Pindorama T02E04: Os filhos dos homens, de Michel Peres

0
Fundo rosa. À esquerda, de cima para baixo, logos do Pindorama e do Leitor Cabuloso e indicação de temporada 02, episódio 04. À esquerda, em letras grandes, lê-se, os filhos dos homens, Michel Peres.
Fundo rosa. À esquerda, de cima para baixo, logos do Pindorama e do Leitor Cabuloso e indicação de temporada 02, episódio 04. À esquerda, em letras grandes, lê-se, os filhos dos homens, Michel Peres.

O Pindorama é um podcast quinzenal sobre contos de ficção científica nacional. Este episódio comenta o conto “Os filhos dos homens“, de Michel Peres, publicado na Nove Amanhãs 01, em 2020.

Participam: Rodrigo Hipólito, Dennis Almeida e Lu Bento.

Sinopse do conto: Ben é um gimo. Criado em laboratório, Ben faz o seu trabalho com muito mais gosto que a maioria dos gimos produzidos para a exploração das novas colônias de Marte. Ben não apenas pensa, como tenta compreender a lógica daquele mundo cheio de limitações. Fora dos domos e dos veículos, Ben pode respirar e é livre. Dentro dos domos, Ben precisa usar máscara e é hostilizado pelos habitantes do complexo. Talvez, essa vida de escravidão programada esteja prestes a acabar.

O episódio comenta as principais características desse conto, como: pós-humanismo, preconceito linguístico, relações de exploração humanas e interespécies e experimentação narrativa.

Obras e links mencionados

– [ site ] Alliah;

– [ livro ] Os negros anos-luz, de Brian Aldiss;

– [ livro ] Laranja mecânica, Anthony Burgess;

– [ podcast ] Incêndio na escrivaninha;

– [ livros ]  Despertar, Octavia Butler;

Apoie o Leitor Cabuloso!

Contribua com Catarse do Leitor Cabuloso para que mais iniciativas fabulosas possam existir! 

 
Participantes do episódio

Próximo episódio

Conto A arca, de Augosto Fraco, também publicado na revista Nove Amanhãs 1, em 2020.

***

Goles de Solidão e Poesia

Estamos ajudando um autor nacional que está passando por um momento difícil a divulgar o seu livro. O spot que vocês ouviram no início do programa foi feito de maneira gratuita, por isso não sinalizamos como Publi.

Bio: Nascido em Akizhar na Turquia no mítico ano de 1968, imigrou para o Brasil aos seis anos de idade, estabelecendo-se primeiramente em São Paulo. Aos treze anos mudou para o Rio de Janeiro onde foi estudar em um seminário, como a carreira eclesiástica não era bem seu forte mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro onde morou até terminar a graduação em Comunicação Social com ênfase em jornalismo e em filosofia. Foi assessor de imprensa de bandas de rock dos anos 1980 e na década de 1990 mudou-se para Paris onde ingressou na prestigiada Paris III da Sourbonnè e fez seu mestrado e doutorado em filosofia das religiões. De volta ao Brasil, outra vez em São Paulo, foi empresário, dono de casa noturna, trabalhou com importação e exportação o que o levou a morar na China e conhecer dezenas de países. Voltou ao jornalismo, agora atuando como independente. É pai de uma linda garota chamada Lívia.

Alek Honse é um pseudônimo.

Kindle | Versão impressa | Redes sociais do Alek: Facebook | Instagram | Twitter;

Email: alekhonseescritor@gmail.com