[Resenha] Depois – Stephen King

0
Capa do livro. Ilustração com um fundo vermelho, uma mulher com uma arma no coldre, de salto, e sentada no capô de um carro bege. Mais ao fundo, um jovem rapaz com uma mochila. No topo, o título do livro em amarelo, logo abaixo, o nome do autor. Mais embaixo o texto
Capa do livro. Ilustração com um fundo vermelho, uma mulher com uma arma no coldre, de salto, e sentada no capô de um carro bege. Mais ao fundo, um jovem rapaz com uma mochila. No topo, o título do livro em amarelo, logo abaixo, o nome do autor. Mais embaixo o texto "Apenas os mortos não tem segredos"

Depois é o primeiro livro de Stephen King lançado em 2021 (sim, teremos mais um livro em agosto deste ano) e é seu terceiro trabalho para o selo Hard Case Crime, especializado em romances policiais. O primeiro livro do autor a sair por este selo, The colorado kid, ainda é inédito no Brasil e serviu de inspiração para a série Haven. O segundo, Joyland, foi lançado por aqui em 2015.

O protagonista de Depois é Jamie Conklin, um rapaz de 22 anos. No livro, ele narra acontecimentos de sua infância e adolescência relacionados a sua capacidade de ver e conversar com pessoas recém falecidas. Esta habilidade foi explorada por algumas pessoas quando ele era mais novo, o que trouxe consequências perturbadoras.

Apenas os mortos não têm segredos

O livro começa com o pequeno Jamie conversando com a vizinha que acabou de falecer. Ela está ao lado do marido ainda em choque com sua morte. Nesse momento, aprendemos algumas regras sobre a habilidade de Jamie, o que será bastante relevante para o desenvolvimento da história. Esse trecho do livro foi publicado na Entertainment Weekly e sua tradução pode ser conferida aqui.

Jamie é filho de Tia Conklin, dona de uma editora cujo principal cliente é um romancista recluso e criador de uma série de sucesso. O lançamento do último livro desta série será o ponto de partida para os acontecimentos que, mesmo tanto tempo depois, ainda assombram a vida de Jamie.

A namorada de Tia é a detetive Liz Dutton, que a princípio duvida do dom de Jamie. Um dia, Liz pede para o garoto conversar com um recém falecido na tentativa de conseguir informações que podem evitar uma tragédia. E ele pagará um alto preço por isso.

“Deve ser tão estranho isso que você faz. Tão bizarro. Não te deixa morrendo de medo?”

Pensei em perguntar se ela sentia medo de olhar para a noite e ver as estrelas e saber que elas continuam para toda a eternidade, mas nem me dei a esse trabalho. Só falei que não. A gente se acostuma com as coisas extraordinárias. Aceita como normais. Podemos até tentar não nos acostumar, mas é o que acontece. Tem coisa extraordinária demais no mundo, só isso. Em toda parte.

Esta é uma história de terror

Depois é o tipo de livro que a gente não consegue largar. A narrativa é enxuta, contém uma boa dose de suspense e segue num bom ritmo até o final. Para aqueles que têm medo de assombração, saibam que Jamie vê os mortos da maneira como eles morreram e isso gera cenas bastante perturbadoras, pois os mortos relevantes para a história sofreram mortes violentas.

Como o livro é curto e narrado apenas por um personagem, não houve um grande aprofundamento da história. Eu gostaria de ter tido mais explicações sobre alguns eventos assim como ter conhecido mais detalhes da vida dos personagens. Em todo caso, foi uma leitura bastante empolgante.

Nota

Quatro selos cabulosos e meio. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.
Quatro selos cabulosos e meio. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.

Garanta a sua cópia de “Depois”!

Ficha Técnica

Ficha Técnica
Título: Depois
Autor: Stephen King
Tradutora: Regiane Winarski
Editora: Suma
Ano: 2021
Páginas: 192
ISBN: 978-8556511126
Sinopse: James Conklin não é uma criança comum: ele vê gente morta. Com que frequência? Jamie não sabe bem; afinal, os mortos em geral se parecem muito com os vivos. Exceto pelo fato de que eles ficam para sempre nas roupas em que morreram, e são incapazes de mentir.
Sua mãe implora para que ele mantenha essa habilidade em segredo, o que não é problema na maior parte do tempo. Pelo menos até Liz Dutton, a companheira de sua mãe e detetive do Departamento de Polícia de Nova York, aparecer na saída da escola e anunciar que precisa de ajuda.
É assim que Jamie embarca em uma corrida para desvendar o último segredo de um falecido terrorista, e começa a jornada mais assustadora de sua vida.