[Resenha] Espere até me ver de coroa – Leah Johnson

0
Capa do livro. Um fundo em degradê roxo. Uma moça negra de blusa escura e sorridente. O título, em branco ao redor do rosto dela cobre toda a capa. E um desenho de uma coroa amarela, simulando estética de giz, sobre a cabeça dela.

Liz Lighty tinha um plano: cursar faculdade na Pennington College, onde sua mãe também tinha estudado. Ela iria conseguir a bolsa, participar da orquestra e se tornar médica. Mas quando ela recebe a notícia que não conseguiu a bolsa que precisava, vai precisar de um plano B. Espere até me ver de coroa é um livro sobre uma competição, porém que vai muito além disso.

A formatura

Na cidade de Liz, a formatura é um evento importantíssimo. E a competição para definir quem serão o Rei e a Rainha do baile é muito acirrada, são muitas semanas de provas e campanha e os competidores viram celebridades na escola e fora dela. Afinal, todos acompanham cada passo dos candidatos à realeza através da rede social de fofocas do colégio.

Liz sempre prezou por ser o mais discreta possível, pois ela já se destacava por ser uma das únicas pessoas negras numa escola com maioria branca, portanto ela tentava não chamar mais atenção do que o necessário. Ou seja, ela só queria tirar boas notas, tocar na banda e se formar logo para sair da cidade.

Porém quando ela é aceita na universidade de seus sonhos, mas sem a bolsa, ela vai precisar encarar a grande disputa para Rei e Rainha do baile, pois o prêmio é uma bolsa de estudos de 10 mil dólares que fará toda a diferença pra ela. Para isso, ela terá que abandonar sua imagem discreta e se jogar numa campanha intensa e cheia de reviravoltas.

aprendi de todos os jeitos de manter minha cabeça abaixada, de me esconder, de me fazer invisível. Porém, nunca aprendi a dizer “já chega”. Até agora.

A competição

Cada pessoa que quer participar da eleição de Rei e Rainha do baile deve estar presente em diversos eventos promovidos pela escola. E cada evento vale pontos que contam para a classificação final. Além disso, deve rolar uma campanha, pois a última etapa da competição é a votação pelos estudantes. Assim, cada candidato forma o seu “comitê de campanha” e Liz chama suas melhores amigas para essa função.

Todo o processo de participar dessa competição se torna muito desafiador para Liz e a gente acompanha ela crescendo a cada desafio. Além disso, as relações com suas melhores amigas, com a família e com um amigo de infância fazem a história ainda mais interessante. E ver Liz se conhecendo melhor e aprendendo sobre suas próprias habilidades é bem bacana.

Porém, a maior surpresa nisso tudo é Mack, a garota nova que entra na escola já participando da competição. E que chama a atenção de Liz logo no primeiro momento. Acompanhar a relação delas se desenvolvendo é uma delícia e é o que faz esse livro ser uma fofura! Melhor casal!

A coroa

Eu nasci realeza. Tudo o que eu precisava fazer era escolher minha coroa

Bailes de formatura, romances, competições de popularidade… Enfim, aqueles clichês de comédias românticas que todo mundo adora, certo? E em Espere até me ver de coroa tudo isso aparece de uma maneira incrível, com uma escrita envolvente e deliciosa.

Esse é aquele livro que deixa uma sensação boa após a leitura, ficamos com o coração quentinho. Mas além disso, a autora coloca questões importantes e que eu nunca havia visto em um livro. O irmão e a mãe de Liz têm anemia falciforme e isso se desenvolve de uma maneira muito interessante ao longo do livro. Gostei de entender melhor a vida das pessoas que precisam lidar com essa doença tão pouco conhecida.

Espere até me ver de coroa

Por fim, indico esse livro a todo mundo. É uma leitura incrível, com personagens marcantes que ficam no nosso coração. Mas essa dica vai especialmente para quem procura um livro para preencher a categoria de março do Desafio Leia Mulheres 2021, livro com temática LGBTQIA+. Pois essa resenha faz parte da série do Leitor Cabuloso para indicar livros para todos os desafios ao longo do mês de março, para conferir as que já saíram só dar uma olhada na aba Resenhas aqui do site.

Nota

Cinco selos cabulosos. A maior nota do site.
Cinco selos cabulosos. A maior nota do site.

 Garanta a sua cópia de “Espere até me ver de coroa”!

Ficha Técnica

Título: Espere até me ver de coroa
Autor: Leah Johnson
Tradutora: Solaine Chioro
Editora: Alt
Páginas: 336
Ano: 2020
ISBN-13: 9786588131114
ISBN-10:
6588131119
Sinopse: Liz Lighty sempre achou que fosse negra, pobre e estranha demais para brilhar em sua pequena cidade rica e obcecada por festas de formatura. Mas tudo bem, porque ela tem um plano: estudar na renomada Pennington College, onde fará parte de sua conhecida orquestra e, eventualmente, se tornará médica.

No entanto, quando Liz descobre que não pode mais contar com a ajuda financeira que esperava, seus planos vão por água abaixo – até ela ser lembrada da bolsa de estudos que sua escola oferece para o rei e a rainha da festa de formatura.

Não há nada que Liz odeie mais do que ser o centro das atenções. Ela não quer ter sua vida exposta nas redes sociais, lidar com concorrentes do nível Meninas Malvadas e ser obrigada a participar de uma série de eventos humilhantes. Mas ela está disposta a fazer o que for preciso para estudar em Pennington.

A única coisa que torna tudo levemente suportável é a nova garota da escola, Mack. Ela é inteligente, engraçada, e tão estranha quanto Liz. Mas Mack também está na disputa pelo título de rainha.
Será que se apaixonar pela concorrência impedirá Liz de conseguir a coroa… ou a colocará direto em sua cabeça?