Você ouve música enquanto lê? Bom, ler livros ouvindo música de forma alguma é uma prática recente, o que mudaram foram as formas de se fazer isso. A mais recente é a criação de Playlists Literárias: Quais são? Quem faz? Onde estão? Todas essas respostas você encontrará a seguir!
Os aplicativos de música facilitaram o compartilhamento de playlists autorais e a ideia de livro com playlist (que já existia antes) se tornou algo muito mais acessível. Atualmente há diversas obras que possuem listas de músicas oficiais, seja criadas pelos próprios autores, ou pelas editoras.
A ideia por trás dessa relação varia: podem ser canções que são citadas nos romances, músicas que os próprios autores usaram para se inspirar, ou simplesmente que resgatam o mesmo clima que o livro passa em suas páginas. Sobre os critérios para a seleção, a escritora Aline Valek publicou no blog da Editora Rocco um texto contando mais sobre a playlist de As águas-vivas não sabem de si.
Diversos livros nacionais possuem playlists próprias, geralmente criadas pelo aplicativo Spotify, e são divulgadas como algo que estenda a experiência de leitura. Listamos aqui algumas:
- Ninguém Nasce Herói e Exorcismos, Amores e Uma Dose de Blues de Eric Novello.
- Apagão – Fruto Proibido e Arquivos Secretos da Segunda Guerra Mundial de Raphael Fernandes.
- A Saga Viking de Eduardo Kasse
- Inverso e Reverso de Karen Alvares.
- Um Acontecimento Inesperado de João Pedro Mask.
- Lágrimas de Carne de Fernanda Castro.
- Página de playlists criadas pela editora Rocco para alguns de seus livros.
E por falar em música, Dana Guedes, a ilustre entrevistada do episódio 4 do podcast LeiaNovosBR, é uma autora que também faz playlists para suas obras: a exemplo das criadas para o conto Ninho do Medo e para o livro publicado em parceria com Karen Alvares: Vigília Noturna. Para sabermos mais sobre a prática de criar playlists para suas obras e como isso pode acrescentar à experiência de ler, convidamos a própria Dana para dar sua opinião:
“Eu acho que uma playlist agrega muito na leitura de uma história, porque ajuda a deixar a ambientação mais vívida e cria uma experiência muito mais imersiva, especialmente quando a gente precisa desligar do mundo real ao redor. Nosso corpo já responde fisicamente às batidas e vibrações da música, se juntar isso com as imagens mentais criadas durante a leitura, acho que é a combinação perfeita!”
Finalmente nossa missão de apresentar as playlists literárias de livros nacionais está cumprida! E caso ouvir música enquanto lê não seja algo aprazível para você, seja por motivos de desconcentração ou qualquer outro, saiba que você pode ouvir essas seleções de músicas antes ou depois da leitura, seja para entrar no clima ou até mesmo para lembrar de um livro/conto que você tenha gostado. O importante é se divertir.
Créditos
Nem só de duendes e sacis é feita a equipe da LeiaNovosBr!
Esse capítulo da nossa livraria só foi possível pela ajuda dos nossos colaboradores incríveis.
Texto: Caio Amaro
Arte da Vitrine: Daielyn Cris Bertelli
E pela ajuda das pessoas que nos apoiam:
Rodrigo Leite
Airechu
Melisa de Sá
Cláudia Rodrigues
Priscila Rubia
Nilda
Lucas Domingos
Carolina Mendes
Abner De Souza
Marina Jardim
Janaína Vieira
David Figueiredo
Thiago Augusto
Carol Vidal
Dayse Cristhina
Caetano Jacques
Leandro Gomes
Francisco Faria
Thiago Ruediger
Marina Kondratovich
Allan Felipe
Lu Bento
Clecius Duran
Laine Lilica
Lara Prado
Alessandra Rocha
Ricardo Brunoro
Contribua para o LeiaNovosBR
O LeiaNovosBR é um podcast quinzenal no qual dois funcionários de uma livraria mágica bagunçada entrevistam autores nacionais e ele faz parte do site Leitor Cabuloso. Contribua para o projeto, conheça as recompensas em catarse.me/leitor_cabuloso ou no Picpay em https://picpay.me/leitorcabuloso.