Dentre as barreiras para a difusão literária no país, sempre estão em pauta os questionamentos sobre preço alto, a acessibilidade e dificuldade do público chegar ao escritor. E se valor não fosse mais um impedimento? E se milhões de histórias estivessem disponíveis em diversos idiomas em um só lugar? E se o leitor pudesse, inclusive, fazer parte do processo de criação do escritor? Bom, temos todas essas possibilidades na plataforma de auto-publicação chamada Wattpad!
O site surgiu em 2006 e foi ganhando popularidade desde então. Um dos primeiros autores brasileiros que se destacaram na plataforma é Bruna Britto, ela publicou sua história na língua inglesa: Lost Boys, e o livro virou um sucesso, chegando à 34 milhões de leituras na plataforma. Posteriormente editoras norte-americanas e brasileiras compraram os direitos para publicar seu romance.
No entanto, o público brasileiro cresceu muito na plataforma, incentivando escritores nacionais a publicar histórias no nosso idioma, chegando também a marcas de milhões de leituras. Há de tudo por lá: poesias, romances autorais, fanfics (de FanFictions, histórias criadas por fãs de determinada obra) e também um aspecto fundamental para o sucesso da plataforma: discussão e comunidade.
Na entrevista do episódio 05 do LeiaNovosBR tivemos o prazer de conversar com Giulia Santana que publicou na plataforma seu livro As Crônicas de Kat. Ela nos contou que esse aspecto social do Wattpad, com feedback frequente, chegou a definir os rumos da história que ela estava contando:
“Um dos primeiros feedbacks que eu recebi sobre As Crônicas de Kat falava justamente sobre o relacionamento das duas primeiras personagens a aparecer na história. Pelo resto do período que passei trabalhando na história, aquela primeira resposta ficou na minha cabeça e com certeza afetou a forma como eu lidei com cada novo capítulo criado. Eu sinto que para histórias do Wattpad, ter a história em andamento e ir escrevendo e publicando ao mesmo tempo, é melhor que tê-la concluída, já que essa colaboração dos leitores pode te fazer perceber coisas sobre a sua história que você nunca perceberia sozinho. É meio como uma série de TV, o feedback sempre te ajuda.”
E caso você queira conhecer outros autores nacionais na plataforma e descobrir quais histórias encaixam mais no seu gosto, visite as páginas de Wlange Keindé, Júlia Braga, Gabriel Jakutis, Márcia Carolina e Iris G. laet.
Como sempre dizemos, há escritores brasileiros criando histórias incríveis e para todos os gostos em todos os lugares, resta ao leitor encontrar o melhor lugar para sua experiência. E lembre-se, conhecer mais autores incríveis é muito simples, basta acompanhar o LeiaNovosBR e o Leitor Cabuloso!
Créditos
Nem só de duendes e sacis é feita a equipe da LeiaNovosBr!
Esse capítulo da nossa livraria só foi possível pela ajuda dos nossos colaboradores incríveis.
Texto: Caio Amaro
Arte da Vitrine: Daielyn Cris Bertelli
E pela ajuda das pessoas que nos apoiam:
Rodrigo Leite
Airechu
Melisa de Sá
Cláudia Rodrigues
Priscila Rubia
Nilda
Lucas Domingos
Carolina Mendes
Abner De Souza
Marina Jardim
Thiago Augusto
Carol Vidal
Dayse Cristhina
Leandro Gomes
Francisco Faria
Thiago Ruediger
Marina Kondratovich
Allan Felipe
Lu Bento
Clecius Duran
Laine Lilica
Lara Prado
Alessandra Rocha
Igor Bajo
Ricardo Brunoro
Amauri Silva
Contribua para o LeiaNovosBR
O LeiaNovosBR é um podcast quinzenal no qual dois funcionários de uma livraria mágica bagunçada entrevistam autores nacionais e ele faz parte do site Leitor Cabuloso. Contribua para o projeto, conheça as recompensas em catarse.me/leitor_cabuloso ou no Picpay em https://picpay.me/leitorcabuloso.