka, que a própria autora já disse que foi inspirada na heroína Agnieszka Skrawek Nieba, personagem do folclore polonês, e que, segundo a autora, era uma de suas histórias preferidas quando era criança.

Com a palavra, a resenhista

“Enraizados” é um convite para conhecer toda a beleza e dualidade da mitologia eslava da forma mais encantadora e bem escrita possível. A escritora consegue, ao mesmo tempo em que escreve uma história impecável, apresentar pequenos detalhes da mitologia eslava de maneira inebriante, te obrigando a devorar cada página sem ver o tempo passar.

É impossível ler esse livro e não querer conhecer um pouco mais a fonte de onde ele bebeu: a mitologia eslava.

Biografia:

NAOMI NOVIK nasceu em Nova York em 1973, parte da primeira geração americana de sua família, e ela foi criada com contos de fadas poloneses, Baba Yaga e Tolkien. Seu primeiro livro, O dragão de Sua Majestade, da série Temeraire, foi publicado em 2006 e traduzido para vinte e três idiomas, além de os direitos de filmagem terem sido comprados por Peter Jackson, o diretor vencedor do Oscar pela trilogia O senhor dos anéis. Ganhou o Prêmio John W. Campbell de Melhor Autora Revelação, o Prêmio Compton Crook de Melhor Primeiro Livro, e o Prêmio Locus por Melhor Primeiro Livro. É uma das fundadoras e membro do conselho da Organization for Transformative Works, uma organização sem fins lucrativos destinada a proteger os direitos de uso justo dos criadores de fanfics. Também é escritora de fanfic e criadora de fanvídeos, além de ser uma das mentoras do arquivo open-source Archive of Our Own. Novik mora na cidade de Nova York com o marido, Charles Ardai, escritor de mistério ganhador do Prêmio Edgar, a filha recém-nascida, Evidence, e quatro cinco computadores que acabaram de ser espanados.

Nota

Cinco selos cabulosos. A maior nota do site.
Cinco selos cabulosos. A maior nota do site.

Garanta a sua cópia de “Enraizados”!

Ficha Técnica

Nome: Enraizados
Autor: Naomi Novik
Edição: 
Editora: Rocco
Ano: 2017
Páginas: 384
ISBN-13: 9788568263518
ISBN-10: 8568263518
Sinopse:

Autora da aclamada série Temeraire, bestseller do The New York Times, Naomi Novik introduz um mundo novo e ousado, com raízes fincadas no folclore eslavo, em Enraizados, indicado ao Hugo e vencedor do Nebula, entre outros prêmios literários. Na trama, Agnieszka e Kasia são melhores amigas e levam uma vida tranquila no vale. Mas essa tranquilidade cobra seu preço. Afinal, às margens do vilarejo onde moram fica a temida Floresta corrompida, cheia de um poder maligno desconhecido, e para impedir que ele avance para além das fronteiras da Floresta, o povo do vale conta somente com a proteção de um mago frio e ambicioso, que a cada dez anos exige que uma jovem do vilarejo seja entregue para servi-lo. Enquanto a próxima escolha se aproxima, Agnieska teme por sua bela, graciosa e corajosa amiga. Mas pode ser que ela esteja errada. Porque, quando o Dragão chegar, não é Kasia que ele vai escolher.